A Pont des Arts perdeu seus cadeados. Por que isso aconteceu?
Até o ano passado a Pont des Arts era conhecida como a “ponte dos cadeados”. Suas laterais estavam apinhadas desses objetos que, segundo a tradição recente, simbolizam o amor eterno dos casais que os prendem na ponte.
Por motivos de segurança (tanto da ponte quanto dos barcos que passam por baixo dela) os cadeados foram retirados e ela voltou a ser (quase) igual ao que era.
Fomos até lá essa semana para saber dos turistas (e dos parisienses) o que eles acharam da mudança. Eles ficaram decepcionados? Achavam a ponte mais bonita antes? E agora?
Mas a questão dos cadeados é um jogo de gato e rato entre autoridades e turistas. A Pont des Arts foi limpa (em breve poucos se lembrarão que já houve cadeados nela) mas o movimento migrou para a ponte seguinte, a Pont Neuf. A grade ao redor da estátua equestre de Henri IV, na altura da Île de la Cité, já está tomada pelos cadeados do amor.
Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).
No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.
No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.
Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
11 Comentários
luiz ferreira soares
acredito que a melhor atitude teria sido retirar o alambrado da ponte com todos os cadeados e ter sido criado um mural um local em que essa grade da ponte com os cadeados ficasse exposta para poder relembrar momentos importantes para as pessoas os turistas que viveram esse momento os governantes de Paris deveriam rever essa atitude e tomar medidas que favorecessem a todos pois els vivem do turismo e perderam um ponto muito importante!!!
Marcia
Que pena!!! Obrigada Rodrigo !! Você poderia me sugerir algum lugar com café da manhã bom e de preço razoável no 9 Arr. ? Irei me hospedar no Hotel Axel na RUE de Motyon , 75009 . Agradeço se puder me ajudar mais uma vez!
Marcia
Ainda estão permitindo colocar os cadeados na pont Neuf? Ou também retiraram ? Irei agora em outubro e pretendia colocar ☹️
Rodrigo Lavalle
Márcia, os cadeados ainda estação na Pont Neuf mas eles também serão retirados em breve pois o peso está derrubando as grades.
SILDIO OTTONI
Long live the love, live the padlocks of Paris ..
Milénia Pereira
Opa, eu acho esse um lindo gesto de amor e inocência. Porém, se está a danificar algo só podemos por um fim à este lindo símbolo de amor.Mas não concordo nada com os que dizem ser tolice. Desde pequena que ouço falar dessas famosas pontes onde colocam-se os cadeados dos apaixonados e acho o gesto mais lindo e mais romântico de todos.Melhor do que tirar uma selfie e postar “4life”ou ainda mais romântico que qualquer anel no dedo.
O que me admira é o que eles pensaram,até que ponto de sentimentos atingiram eles para que pensassem que pudesse durar praia sempre…O amor pode sim ser simbolizado por um simples cadeado.Viva ao amor!
Eddie Jr
“Expressar amor” prendendo um cadeado, seja lá onde for, é, no mínimo, constrangedor.
Bom seria se os que fossem flagrados fazendo isso estivessem sujeitos à multa, da mesma forma que aplicam àqueles que, sem causar dano algum ao patrimônio, jogam fora o ticket do metrô, por exemplo.
Bernardo Ortellado
Nossa, como está diferente de como a conheci, ficou muito asséptica pro meu gosto, rs. Que saudade de Paris!
Cintia
Deviam imaginar uma forma de expressar o amor que não destruísse os monumentos. Mas pensar e ser criativo dar trabalho é mais fácil reforçar os clichês
Edmilson Siqueira
Pessoas que usam um cadeado para simbolizar amor não entendem nada de cadeado nem de amor…
Helio Jr
O amor eterno associado à imagem de um cadeado me faz lembrar dos matrimônios de antigamente. Relações para toda a vida, porém obrigatórias, aprisionadas e muitas vezes compulsórias e sem amor.
A idéia difundida entretanto, é de romantismo e de lindos casais numa linda cidade… Linda até a ponte e outros monumentos desabarem com o peso de tanto amor!