Se o cadeado for símbolo do amor, estamos falando do amor feito prisioneiro, fechado a quatro chaves que repousam no fundo do rio.
No caso dos cadeados presos nas pontes, com toda a certeza, este objeto é também símbolo do desamor pelos monumentos de Paris.
Ele está associado ao desrespeito pelo patrimônio histórico de um país que preserva, com muito cuidado, todos os seus lugares de memória.
Os cadeados pendurados na escultura que foi eleita pelo povo como uma homenagem à Lady Di, estão, mais do que nunca, associados ao desamor e à tragédia.
A Chama da Liberdade, que deveria simbolizar a amizade franco americana, pela sua posição geográfica se transformou em Chama da Lady Di, uma mulher que foi extremamente infeliz no amor.
Pendurar os supostos símbolos do amor aqui é de uma incongruência chocante.
Caros, se o amor precisasse de algo, este algo seria a liberdade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
47 Comentários
Mauricio Christovão
Finalmente a Prefeitura de Paris resolveu agir e acabar com a farra dos cadeados. São 45 toneladas de metal.Vejam o link:
http://oglobo.globo.com/mundo/sob-peso-do-amor-paris-remove-cadeados-de-ponte-16320095
Mariana Coutinho
Fico perplexa quando visito Paris, e me deparo com tamanha INFANTILIDADE . Isso só pode ser necessidade de auto-afirmação . Respeito sim é a maior prova de amor ! Respeitar ao próximo como a si mesmo !
Mauricio Christovao
Passei de Batobus debaixo de algumas pontes do Sena e vi os estragos nas amuradas, e fiquei pensando no perigo da queda de uma daquelas grades “recheadas” de cadeados de metal sobre um barco de turismo. Podem ferir ou até matar algumas pessoas que não têm nada a ver com isso. Reprovo também a inércia da Prefeitura de Paris que não toma a menor providência contra essa prática. Bastaria colocar alguns funcionários com um belo alicate de corte e remover esses penduricalhos das pontes e monumentos.
Fabio
Sou contra estes cadeados. Gera uma poluição visual imensa. As pessoas o colocam mais por questão turística (“olha que legal, eu estive em Paris e coloquei um cadeado na ponte das artes…”). Por que não plantar uma árvore em qualquer lugar de Paris para representar o amor? isso sim, seria uma atitude bela e civilizada. Lembro que Paris é considerada uma das capitais mais poluídas do mundo.
Kátia
Não sei quem colocou a frase a seguir em outro post sobre este mesmo tema, aqui mesmo no Conexão Paris, mas endosso 100%: “esta prática de gosto duvidoso de “depredar patrimônio histórico em nome de uma simpatia tola e despropositada é coisa de gente com déficit cognitivo!”