A alfândega francesa lançou um novo procedimento para o recebimento do desconto dados aos turistas. Para os que não sabem, este desconto se chama détaxe. No momento da compra, em uma mesma loja e no mesmo dia, de mercadorias no valor superior a 175 euros, o vendedor fornece dois documentos que devem ser assinados por ele e pelo comprador. No dia do embarque, o turista deve apresentar no guichê da alfândega do aeroporto as mercadorias compradas e os documentos.
A alfândega carimba os dois documentos e um deles o turista envia pelo correio ao vendedor.
Este ano, a alfândega instalou uma nova modalidade de recebimento da détaxe.
Na zona de embarque dos aeroportos Charles de Gaulle e Orly Sud, antes do check-in, você apresenta o código barra do documento descrito acima ao leitor azul situado perto do guichê da alfândega.
Se seu documento for reconhecido – tela azul – você faz o check-in e entra na zona internacional.
Se ele não for reconhecido – tela vermelha – você tem que se apresentar no guichê da alfândega para recuperar o valor.
Já na zona internacional, para os que tiveram o documento reconhecido, apresenta-lo de novo ao leitor vermelho situado após o controle da polícia.
Aqui também o documento pode ser reconhecido ou não.
Se ele for reconhecido o turista não precisa enviar o documento pelo correio ao vendedor e receberá seu desconto por cheque via correio ou crédito em conta bancária.
Mas se o documento não for reconhecido, a situação se complica muito. A partir deste momento, para recuperar o valor da détaxe, o turista deve enviar uma carta à alfândega francesa acompanhada de alguns documentos, entre eles um visto da alfândega brasileira referente a entrada da mercadoria no Brasil ou um atestado dado pelo consuldado da França.
Conclusão: melhor esquecer estas maquininhas infernais e passar pelo guichê da alfândega.
Maiores explicações no site da douane francesa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
97 Comentários
Cristina Alvarez
Bonjour.
Comment puis-je emprunter de l’argent en provenance de Colombie , puisque je ne pouvais pas le faire hors de l’Europe ?
Silvana
A última vez que estive em Paris, recebi o detaxe em uma casa de câmbio na Champs Elysees! Sem burocracia, descontando pequena taxa.
Nelson Solari
Ola!
Alguem poderia me dizer como eu posso conferir se vao me devolver o meu TAX FREE?
Eu fiz umas compras numa loja em Barcelona e voltei para o Brasil pelo aeroporto Charles de Gaulle em Paris-França.
Na loja preencheram o documento que eu precisava para ser carimbado antes de eu embarcar.
Nao sei porque nao me deram o dinheiro em efetivo e preenchi o documento e eles falaram que iam mandar o dinheiro na minha conta bancaria. Isto foi no dia 8 de Abril de 2013.
Como eu posso rastrear esse documento? Alguem sabe me dizer? Porque ate agora nao chegou nada. So tenho no meu poder o recibo da compra na loja em Barcelona.
Muito obrigado.
Nelson Solari
Lina
Nelson
Você carimbou a nota fiscal na alfândega do aeroporto? Colocou a nota fiscal carimbada no correio?
Se fez isto eles tem um prazo de 3 meses para fazerem o crédito na sua conta.
Andressa
Olá. Comprei um Ipad na loja da Apple em Paris. O vendedor me falou que eu poderia ser restituída do détaxe na loja das Galerie Lafayettes, sendo que com 8%. Sendo assim, a galeria adianta tb as compras de outras lojas? Vocês sabem informar isto? Obrigado!
Lina
Andressa
Nas Galerias você tem um agente de câmbio que restitui a detaxe cobrando uma comissão. Para qualquer loja.
Peck
Será que essas máquinas de détaxe reconhecem documentos emitidos por lojas situadas em outro país da Europa, a exemplo da Inglaterra?
Lina
Peck
Não sei te dizer.
Natalia Machado
Oi Pessoal, no momento estou em Bordeaux e fiz duas compras em Paris uma na FNAC e outra em uma loja de cosméticos as duas superiores a 175 euros. E em nenhum das duas recebi os formulários do Détaxe. Será que é possível solicitar na filial da FNAC Bordeaux os formulários da détaxe? Ou simplesmente apresentar as notas na alfÂndega? Na Sephora foi diferente eles me deram os formulários para resgatar o dinheiro no aeroporto. Como devo proceder?
Mariana Berutto
Natalia, não adiante levar as notas apenas. É preciso ter o formulario preenchido. Em relação a Fnac, nao sei te dizer se eles aceitam. Mas acho dificil.