A crônica abaixo faz parte do livro Na Mesa Cabe o Mundo, escrito por Evandro Barreto. Gostamos especialmente deste texto, pois achamos que ele traduz lindamente o sentimento de nossos leitores em relação à Paris. Aproveitamos para começar a celebração de fim de ano e transmitir os votos do autor de Feliz Natal a todos nós.
Por Evandro Barreto
Entre muitas motivações, a gente escolhe a cota que nos cabe para desembarcar em Paris pela primeira vez. Realizar um sonho que tem como cenário a cidade inteira, satisfazer uma curiosidade sem traços definidos, adquirir objetos de desejo, expor-se a impactos culturais e comportamentais, experimentar aquele prato naquele restaurante, poder dizer “eu já estive lá”, cumprir uma etapa da viagem que se estende por vários lugares — ou tudo isso misturado.
Voltar a Paris é partir em busca de si mesmo. Não importa que entre uma viagem e outra você e a cidade tenham mudado nisso ou naquilo. Há sempre por fazer algo que faltou, permanecem as doces ou excitantes lembranças que impelem à repetição com a sabedoria adquirida, algo aconteceu de novo que você quer conferir de perto. Ou, simplesmente, você não resiste à tentação poética/patética de dobrar uma certa esquina e encontrar, intacto, o momento, a descoberta, o enlevo, a comunhão que sabe sem retorno.
O melhor de tudo é que a primeira volta não cura. Vicia. Torna-nos um pouco fiscais ranzinzas e guardiães zelosos de paisagens físicas e humanas. Irrita-nos encontrar mais uma loja cintilante do Macdô ocupando o espaço da papelaria quase centenária, de fachada tão desbotada quanto a velhinha de xale atrás do balcão. Parece que ninguém mais manda cartas, e as velhinhas trajam Adidas. Encanta-nos a proliferação de riquixás, permitindo-nos trafegar com calma e correção ambiental, enquanto alguém pedala por nós. Diverte-nos a mudança de idiomas e tonalidades dos turistas, conforme a crise da vez. Na mídia, já não levamos muito a sério os cartesianíssimos debates, em que mudam apenas os vilões de cada discurso e os perigos de cada momento. De parte a parte, os argumentos podem ser idiotas, mas a gramática é impecável. Em compensação, somos acolhidos por exposições, espetáculos e acontecimentos que, por si, já valeriam a viagem.
É nesse ponto que você cede à ilusão de que já faz parte de tudo isso. De repente, a campainha da vida toca e termina o recreio. Que pena e que bom. Que pena devolver as roupas aos armários de casa, que bom as malas terem voltado em bom estado, para encherem-se novamente de saudades, projetos e emoções. Você pode até fingir que não pensa na próxima vez. Até achar no bolso do casaco um bilhete esquecido de metrô.
Esta crônica foi extraída do livro Na Mesa Cabe o Mundo, escrito por Evandro Barreto, e disponível na nossa lojinha.
Leia as demais crônicas de Evandro Barreto publicadas no Conexão Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
37 Comentários
Sandra Salazar
Paris, com certeza, é o meu vicio!!!
Silvio Ferreira
Voltarei a Paris em março de 2015, dia 21 até 28 mesmo mês(descanso), texto acima lindo, certíssimo, a propósito nesta época é muito frio ainda, começando primavera?
Merci
Rodrigo Lavalle
Sílvio, ainda faz um pouco de frio. Antes de fazer as malas consulte esse site de meteorologia especializado em Paris: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
Abraços.
lea
Lagrimas de saudades……….
Marcelo Bastos
Que me perdoem Londres e NYC, mas Paris é fundamental! Não sei quantas vezes voltei, e cada chegada à cidade é diferente, e um encanto novo se apresenta.
Cidade ímpar e de paixões mundialmente conhecidas, pq não nos apaixonar?!
Silvia
e voltar… e voltar… e voltar… Paris sempre tem algo para ver ou rever.
Rita Fonseca
Parabéns, Evandro Barreto! Você consegui colocar em palavas tudo o que sentimos em cada retorno à essa cidade tão maravilhosa, apaixonante e viciante que é Paris. Sou uma “viciada” assumida e em poucos dias estarei lá novamente. Quantas vezes já fui? Não sei… Perdi as contas… Mas sei que voltarei sempre que puder.
Bom Natal e um ano novo maravilhoso à todos!
Joseph
O nó na garganta que me deu ao ler esse texto foi tenso. Lindo!
Sandra Porto
Adorei a crônica,me fez recordar a viagem de 2013.ah qta saudades.Amo Paris.2015 quem sabe eu voltarei.
Andreia Gonçalves
Sensacional!!! E como vicia.. A vida pode ser antes de Paris e depois de Paris.
Me preparando para a primeira volta. Me encantar novamente, como pela primeira vez.
ana lucia
Adorei a cronica.eh isso mesmo:Paris vicia. E tudo que se quer eh a oportunidade de voltar.