Você gosta de carnes excepcionais? Então leia o artigo e teste o espaço açougue/restaurante.
Indicamos para você um açougue em Saint Germain. Nós sabemos que vocês se perguntarão se vale realmente a pena, em Paris, conhecer um açougue? Se você quer conhecer outras culturas e outros hábitos, mergulhe no cotidiano do país visitado: flane nas feiras, descubra novos alimentos, prove a cozinha local. Siga este conselho sobretudo na França onde a gastronomia é um traço cultural marcante. E este açougue é especial. Ele possui uma proposta específica além de ser um ponto de encontro gastronômico.
(Atualização em agosto 2019: o endereço da rua Abbaye é hoje somente um açougue. Para provar as carnes Polmard, o novo endereço é: 53-57 rue de Grenelle 75007 Paris.)
Mas este artigo é especialmente endereçado para os apreciadores de carnes excepcionais, para os verdadeiros carnívoros, aqueles que gostam da carne dourada por fora e quase crua no interior.
A marca é francesa e se chama Polmard. Ela domina todo o processo produtivo, da criação das vacas até o produto final, e possui um açougue hi-tech em Paris.
A fama de Polmard atravessou a fronteira francesa e chamou a atenção da mídia internacional. Encontramos artigos sobre esta carne considerada como uma das melhores e mais caras do mundo na mídia americana, inglesa, espanhola, belga, suiça e japonesa.
Além de criar as vacas dentro de critérios rígidos de boa alimentação e ausência de stress – que modifica a qualidade da carne – Polmard desenvolveu um procedimento inovador de maturação e congelamento.
A loja/açougue parisiense Polmard vende somente carnes congeladas. Por que ? Nos açougues as carnes são maturadas na carcasse, quer dizer, o animal cortado em quatro. Aí entra o longo conhecimento adquirido por várias gerações de açougueiros da família Polmard. O animal é cortado em vários pedaços e o tempo de maturação é específico, para cada corte. E quando cada um deles atinge o ponto ideal de maturação, eles são congelados. A carne não melhora com o tempo, como o vinho. Uma vez atingido o ponto certo, à partir daí ela se degrada. Polmard encontrou a tecnologia para conservar o estado da carne neste ponto perfeito: trata-se de uma hibernação com cristalização da água intracelular em uma congelação ultra rápida em apenas alguns minutos.
O desafio da marca, ao inaugurar sua loja em Paris, foi de mudar a opinião dos franceses sobre a carne congelada, até então considerada de má qualidade. Hoje, as carnes Polmard congeladas são vendidas não somente em Paris mas, via internet, no interior da França, na Bélgica, Inglaterra, Japão.
A loja de Paris é recente, ela data de 2014, e a consideramos como um endereço extraordinário para degustar e comprar carnes únicas.
Polmard vende os pedaços já prontinhos para serem descongelados e preparados. Cada produto vem com os detalhes de descongelamento e cozimento. Quase todos eles são descongelados dentro do envelope à vácuo de origem, colocado no interior de uma bacia com água por apenas alguns minutos. Em seguida o cozimento é feito rapidamente na frigideira. As carnes devem ser consumidas mal cozidas, sangrando. E o tempero pede somente sal e pimenta do reino.
Polmard oferece também carnes já preparadas e temperadas como o steak de carne moída maturada. Podemos escolher entre carne moída simples, com cogumelos, pimenta do reino, trufas. Ou então o tartare já cortadinho e temperado, pronto para o consumo.
E um dos sucessos da marca é sua carne seca, deliciosa sobretudo no aperitivo.
O melhor deixei para o final: a loja Polmard de Paris possui um espaço degustação onde podemos conhecer estes produtos maravilhosos acompanhados por bons vinhos.
Horários de atendimento do açougue e seu espaço degustação:
De terça até sexta: 11h00 – 19h00; sábado: 11h00 – 20h00; domingo: 11h00 – 18h00.
Horários das degustações:
De terça até sexta: 12h00 – 18h00; sábado: 12h00 – 19h00; domingo: 12h00 à 16h00.
Polmard: 2 rue de l’Abbaye esquina com Passage de la Petite Boucherie, 75006 Paris.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
2 Comentários
Carolina Leal
Nossa! Que delícia, amamos o steak tartare, mas nunca comemos em paris (?!). Vamos experimentar em maio com certeza.
Rodrigo Lavalle
Carolina, vale a pena experimentar um steak tartate na França! O melhor que existe.