Uma pesquisa encomendada pela Radio France Internationale e realizada em 2011 junto a 12.000 pessoas de 11 países diferentes nos oferece algumas informações interessantes.
Pergunta: você gosta muito da França?
82% dos brasileiros e poloneses entrevistados declararam gostar muito deste país.
Somente 54% dos britânicos dizem gostar muito da França. Um paradoxo pois a França é o destino turístico favorito dos ingleses. A francofobia é um fato do outro lado do Canal da Mancha. Uma relação que sofre o peso da história e das guerras entre os dois países.
Pergunta: você gostaria de viver, trabalhar, estudar na França?
Nós, brasileiros, gostaríamos muito de viver, trabalhar e estudar na França. Os japoneses e ingleses não querem nem ouvir falar nisso. Os alemães ainda poderiam viver na França. Os aposentados desse país sonham com o clima ameno da Provence e Côte d’Azur. Mas estudar e trabalhar, negativo.
Pergunta: em relação há vinte anos atrás, a França hoje tem um papel importante?
A política internacional da França não convence a Alemanha, o Reino Unido, os Estados Unidos e o Japão. 55% dos brasileiros acham que a França ainda tem poder político.
Pergunta: dizem que a França é o país dos Direitos Humanos. Você concorda?
Nós concordamos bonitinho. O Reino Unido, a Alemanha e a Espanha, nem tanto. Estes países vizinhos conhecem bem a França e sabem que certos direitos não são respeitados como deveriam ou poderiam.
O poder político francês diminui no mundo, é claro. A França não é mais vista como o país dos direitos humanos para aqueles que a conhecem bem. Mas ela conserva um soft power importante. O patrimônio cultural, o luxo francês e sua gastronomia criam laços de simpatia em países longíquos como o Brasil e a India.
Artigo publicado por L’Espress.fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
81 Comentários
Tiago Maurício
Eu estou no Sul da França em Cassis, em Maio de 2009 e Julho desse ano eu fui a Paris. Na cidade Luz totalizam em média 15 dias, mas na França em si 4 meses… Por onde eu passo aqui encontro Brasileiros, trabalhando, estudando ou só visitando! Realmente em 2 dias é impossível conher alguns lugares maravilhos em Paris, da primeira vez eu não consegui ir ao Sacré Cœur, mas esse ano dei prioridade aos pontos que eu não havia conhecido e repassando aos principais que se você for 100 vezes sempre vai ser uma maravilha como subir a Tour Eiffel, Les Champs Élyses, Notre Dame de Paris… Enfim são muitos lugares ótimos! Lembrando que Paris tem o METRO para todos os lugares o que facilita muito… Não deixem de andar de barco no Sena! Mas conhecer toda Côte d’Azur no verão é um privilégio… Com praias maravilhosas e uma vista que dificilmente terá no Brasil! As belezas das praias do Nordeste Brasileiro é magnífica… Mas aqui encontrará praias diferentes e podendo ser natural os famosos “TOP LES” ou praia de “NUDISMO” com a mais naturalidade e respeito… Uma curiosidade é que alguns Franceses ou que estrangeiros que moram há muito tempo aqui, nas regiões do Sul ou ao redor de Paris, me disseram que não tem curiosidade ou não se interessam pela formosa PARIS e não conhecem!
Lucia Souza
Eu estarei em Paris no dia 24/09 as vésperas do meu aniversario.
Eu estou super ansiosa com essa viagem, ficarei 36 dias na Europa sendo que sairei de Paris por apenas 7 dias para conhecer Roma e Veneza.
Sou muita falante em português, não falo inglês e tampouco francês.
Alguns amigos que já conhecem a França me aconselharam a não ser tão simpática.
O que me dizem?
Eu estarei viajando sozinha, felizmente meu anfitrião em Paris fala português.
Algum conselho?
Abraços a todos.
Rodrigo Lavalle
Lúcia, seja simpática sim. Na maioria das vezes a simpatia abre portas. Diga “bonjour” ao entrar em qualquer loja/resturante/café, isso já ajuda bastante.
Abraços.
Cláudia
Quando vejo pessoas como a Ana, ou meu sobrinho falarem tão mal de Paris eu me assusto. Fico imaginando se a França estava tentando propositadamente de enfeitiçar. Eu não falo francês (lamentável) e era triste o povo vir conversar comigo e com a minha filha. KKKK queriam bater papo, sorriam, elogiavam a minha filha. Uma simpatia latina deliciosa. Será que é questão de criação? cultural? dois dias é o suficiente para conhecer Paris? Olha, essa eu não entendo. Preciso voltar para tirar essa dúvida.
Rodrigo Lavalle
Cláudia, as experiência são bem pessoais e intransferíveis. Gostar ou não gostar tem a ver com expectativas, personalidade, humor e sorte!
Abraços.
Cicília Frazäo
Desde criança, eu já amava esse país pelos livros. Em 2012, consegui realizar meu sonho…passei 20 dias em Paris…fiz 02 semanas de curso de francês, tomei meus cafés nas maravilhosas boulangeries, caminhei (como nunca) pela cidade, visitei muitos lugares, inclusive Moulin Rouge e etc…etc… . Neste ano, näo resisti e retornei. Desta vez, conheci Lyon, Grenoble, Marseille, Genéve, Côte d’Azur…chegando até a Itália ( Veneza). Posso dizer que o meu amor cresce mais e mais por esse país. Nunca fui täo bem recebida. Por mais que falem ao contrário, näo consigo acreditar que alguém pode näo gostar e se surpreender com cada cantinho. Enfim, amo, amo, amo…principalmente, PARIS! Abraços para todos!
Fabio Menezes
Não consigo imaginar um ano sem ir a Paris. Não pude ir no verão, que eu adoro, pois fraturei a tíbia em abril, mas estou indo em outubro e, assim, ver a cidade em outra estação. Estou contando os dias. Amo Paris. A beleza da cidade supera qualquer problema que a cidade possa vir a ter.
Ana
Oi, pessoal, realmente eu não esperava que procurassem por mim depois de minhas impressões negativas sobre Paris, mas como curiosa que fiquei retornei. 🙂 Bem, jamais foi a intenção criar tumulto pois bem sei que esse blog é para os admiradores da cidade luz, então o tom escrito não corresponde ao falado. Porém, como foi de fato a grande decepção, vim trazer minha “contribuição”, por assim dizer. Lamento que não terei mas a chance de ver a cidade com outros olhos pois não pretendo mesmo voltar. Mas fico grata pela gentileza dos posts, mesmo que discordemos. Aos que amam a cidade, bom retorno. Aos desiludidos, como eu, novos destinos! Abraços, Ana. PS: desculpem-me se não retornar… provavelmente estarei fuçando blogs com novos destinos. “ôrrevuá”
Milena F.
Alguém falou que em dois dias dá para ver o essencial de Paris? se formos falar apenas dos básicos como Torre Eiffel, Arco do Triunfo com Champs Elysées e place de la Concorde, Sacre-Coeur, Notre-Dame com Île de la Cité, Saint-Michel, Louvre e Orsay, Marais… Tudo isso não daria para fazer em dois dias…
Sem contar se incluirmos Jardin de Luxemburg, passeio pela Tuilleries, Parc Floral, e outros jardins… Provavelmente quem pensa em 2 dias em Paris nem sabe que existe Versailles ao ladinho que em um dia é pouco para visitar… Eu moro aqui há 3 anos e ainda não conheço tudo!!! Sem contar cidadezinhas ao redor que são um charme e que ainda não tive tempo de ir, como St Germain en Laye, Fontainebleau…
Milena F.
O brasileiro no topo da lista não me surpreende, pois tem havido realmente uma invasão de brasileiros em Paris e em outras cidades turísticas daqui! Os setores de turismo e comércio confirmam!
Mas achei estranho não encontrar chineses ou russos na lista… Os chineses séao personagens sempre presentes no turismo francês, e cada vez mais nos últimos anos! E quanto aos estudantes, em uma escola de francês daqui ou universidade, de cada 10 estrangeiros, 8 vai ser chinês!!! hahahah
Os russos são outros turistas muito amados pelos franceses, pois nunca faltam e ainda gastam bastante!!! Além disso, as habitações mais luxuosas na França não pertencem mais aos franceses, mas em grande parte a milionários russos.
Quanto aos japoneses que sempre foram numerosos, para o turismo e comércio houve uma diminuição enorme desde o grande terremoto/tsunami do ano passado. Mas acho que não é que eles amem menos Paris, simplesmente têm outras prioridades!
Adriana
Ja avisei o meu marido, se nao pudermos ir a Paris esse ano, por favor, vamos para Montreal ou Quebec no Canada, pois eu nao quero por nada nesse mundo escutar nada em ingles.
Adriana
A minha primeira vez na Franca foi em 1995, a segunda em 1997, porem so no ano passado consegui visitar Paris pela primeira vez. Fiquei encantada com a cidade. Fui muito bem tratada para minha surpresa na maioria das vezes. Nao sei, talvez por estar esperando o pior dos tratamentos. So achei chata uma moca que trabalha na loja de souvernis da Torre Eifel. Realmente aquela senhora era terrivel. Talvez, por estar cansada de ver estrangeiros. Contudo, os franceses em tratamento estao melhores do que os americanos. Aqui ja perdi as contas das vezes que fui mal tratada, ate no consultorio medico. Nas lojas de roupas, minha nossa senhora, perdi as contas, no supermercado, nunca vi tanta gente grossa. Os americanos sao rudes e mudam de temperamento rapidamente. Hoje prefiro a Franca.