Uma pesquisa encomendada pela Radio France Internationale e realizada em 2011 junto a 12.000 pessoas de 11 países diferentes nos oferece algumas informações interessantes.
Pergunta: você gosta muito da França?
82% dos brasileiros e poloneses entrevistados declararam gostar muito deste país.
Somente 54% dos britânicos dizem gostar muito da França. Um paradoxo pois a França é o destino turístico favorito dos ingleses. A francofobia é um fato do outro lado do Canal da Mancha. Uma relação que sofre o peso da história e das guerras entre os dois países.
Pergunta: você gostaria de viver, trabalhar, estudar na França?
Nós, brasileiros, gostaríamos muito de viver, trabalhar e estudar na França. Os japoneses e ingleses não querem nem ouvir falar nisso. Os alemães ainda poderiam viver na França. Os aposentados desse país sonham com o clima ameno da Provence e Côte d’Azur. Mas estudar e trabalhar, negativo.
Pergunta: em relação há vinte anos atrás, a França hoje tem um papel importante?
A política internacional da França não convence a Alemanha, o Reino Unido, os Estados Unidos e o Japão. 55% dos brasileiros acham que a França ainda tem poder político.
Pergunta: dizem que a França é o país dos Direitos Humanos. Você concorda?
Nós concordamos bonitinho. O Reino Unido, a Alemanha e a Espanha, nem tanto. Estes países vizinhos conhecem bem a França e sabem que certos direitos não são respeitados como deveriam ou poderiam.
O poder político francês diminui no mundo, é claro. A França não é mais vista como o país dos direitos humanos para aqueles que a conhecem bem. Mas ela conserva um soft power importante. O patrimônio cultural, o luxo francês e sua gastronomia criam laços de simpatia em países longíquos como o Brasil e a India.
Artigo publicado por L’Espress.fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
81 Comentários
mariana
Lina,
Obrigada. A dica ajudou bastante!
bj
mariana
Mary Silva
Lina e pati Venturini
Obrigada ! Tb acredito nessa certeza. Interessante a pesquisa… e, se “por acaso estão selecionando estrangeiros para convidá-los a morar em Paris. tb me candidato!!!! Não é Pati?!? Seremos selecionados e iremos primeiro nós aqui do conexão, que tal?
LIna! O que procuro nesta viagem é realmente isto tudo que vc falou, de td um pouco, não espero encontrar ruas limpas e vazias não… Minha viagem é mesmo mais cultural,’fará parte de um “aprendizado”, já iremos com ingressos comprados par vários museus. Tenho visto no Google street (sei lá o quÊ?) e, admiro muito a arquitetura e a conservação da cidade. Sinto muita atração para a parte da “Paris Medieval” não sei por quê???… Como vou ficar no quartier latin, próximo ao Museu de Cluny, verei bastante resquícios desta época, não?
E, quando estiver cansada de tanto “flanar”… uma pausa em um dos cafés para apreciar o “movimento” da cidade..
Lina, anotei várias dicas suas e dos outros (pitaqueiros), baixei os aplicativos indicados e, estou agora na “arrumação” da(s) mala(s).
Dizem que o melhor da Festa é esperar por ela, acredito! A preparação para a viagem é muito muito boa!
Ah! E quando voltar espero colocar algumas fotos legais que pretendo tirar, no Flicker.
Suely
LuciaC
Gostei, parabéns!
Estive em outubro passado em Caen e vi as ruínas da fortaleza de Guilherme/Willian “O conquistador”.Depois no Vale do Loire visitei o Castelo de Chinon, recomendo a todos que gostem de história que faça essa visita, maravilhoso, eles passam um filme contando a história de Henrique ll plantegeneta, neto de Guilherme , de Leonor de Aquitania e de Joana D’Arc,imperdível!
Jane Curiosa
Cadê a Ana?
Pati Venturini
Mary Silva
Tenho certeza que você não vai se decepcionar com Paris! Nada é unanimidade nessa vida, e não seria diferente com a cidade mais visitada do mundo (e se ela tem esse título, não deve ser à toa, rsrsrs!). E como você diz, relaxar mesmo só numa praia, é no mínimo ingenuidade esperar fazer isso em qualquer cidade grande, a menos que se vá num spa…
E essa pesquisa, hein? Por acaso estão selecionando estrangeiros para convidá-los a morar em Paris? Me candidato! Amo Paris sem restrições.
Maurício Christovão
Jane Curiosa:
Merci pelo gato, mas se sou um gato, sou do estilo do Garfield: Acima do peso, com olheiras, adoro lasanhas e odeio segundas feiras….
Quanto às sete vidas, na verdade, já gastei mais duas, além do foguete de Júlio Verne: Um raio que caiu perto de mim(o que explica muita coisa…) quando era criança em Itaperuna e por (quase)afogamento em Itacaotiara, uma praia tão bela quanto perigosa em Nictheroy. Ou seja, só me restam quatro vidas….
Mary Silva
Estou chegando neste post agora, adorei os comentários, as historias, citações de livros, enfim, este site esta virando 1 rede social!!!
Fiquei assustada com a Ana, concordando com Eduarda, Jaqueline, Carlos, entre outros… Ficar decepcionada c a cidade? Não sei, estou indo em abril e espero fervorosamente que isto não aconteça!!!
Agora, dizer que 2 dois dias da para conhecer a cidade?!? Só no Louvre para se ver 1 pouco leva- se isto, não?
Acredito que para quem quer só relaxar e curtir, não precisa atravessar o Atlântico para isto. E só ir para uma das belíssimas praias brasileiras… Temos hotéis, resorts muito bons e nem tão caros …
conexaoparis
Mary
Moro aqui desde 1983 e ainda não descobri todos os segredos da cidade.
Não venha buscando ruas limpas e vazias.
Venha buscar cultura, arte, arquitetura, museus, monumentos, gastronomia, cinema, decoração, moda, literatura… e perca-se nessa cidade.
Eduarda
Lúcia,
Já vi essa série de livros, mas francamente fiquei na dúvida se a empreitada valia, pois a única referência do autor que eu tinha era a do livro infantil “O menino do Dedo Verde”…Obrigada, agora vou reconsiderar! rsrs abç
Quanto à exposição citada…é claro que o prisma de narração era o nativo…
Jane Curiosa
Er…não terminei.
Tem gente para quem uma vida é pouco;outros,para quem uma vida é mais do que suficiente.
Jane Curiosa
Jacqueline e Carlos
O mundo de cada um tem o tamanho de suas experiências vividas ou imaginadas.