Uma pesquisa encomendada pela Radio France Internationale e realizada em 2011 junto a 12.000 pessoas de 11 países diferentes nos oferece algumas informações interessantes.
Pergunta: você gosta muito da França?
82% dos brasileiros e poloneses entrevistados declararam gostar muito deste país.
Somente 54% dos britânicos dizem gostar muito da França. Um paradoxo pois a França é o destino turístico favorito dos ingleses. A francofobia é um fato do outro lado do Canal da Mancha. Uma relação que sofre o peso da história e das guerras entre os dois países.
Pergunta: você gostaria de viver, trabalhar, estudar na França?
Nós, brasileiros, gostaríamos muito de viver, trabalhar e estudar na França. Os japoneses e ingleses não querem nem ouvir falar nisso. Os alemães ainda poderiam viver na França. Os aposentados desse país sonham com o clima ameno da Provence e Côte d’Azur. Mas estudar e trabalhar, negativo.
Pergunta: em relação há vinte anos atrás, a França hoje tem um papel importante?
A política internacional da França não convence a Alemanha, o Reino Unido, os Estados Unidos e o Japão. 55% dos brasileiros acham que a França ainda tem poder político.
Pergunta: dizem que a França é o país dos Direitos Humanos. Você concorda?
Nós concordamos bonitinho. O Reino Unido, a Alemanha e a Espanha, nem tanto. Estes países vizinhos conhecem bem a França e sabem que certos direitos não são respeitados como deveriam ou poderiam.
O poder político francês diminui no mundo, é claro. A França não é mais vista como o país dos direitos humanos para aqueles que a conhecem bem. Mas ela conserva um soft power importante. O patrimônio cultural, o luxo francês e sua gastronomia criam laços de simpatia em países longíquos como o Brasil e a India.
Artigo publicado por L’Espress.fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
81 Comentários
Luci
Olá. Acompanho o blog diariamente mas esta é a primeira vez que posto um comentário…
Desde criança convivo com o ardente amor pela França. Minha irmã mais velha ouvia Charles Aznavous… Lia Le petit prince (que aprendi a amar…) e sempre tive saudades de um lugar que nunca tinha ido.
Até que ano passado comemorei meu 8′ aniversário de casamento na França com direito a tudo. Até champagne nacional…. Rs….
E pude perceber que voltaria sempre e sempre e moraria… E viveria como francês… Pois me sinto deslocada no Brasil…. Minha alma clama por Paris…. E Blois que achei lindíssima.
Então… Eu estou nessa pesquisa 100%. Bjo a todos.
Eduarda
Interessante mesmo o resultado dessa pesquisa.Intuitivamente eu diria que os japoneses estariam no topo de todas as percentagens acima e, pelo visto, erraria.
Beth
Carlos
Gostei da sua colocação.
Só discordo da necessidade de DUAS vidas para tal.
Já resolvi meu assunto Brasil/Paris numa vida só…
Quando jovem, Paris como estudante,
Na maturidade, revisitar Paris anualmente,,,,
Abs.
Tatyana Mabel
Olá,
Carlos,
Que coisa inteligente… desejar uma vida para se morar no Rio e outra em Paris!!! Que amiga maravilhosa vc tem! E se isso fosse possível numa vida só hein,… vai que a reencarnação não existe e vamos embora desse pedaço da terra sem direito a outra cidade…(rs)
Acho as duas cidades extremanente lindas, sensuais, sedutoras… e para mim as que melhor acolhem a água na sua urbanidade. Não conheço uma cidade que interaja tão harmoniosa-verdadeiramente com seu rio como Paris… e aquela mistura de praia e serra do Rio de Janeiro, gente linda e bronzeada andando cariocamente no calçadão… afff,… eis um patrimônio cultural do qual devemos nos orgulhar!
jorge fortunato
Acho que sempre gostei da França. E isso ficou mais forte a partir de 1994, por motivos diversos, Alliance Française etc. Porém, apesar de gostar muito desse país, não gostaria de morar aí. Talvez uma temporada para estudos de no máximo um ano e não seria em Paris, mas Lyon ou Rennes. E devo confessar, não tenho pretensões de deixar o Rio de Janeiro. Não há no mundo cidade como o Rio, com tudo de bom e ruim que a cerca. E é por isso que muitos estrangeiros, pricipalmente franceses, ficam enlouquecidos quando chegam aqui e não querem mais voltar.
ANA MARIA
Paris é sedutora. Não tem quem a conheça e não se apaixone. Parece uma magia.
Carlos
Desde o ginásio, com Irmãos Maristas, estudei e cai perdidamente, de amores, pela França. Pela comida, pelo povo, pela arquitetura por tudo Todas as cidades francesas que conhecemos ficaram na memória. Mas, meu coração ficou em Colmar e arredores como Riquewihr, Annecy e outros. Tudo isto coroada pela rainha PARIS.
Tenho uma amiga que diz que todas as pessoas do mundo merecem morar uma vida no Rio de Janeiro e outra vida em Paris. Concordo.
Paris, até maio, guando chego.
Monica SA
Amo a França, amo Paris e gosto muito do povo francês. Ainda irei passar grandes temporadas por aí. Afinal Deus é brasileiro e vai me ajudar.
Suely
Eu como a Helena também estudei francês no ginásio e me apaixonei pela língua depois fiz faculdade de Belas Artes (artes plásticas e história da arte), então a França me acompanha a vida toda, quando fui a Paris pela primeira vez tinha tanta expectativa que tinha medo de me decepcionar, mas pelo contrário, fiquei mais apaixonada ainda. Amo Paris e amo a França, todos os vilarejos que tive a oportunidade de conhecer só me trazem boas lembranças, é um destino que sempre incluo nos meus roteiros, nem que seja só de passagem. É bem como o Eymar disse é uma relação de carinho e afeto e não político e econômico. Gostaria de passar longos períodos por aí.
Vil Muniz
Oi Lina!!
Muito interessante o post!!!!! é bom saber a opinião dos brasileiros quanto ao assunto,sou suspeita em falar, pois sou enlouquecida,perdidamente apaixonada por Paris,pela França, ainda vou morar lá!!!
beijocas!!