Uma pesquisa encomendada pela Radio France Internationale e realizada em 2011 junto a 12.000 pessoas de 11 países diferentes nos oferece algumas informações interessantes.
Pergunta: você gosta muito da França?
82% dos brasileiros e poloneses entrevistados declararam gostar muito deste país.
Somente 54% dos britânicos dizem gostar muito da França. Um paradoxo pois a França é o destino turístico favorito dos ingleses. A francofobia é um fato do outro lado do Canal da Mancha. Uma relação que sofre o peso da história e das guerras entre os dois países.
Pergunta: você gostaria de viver, trabalhar, estudar na França?
Nós, brasileiros, gostaríamos muito de viver, trabalhar e estudar na França. Os japoneses e ingleses não querem nem ouvir falar nisso. Os alemães ainda poderiam viver na França. Os aposentados desse país sonham com o clima ameno da Provence e Côte d’Azur. Mas estudar e trabalhar, negativo.
Pergunta: em relação há vinte anos atrás, a França hoje tem um papel importante?
A política internacional da França não convence a Alemanha, o Reino Unido, os Estados Unidos e o Japão. 55% dos brasileiros acham que a França ainda tem poder político.
Pergunta: dizem que a França é o país dos Direitos Humanos. Você concorda?
Nós concordamos bonitinho. O Reino Unido, a Alemanha e a Espanha, nem tanto. Estes países vizinhos conhecem bem a França e sabem que certos direitos não são respeitados como deveriam ou poderiam.
O poder político francês diminui no mundo, é claro. A França não é mais vista como o país dos direitos humanos para aqueles que a conhecem bem. Mas ela conserva um soft power importante. O patrimônio cultural, o luxo francês e sua gastronomia criam laços de simpatia em países longíquos como o Brasil e a India.
Artigo publicado por L’Espress.fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
81 Comentários
Murilo Paes
Eu amo a França sem restrições. Acho até que em alguma outra encarnação fui francês.
Sabrina
Eu gosto de Paris. Da França em si eu já não sei. Paris é encantadora. Agora, já ouvi muitos franceses falarem mal de Paris e até mesmo da França. É difícil, mas não consigo ver os pontos negativos, claro, porque estou longe. Se estivesse mais perto ou até mesmo morando lá, poderia mudar de opinião. Eu gosto de gostar de Paris e tenho medo de odiá-la morando lá.
Muito interessante essa pesquisa!
Vinicius José
Já viajei diversas vezes para a França, é o lugar que fomos mais bem tratados, além de Portugal, para certos países como USA, Inglaterra, Holanda, só volto obrigado, a trabalho. Um exemplo, certa vez fomos para a Borgonha, ficamos no hotel do Olivier Leflaive, o hotel fica ao lado do vinhedo da família, os hóspedes visitam as plantações e degustam muitos vinhos. Éramos os únicos brasileiros, tinham vários ingleses, espanhois, franceses, o guia do hotel e sommelier ao saber de nossa nacionalidade, ficou o tempo todo, dois dias, falando português, ele costuma vir aqui no carnaval, assim nossa língua ficou sendo a oficial das palestras, para desespero dos ingleses. Contabilizamos um grande número de situações deste tipo, onde fomos tratados com deferência surpreendente.
conexaoparis
Vinícius
Que bom esse seu relato. Fico feliz com esse novo tratamento tapete vermelho para brasileiros.
Jacqueline
Me apaixonei pela França por causa de minha mãe, suas revistas francesas e suas histórias sobre reis e rainhas. Agradeço a ela também por isso, pois foi a primeira ampliação do meu mundinho, que não parou mais de se alargar. Estudei francês já bem motivada e não parei mais. Amo a França. Adoro Paris. E bem que eu gostaria de viver lá por um tempo. Será que estou passando para minha menina esse mesma paixão?
Dodô
Minha curiosidade:
Excluído o primeiro quesito, como os próprios franceses responderiam a este questionário?
conexaoparis
Dodo
Na minha opinião, a maioria responderia de maneira positiva. Bem bleu-blanc-rouge.
Maurício Christovão
Comecei a me interessar pela França no verão de 1966 em Cabo Frio, quando li toda a coleção de Júlio Verne do meu tio. Isso teve uma influência muito grande na minha vida, influenciando até na minha escolha da profissão de engenheiro. Se repararmos, em algumas histórias mais famosas, Como na “Volta ao Mundo em 80 Dias”, “Vinte Mil Léguas Submarinas” e “Da Terra à Lua”, os franceses(Passepartout, Professor Arronax e Miguel Ardan, respectivamente) não são os heróis primcipais, mas exercem um papel decisivo nas histórias. Resumidamente, a França, com sua história, suas tradições e seus sábios e escritores tem a minha admiração e o meu carinho. Passaria longas temporadas aí com certeza, mas não moraria muito tempo fora do Brasil.
Helena Bäuerlein
Concordo com o Eymard . A França continua tendo no Brasil atual, uma importância cultural, a mesma que tinha muitos anos atrás, quando nossas avós e bisas aprendiam o francês nas escolas ( eu ainda tive aulas de francês no ginásio !), falavam francês e seguiam os moldes franceses de etiqueta .
Me surpreendi outro dia, lendo um caderno de receitas da minha avó, com uma receita de Crème Bavarois , dentre outras receitas francesas.
Me surpreendi com a resposta dos marroquinos. Acho que nesse caso é uma relação de amor e ódio !
Níobe A. peixoto
J´aime la France. La culture et tout que J´ai vécu au cours de notre voyage de 30 jours à Paris. J´ai aimée flâner dans les rues et decouvrir la histoire dans quelque coin.
gabebritto
Achei incrível esse amor e admiração dos marroquinos. Nunca vivi aí, mas nas vezes que fui, sempre tive a impressão de que eles (junto com todos os imigrantes africanos) eram discriminados.
Eymard
Interessante o artigo e os seus comentários sobre ele. Tão longe, tão perto. De certo modo nossas respostas representam um tanto de idealizaçãonpois ao contrário dos vizinhos, nossas relações com a França acabam sendo mais de carinho, de afeto, de cultura do que de política ou de economia.