por Rodrigo Lavalle
O blog de moda The Cut recentemente publicou um artigo no qual comparava o comportamento de duas atrizes norte-americanas que se mudaram para Paris – total ou parcialmente – por causa de seus maridos franceses.
De um lado temos Scarlett Johansson. A loira andou reclamando na mídia americana que os parisienses são mal educados, grosseiros e que eles a empurram na rua. Alguns franceses concordaram, outros discordaram e alguns ainda disseram que em Nova York (onde ela vivia anteriormente) é igual ou pior e a mandaram voltar para casa. O ocorrido ganhou até mesmo uma matéria no jornal Le Figaro. Para piorar a sua situação, dizem que Scarlett não se interessa em aprender o francês.
No vídeo abaixo (em inglês), Scarlett reclama sobre a “falta de educação” parisiense.
http://youtu.be/p-s8KY7fDX4
Do outro lado temos Natalie Portman. A morena é só elogios aos franceses em suas entrevistas e se arrisca a falar o idioma mesmo com o sotaque carregado. Além disso, seu estilo é bem ao gosto dos parisienses: chique, elegante, discreta e misteriosa. Virou a queridinha da imprensa.
Matéria interessante pois, transpondo-a para o nosso métier, podemos também observar esses dois comportamento nos turistas.
Há aquele tipo que possui uma preocupação, um cuidado e um interesse em entender a cultura e os costumes locais; que está aberto às novas experiências e não se deixa abater pelos contratempos. Esse vai conseguir absorver mais de tudo e também vai ser mais facilmente absorvido pelos locais.
Contrapondo-se, há o que encara aquilo que é diferente do que se tem “em casa” como algo difícil, incômodo ou mesmo errado; que não faz o esforço para se enquadrar às “leis” locais e espera que o contrário aconteça. Nesse caso a tensão e a aspereza da situação tendem só a aumentar.
Nessas horas lembre-se: você não vai vencê-los, portanto junte-se a eles.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
69 Comentários
Estela
Se acham os Parisienses mal educados é que não estiveram em Madrid (risos). Estive varias vezes em Paris, e diria que cada vez mais mudou o comportamento com os turistas: fala-se mais em inglês, estão mais simpáticos e tranquilos.
Renata
Vou ser sincera, vi franceses mal educados sim. Mas com nosso tradicional bom-humor e simpatia de brasileiros, rapidinho fazemos piada disso e vira tudo uma festa, até mesmo pro mal educado que depois riu, de repente sem nem mesmo entender o motivo da piada.
Daniela Carvalho
Prezados, Fui a Paris com o meu marido já esperando a falta de educação deles, pesquisei bastante antes de ir sobre os costumes da cidade e tive uma boa surpresa, inclusive em um dos restaurantes que fomos, o garçom ate despediu com um “obrigado”. Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo e não deve ser fácil para os parisienses ter no seu cotidiano que dar informações o tempo todo para turistas do mundo inteiro. Gosto de ser discreta, de falar baixo e incomodar o minimo possível e vi muita fata de educação de turistas, principalmente chineses. Então como já foi dito temos que fazer nosso dever de casa. Não podemos esperar de outros povos a cultura que temos aqui no Brasil.
Gilsara Costa
Como sempre, Rodrigo, você é impecável em sua fala. Você disso tudo: os franceses são para nós o que somos para eles! Educação e cordialidade não faz mal a ninguém! Abraço,
Marcos
Noto em turistas brasileiros em geral (ja vai o estereotipo; americanos pior ainda) um comportamento que em nada ajuda na aceitação dentro de uma cultura diferente da nossa. O pessoal não estuda, não faz a lição de casa, não sabe que na escada rolante tem que ficar em uma determinada posição, não guarda a camera enorme antes de entrar em um ambiente fechado, fala alto. Um dia, vi o Zeca Camargo entrando em uma farmácia e queria comprar um pente. Falava aos berros com suas amigas, perguntando como se diz pente em francês. Evidentemente, a garota do caixa ficou incomodada com o barulho, como eu também fiquei. Os turistas não olham para o lado, e não se dão conta que o espaço privado não deve ser invadido, seja pela fumaça do cigarro, ou pela voz irritante do sujeito que acha que é o rei por estar em Paris, onde ele não é nada mais que um outro qualquer. Não tem nada errado com parisienses, que estão à trabalho, e se sentem invadidos por um povo que não respeita as regras do lugar por simples desconhecimento e ignorância. Fazer a lição de casa é super importante, ou terá que aprender com a experiência.
Bruna
Paris é indiscutivelmente linda, mas os parisienses não são nenhum pouco cativantes. Penso como Scarlet, mas, por Paris, posso muito bem me passar por Natalie! 😉
Lucalerina
Os incomodados que se mudem. Eu sou fã dos franceses e já morei lá… Amo está cidade!!!! Volta para o seu mundinho scarllet
Sophia
Não sou Natalie, nem Scarlett. Sou eu mesma. Gentileza e grosseria há em qualquer cidade do mundo. A princípio, seja gentil e receberá gentileza como pagamento. Se mesmo sendo gentil você recebe uma grosseria, defenda-se. Expressão corporal é linguagem universal.
Laudelina
Não tive qualquer problema em Paris,isso sem falar sequer o idioma,os franceses foram super cordiais e procuravam até falar espanhol para que eu os entendessem,a educação é uma rua de duas mãos…C’est la vie .