Os franceses são alvos recorrentes da mídia internacional. Os artigos possuem sempre um traço humorístico na listagem das características e contradições destes seres singulares, os habitantes da França.
Este interesse excessivo não seria uma forma de amor? Talvez o french bashing esconda um inconfessável desejo de ser como o modelo criticado.
A última listinha do Buzz Feed, comentada em seguida pela Vanity Fair, começa o teste How French Are You com o tema clássico das greves:
. You’ve gone on strike at least once in your life
. You don’t remember why
Uma apresentação divertida que brinca com o grau de conscientização política do francês.
E que falta esta conscientização faz em certos momentos e em certas sociedades, não é mesmo?
Em seguida o tema da gastronomia vem à tona:
. You like your cheese stinky.
. Super stinky.
. Soul-crushingly stinky.
. You’ve tasted raw oysters.
. When you see a duck, you think about a duck confit.
Minha filha, recentemente, lembrando-se da sua adolescência em Paris, agradeceu ao meu marido todos estes queijos fedorentos que ele comprava para ela. É um prazer vê-la, hoje adulta, degustar um queijo “feito”, daqueles que escorrem pelas beiradas, daqueles que não podemos colocar na geladeira, não podemos deixar na cozinha e no final o alojamos no beiral externo de uma janela com vidros duplos transformada na ocasião em janela “anticheiro”.
E quando fico muitos meses no Brasil, festejo a volta para meu endereço parisiense com um delicioso confit de canard, a coxa do pato cozida e conservada na própria gordura. Sublime. Ou então com um imenso plateau de frutos do mar, alguns crus outros cozidos. E foi aqui que aprendi a degustar o melhor e o mais perfumado bichinho marítimo, o ouriço.
Continuando a listinha, o jornal pergunta:
. You don’t like rich people.
. Nor successful people
O verdadeiro francês preza a discrição e uma certa reserva. Ele não gosto de sinais exteriores de riqueza evidentes e de comportamentos sociais espalhafatosos. A distância é longa entre discrição e não gostar de ricos ou de pobres.
E a lista chega na questão fundamental:
. You don’t believe in God.
. But you believe in free healthcare.
. And free education.
Os franceses estabeleceram a separação entre Estado e Igreja, exemplo que deveria ter sido seguido por todos os países. Eles acreditam ainda ser possível educação gratuita e seguro social para todos. O Estado francês está endividado e a Comunidade Européia o pressionada no sentido da redução da dívida interna. Aguardamos todos a fórmula certa que será capaz de salvar um dos melhores sistema de saúde do mundo.
A lista é longa e eu paro por aqui. Leia os textos originais e, quem sabe, você também gostaria de ser francês.
LuciaC, antiga companheira de estrada neste blog, me enviou os links abaixo.
Veja o artigo completo da BuzzFeed aqui.
Veja artigo completo da VanityFair aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
38 Comentários
Sophia
Lina, estou rindo muito… Meu afilhado de um ano e meio é alucinado por aves (inclusive pelos pombos estropiados, que já comentei em outro post). Fomos ao Jardin d’Acclimatation e ele ficou encantado com os patos (e as outras aves soltas). Enquanto corria atrás dele, eu só conseguia pensar “acho que vou ter que jantar confit de canard”.
Fui ver a lista original no Buzz Feed e me diverti mais ainda.
jorge fortunato
Tenho uma amiga casada com um francês que não bebe vinho nem come queijo.
vicky nehme
cada pais tem o lado positivo e negativo, mas me desculpe brasil, a beleza da frança, de paris , nao tem igual, eu adoro brasil, sim temos muitas coisas boas, mas agente nao pode ganhar da frança, nunca, chega em paris e olha a construçao maravilhosa, olha a beleza chiquee no mesmo tempo simples…NAO TEM IGUAL…
Juarez
Vovô Louis Montclerc Chevreuil, era bretão de Fougères,desconheço terra mais linda e bela como a França.
Heloisa Luz
Em se tratando de tudo que diz respeito a França, eu confesso que sou radical: pra mim não tem discussão, a França é o Paraíso na Terra… rsrsrs
Sandra Holanda
É verdade esses pontos do conexão Paris mas , nem todos os franceses são assim tem os exagerados também , tem os que não gostam de beber vinho , não comem queijos ou degustam raramente é o caso do meu genro frances , um médico estudioso que pondera nos industrializados A França tem muito a nos ensinar só que não é paraiso nós brasileiros costumamos a admirar o Pais do outro se esquecendo do nosso querido e belo Brasil com um magnífico sol e as mais belas praias do mundo com uma areia branca fina linda que eles franceses admiram muito e quando chegam aqui curtem , nossa mesa linda e farta de tantas frutas deliciosas e nossos crustácios deliciosos e farta a quantidade dos pratos ,A agua em grande quantidade dos nossos rios o AMAZONAS o maior do mundo em volume de agua são tanto rios nossas florestas que lindas nosso Pantanal com uma fauna de dar enveja a todos os Paises do Mundo porque não tem tanta vida animal e selvagem tantos pássaros belos eu falo do meu Pais não da política .
Carmen
Adoro a França! Meu tataravô era francês (Jacques) e talvez venha daí esse amor. Abraços aos franceses!
Roosevelt de Menezes
E pra isso bastaria ter um pouco mais do autruismo do querer o bem, trabalha do duro, para o bem vomum. Atravéz de politicas públicas que de fato preparassem nossa nação para o futuro.
Um bom comiço seria exterminando políticos ladrões e dando educação de qualidade refleciva a nossa gente.
Ilda
César, nenhum lugar é o paraíso na Terra, todos tem suas mazelas.
César Aragão
Não acho que a França é o paraíso na terra,mas é fato de que temos muito a aprender com ela.