Antigamente, na praça da Bastille, existia uma estação ferroviária e o seu acesso era feito através de um viaduto que conduzia os trens até o interior da Gare. No lugar desta estação, hoje temos a feia Opera Bastille. Mas o viaduto foi preservado e se transformou em ponto de encontro para aqueles que gostam de caminhar e correr.
Os arcos do viaduto foram fechados e se transformaram em lojas ocupadas por artesãos de diversas áreas: joalheiros, fabricantes de objetos de couro, de botões, de tapeçarias… A lista é longa. Hoje ele se chama Viaduc des Arts.
E a parte de cima virou um longo e estreito jardim suspenso chamado Promenade Plantée – ou Coulée Verte – que atravessa o 12ème bairro de Paris. Ele possui 4.5 km e termina no jardim de Reuilly.
Um verdadeiro prazer correr ou passear neste jardim suspenso e que nos oferece uma vista privilegiada deste bairro residencial e tranquilo.
Às vezes a Promenade Plantée “atravessa os imóveis”.
Outras ela passa na altura das janelas e dos apartamentos que a circundam.
Vale a pena sair dos circuitos turísticos e conhecer este espaço frequentado essencialmente pelos moradores do bairro.
Como chegar: de metrô descer na estação Bastille e pegar a rue de Lyon do lado direito da Ópera. Logo em seguida à esquerda começa a avenida Daumesnil e o Viaduc des Arts.
Todas as fotos da Promenade Plantée foram gentilmente cedidas por Ricardo Nonato.
Clique aqui para entrar no site do Viaduc des Arts e da Promenade Plantée.
Conheça os apartamentos para alugar na região da Promenade Plantée da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
47 Comentários
Aurea Borne
Conheci a Promenade Plantée ano passado… há muito procurava saber onde era o local que vi pela primeira vez no filme Antes do Por do Sol. Adorei, mesmo sendo naquele início de primavera muito frio e não estando tão exuberante. Vale muito a pena!
Laura
Conheci a Promenade Plantée na minha última ida a Paris, em setembro de 2013 (minha quinta visita à cidade) e adorei!! Incrivelmente ouvi falar dela não lendo sobre Paris, e sim sobre NY, pois falava que o Highline Park foi inspirado na Promenade, e fiquei curiosíssima!! Valeu muito o passeio…e realmente tem muita gente correndo lá, mas a mim não incomoda (talvez pq eu tb corra…hehehe). Não só as plantas são lindas quanto os prédios em volta, e podemos ver muitos apartamentos, todos estilosíssimos, por dentro (tenho essa mania de “espiar” pra dentro das casas e imaginar quem mora ali, etc)!! Um programa interessante e “off-turistão” é fazer toda a caminhada da Promenade de manhã e depois ir em direção a Bercy e almoçar no Bercy Village, que é uma delícia de lugar, cheio de restaurantes charmosinhos e lojas bacanas (tem uma Sephora e uma Fnac grandes e vazias). Depois do almoço é legal atravessar a passarela Simone de Beauvoir em direção à Biblioteca François Mitterrand e caminhar um pouco por ali, que é uma região mais “modernosa” e me lembrou muito La Défense.
Tadeu
Estive cinco vezes em Paris e por incrível que pareça como tem coisas belas para conhecer! E as duas últimas vezes fiquei na Bastille e não conheci este jardim que deve ser muito interessante.boa dica para a próxima visita.
Mauricio Christovao
Claudia Oiticica: Concordo com você. Em alguns(poucos) locais, um pouco mais escondidos, vi umas figuras meio estranhas. Mas como era domingo, e estava muito movimentado, não gerou nenhum estresse. Não sei como seria durante a semana…
Maria Raquel
Paris é um sonho que ainda não pude realizar. Mas eu chego lá!
Madá
Cláudia Oiticica, que saudades dos seus pitacos! Bjs
Pessoal, aproveito para dizer que as lojinhas sob os arcos dessa “promenade” são bem diferentes e lindas.
Crika
Acabei de voltar de lá! Chocada por não te conhecido antes….tão lindo. Super recomendo, mesmo. Inveja branca dos moradores daqueles apartamentos que ladeiam o caminho.
Meu marido corre, sou totalmente a favor de quem corre, MAS…os corredores incomodam um pouco sim. Hoje, especialmente, eram muitos, e vc vive dando licença para que eles possam seguir caminho. Pelo público que estava lá, com a intenção de contemplar aquelas rosas lindas e tudo mais, acho que eles poderiam correr em outro lugar. Mas sei que a democracia é isso mesmo então, apenas registro o comentário.
Cláudia Oiticica
Passeio lindo para quem gosta de lugares mais contemplativos. Conheci há uns cinco anos e adorei. Não sei se foi um caso isolado, mas em alguns trechos mais desertos tinha um pessoal meio mal encarado.
Grazi, é sim! Tem uma cena do maravilhoso filme gravada lá.
mara
Oi, Rodrigo, tudo bom?
Todos já disseram ser um passeio muito legal, e eu pude confirmar.Aproveito para tirar uma dúvida: a promenade plantée não chega até o Bois de Vincennes? Esse é igualmente um lugar lindo, dica do CP, claro, e um excelente passeio também.
Abr
Rodrigo Lavalle
Mara, a Promenade Plantée chega no jardim de Reuilly, um imenso gramado.
Abraços.
Flávia
Esse caminho e mesmo um sonho, nem parecia que estávamos ao lado da confusão da Bastille entre turistas e estudantes, reservamos uma tarde para “flanar” sem compromisso. Vale a pena fazer uma pausa para um crepe e um gostoso capuccino e assistir as crianças de uma escola próxima que se jogam nas praças da promenade para aproveitar um dia ensolarado!