Antigamente, na praça da Bastille, existia uma estação ferroviária e o seu acesso era feito através de um viaduto que conduzia os trens até o interior da Gare. No lugar desta estação, hoje temos a feia Opera Bastille. Mas o viaduto foi preservado e se transformou em ponto de encontro para aqueles que gostam de caminhar e correr.
Os arcos do viaduto foram fechados e se transformaram em lojas ocupadas por artesãos de diversas áreas: joalheiros, fabricantes de objetos de couro, de botões, de tapeçarias… A lista é longa. Hoje ele se chama Viaduc des Arts.
E a parte de cima virou um longo e estreito jardim suspenso chamado Promenade Plantée – ou Coulée Verte – que atravessa o 12ème bairro de Paris. Ele possui 4.5 km e termina no jardim de Reuilly.
Um verdadeiro prazer correr ou passear neste jardim suspenso e que nos oferece uma vista privilegiada deste bairro residencial e tranquilo.
Às vezes a Promenade Plantée “atravessa os imóveis”.
Outras ela passa na altura das janelas e dos apartamentos que a circundam.
Vale a pena sair dos circuitos turísticos e conhecer este espaço frequentado essencialmente pelos moradores do bairro.
Como chegar: de metrô descer na estação Bastille e pegar a rue de Lyon do lado direito da Ópera. Logo em seguida à esquerda começa a avenida Daumesnil e o Viaduc des Arts.
Todas as fotos da Promenade Plantée foram gentilmente cedidas por Ricardo Nonato.
Clique aqui para entrar no site do Viaduc des Arts e da Promenade Plantée.
Conheça os apartamentos para alugar na região da Promenade Plantée da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
47 Comentários
Cesar Guimaraea
Estive em Paris no final do ano com minha família e tiramos um dia p conhecer!! Foi incrível!! O dia está lindo, sol, céu azul e, embora inverno, a temperatura estava agradável, em torno de 12 graus!! Foge dos roteiros tradicionais e parace que você vive um pouco o dia-a-dia dos parisienses!! Muitas pessoas caminhando, correndo, se exercitando; outras simplesmente lendo, jogando conversa fora, namorando nos diversos bancos existentes. Vale muito a pena!!!
Danielle
Boa noite!
Rodrigo, ouvi falar deste jardim pela primeira vez em uma aula de jardinagem que fiz em São Paulo, no parque do Ibirapuera, adorei a ideia e desde então quero conhece-lo.
Vamos ficar perto da Bastilha e tenho disponibilidade para conhecê-lo a tarde no dia da minha chegada à cidade (em 17/09). Você saberia me informar se é interessante visitá-lo no período da tarde (praticamente ao pôr do sol)? O movimento na região do jardim e do Viaduc des Arts é grande esse horário?
Obrigada!
(estou adorando cada post de vocês!)
Rodrigo Lavalle
Danielle, o jardim em si é tranquilo. Se estiver um dia bonito pode ser que fique mais cheio mas nada que impeça o passeio. Vá para aproveitá-lo durante o dia.
Abraços.
Flávia
Oi Rodrigo
Estou vendo um apartamento no 12º, uma travessa da Rue Dausmenil, perto do metro de mesmo nome, é seguro? Gostamos de lugares menos turísticos.
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Flávia, é seguro e bem pouco turístico, até mesmo um pouco afastado do centro turístico da cidade.
Abraços.