A loja da Manufacture de Sèvres é para aqueles que gostam de objetos design ou para aqueles que procuram um presente ou lembrança da viagem.
As porcelanas da Manufacture de Sèvres foram criadas em 1740 à pedido de Madame de Pompadour, favorita do rei Louis XV. No início o local era um pequeno ateliê de cerâmica instalado no castelo de Vincennes.
Mais tarde ele foi transferido para a cidade de Sèvres e suas porcelanas ficaram conhecidas em toda a Europa. No século XIX, a Manufacture de Sèvres se tornou também o primeiro museu dedicado somente à porcelana.
Loja da Manufacture de Sèvres em Paris
Em Paris, temos uma pequena loja da Manufacture de Sèvres no centro da cidade, quase em frente ao Louvre.
Lá você encontra peças antigas e históricas reeditadas – as mais famosas ou ícones do acervo da empresa.
Tijela-seio criada para Maria Antonieta
Como, por exemplo, a famosa tijela-seio criada para Marie Antoinette, a pedido de Louis XVI. Nelas a rainha bebia leite, no seu castelo de Rambouillet. Diz a lenda que a tijela foi feita a partir de um molde do seio da rainha. Este objeto fascina pelo seu duplo aspecto, erótico e humorístico.
A tijela-seio fica pousada em um tripé ornamentado com a cabeça de um bode, animal preferido de Marie Antoinette. Ele está à venda na loja de Paris.
Bol do aparelho Sen de Antoine Boudin
Arte contemporânea
A Manufacture de Sèvres dedica também um grande espaço à arte contemporânea e possui várias parcerias com os maiores designers e artistas atuais.
Tijela-seio contemporânea
Em 2011 Sèvres convidou o designer Antoine Boudin para criar um aparelho de chá e café e ele imaginou a coleção Sen, inspirado na forma da tijela-seioseio. A tijela da coleção Sen se mantém de pé graças ao bico do seio que se encaixa no pires.
Coupe de champagne moldadas no seio de Kate Moss
A influência da tijela-seio de Sèvres está também presente no evento people da coupe de champagne moldada no seio de Kate Moss. A idéia veio da artista Jane MacAdam Freud, filha do pintor Lucian Freud e bisneta de Sigmundo Freud. Se inspirando no passado, Jane propôs à top model a “honra” de seguir os passos daquela que Sofia Coppola transformou em rainha do luxo e da festa. Esta coupe foi realizada para o 34 Restaurant, um endereço hype de Londres na ocasião do 40º aniversário da modelo e foi inaugurada com champagne Dom Pérignon de 1998.
Entrem na loja da Manufacture de Sèvres, vale a pena conhecê-la.
Manufacture de Sèvres: 4 place André Malraux, 75001 Paris. Metrô Palais Royal – Musée du Louvre, linhas 1 ou 7.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
2 Comentários
Isabela Almeida
Fantástico! Essas peças são ícones! Fiquei apaixonada pelo bol/seio de Marie Antoinette! Já tinha ouvido falar da fama porcelana de Sèvres, mas ver estas peças foi maravilhoso. Virou objeto de desejo. Bjs!
marta
Visitei a cidade da cerâmica como chamam o museu de sèvres, facil acesso desde paris.É passeio indicado para amantes das artes, verdadeira viagem no tempo da ceramica e porcelana.Ali aprendemos que as cenas retratadas nas peças eram primeiramente encomendadas a artistas que criavam desenhos exclusivamente para serem transportados pelos altamente qualificados artesãos , que fazem a fama se Sèvres até hoje . recomendo que reservem tempo , pois ali encontramos peças de vários países desde a antiguidade. Não deixem de visitar o jardim com esculturas contemporaneas.