A leitora Jeannie Miyazawa nos conta sobre a Cidade do Chocolate, da marca Valrhona, localizada a 1 hora de Lyon.
Por Jeannie Miyazawa, leitora do Conexão Paris
Na minha última estada em Lyon, aproveitei para conhecer a deliciosa Cidade do Chocolate, da marca francesa Valrhona.
Sou fã há anos dos chocolates Valrhona. Como há mais chocolates comercializados na matriz do que nas lojas, estava muito ansiosa por esta visita. Valrhona é um dos melhores chocolates do mundo e um dos mais apreciados pelos chefs chocolateiros.
Valrhona utiliza 20 tipos de cacaus para produzir 100 tipos de chocolates.
A história da marca é uma resposta ao mercado, uma resposta aos chefs pâtissiers que precisavam de chocolates de alta qualidade.
A cidade do chocolate é um local fechado onde há um itinerário de degustação. Na verdade, este itinerário é uma experiência puramente sensorial.
O chocolate, assim como o vinho, possui sabores intrínsecos e para identificá-los é necessário ter experiência e um paladar apurado.
No início você recebe um cartão com o qual você ativa fones e libera doses de chocolates a serem degustados. Você saboreia um por um, acompanhando o vídeo explicativo. A etapa seguinte é a identificação dos sabores que encontrou.
Começamos a degustação pelo chocolate amargo, depois chocolate ao leite…
O percurso inclui um espaço onde aprendemos os passos da fabricação do chocolate e a história da marca Valrhona.
E todas as vezes que encontramos o desenho da boca, significa que estamos diante de um distribuidor gratuito de chocolates a serem degustados.
Os bombons também estão dispostos para livre degustação.
Após a overdose maravilhosa de chocolate, chegamos na loja onde todos os produtos Valrhona são vendidos. Impossível resistir à tentação.
Sugiro que reserve meio dia para esta visita.
Segue o site: www.citeduchocolat.com
Nele você encontrará também cursos para amadores. Quem sabe um dia eu volto lá?
Informações práticas
A Cité du Chocolat se encontra na cidade Tain l’Hermitage e, de carro, você leva 1 hora saindo de Lyon. A partir de Lyon, outra opção seria pegar o trem TER até a estação Tain l’Hermitage/Tournon. Desta estação até a Cité du Chocolat são 5 minutos a pé.
A Cidade do Chocolate está aberta todos os dias do ano, menos 1° de maio, 19 de junho, 25 de dezembro e 1° de janeiro. Nas segundas das 10h às 19h; de terça a sábado das 9h às 19h. Domingos e dias feriados das 10h às 18h.
Um conselho: melhor fazer o percurso pela manhã ou na hora do almoço. Mais vazio.
Como ir de Paris até Lyon
- Avião: a viagem de avião dura 1h10. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem cerca de 2 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: passando pela linda Beaune, na região da Borgonha. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 6 horas de duração. Preços a partir de 15 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
No site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
eymard
Belo post. Esse chocolate é um espetáculo. Helena, lembrei de voce. Não há lugares perfeitos. Somente bons momentos em lugares especiais e imperfeitos.
Jeannie
O preço da entrada está incluída a degustação.
Larissa
Voltei semana passada da minha LiNDA e inesquecível viagem a paris!
Fui com a minha irmã e andamos muito a pé, de metrô e voltei de Versalhes de RER+metrô… deu tudo certo (graças ao aplicativo : Visitar Paris de Metrô) que é perfeito!!
Cidade linda ….lógico que tem seus defeitos!tipo: o cheiro do metrô…!! Mas voltei encantada de lá….espero poder voltar um dia… e já coloquei na minha lista essa visita a Cidade do Chocolate!!
Parabéns pessoal do CP e muito obrigada mais uma vez!!
Maria Cristina
Que delicia de reportagem!!!
Olhei o site indicado e verifiquei que a tarifa para adulto e de €7,80, vocês sabem se neste preço está incluída a degustação?
Grata.
Rodrigo Lavalle
Maria Cristina, sim, está.
Abraços.
Rogerio Figueiredo
Estive em Paris em julho de 2015, os franceses que me perdoem, mas Paris perdeu quase todo charme, já não é a mesma de 1988 quando lá estive pela primeira vez. Agora ví muita desordem, tumulto e transito sem controle, excesso de vendedores ambulantes, muita gente estranha, monumentos sem conservação, preços exorbitantes, bastante sujeira e pela primeira vez senti MEDO da cidade… Agora, quando retornar à França não vou mais a Paris, vou em busca do charme perdido no interior, quem sabe, por lá encontro o charme que encontrei em muitas cidades de Portugal: Porto, Aveiro, Coimbra…