Se você quiser escapar da visita turística padronizada do Mont Saint Michel leia com atenção este artigo.
O Mont se encontra no interior de uma baía chamada Saint Michel e, na maré baixa, a travessia desta baía é uma aventura inesquecível.
A região possui excelentes guias com propostas variadas. De acordo com o ponto de partida, a travessia pode durar apenas algumas horas ou o dia todo. Se você topar esta proposta, escolha a excursão mais adaptada ao seu preparo físico.
A travessia é possível a ano todo. Eu não a faria no inverno. Se você não estiver acostumado com frios intensos, evite os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. De abril a outubro o passeio é feito em short ou bermuda e pés descalços na areia fininha e argilosa do fundo da baía.
Na mochila coloque sapatos, um impermeável leve, um casaco de nylon, protetor solar e um chapéu. Nos meses de março e novembro a água está mais fria e é necessário botas de borracha que podem ser alugadas por 1 euro. Na hora da reserva, precise que deseja alugar botas. Leve também um gorro ou boné de lã, luvas e uma troca de roupas.
Kátia, Michèlle, Claudia e Ana Paula nos enviam as fotos de uma maravilhosa travessia – final de abril – de quase quatro horas com ponto de partida e chegada no Mont Saint Michel. Aqueles que não gostam de caminhadas ida e volta pelo mesmo caminho podem escolher outras opções. Os guias são formados e dominam os horários das marés e conhecem os pontos das famosas areias movediças da baía.
Em certos momentos minhas amigas caminharam sobre fundos relativamente secos, em outros se divertiram com a experiência de afundar devagar nas areias movediças (não se preocupe, não tem perigo algum) e algumas vezes atravessaram poças com água até o joelhos. Por isso, independente da época do ano, vista um short ou bermuda
Deixo com você o link do guia escolhido pelas amigas: www.chemindelabaie.com
Como ir de Paris até o Mont Saint Michel
Existem várias maneiras de ir de Paris até o Mont Saint Michel:
Opção 1: A maneira mais fácil para o turista é ir com ônibus de excursão para bate e volta de 1 dia ao Mont Saint Michel. Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.
Opção 2: As pessoas alérgicas a grupos podem ir de trem TGV. Essa opção é um pouco complicada pois é necessário fazer uma troca (de trem para ônibus) na cidade de Villedieu les Poeles. O horário do trem TGV e o horário do ônibus são coordenados.
Além disso, só há um horário de ida (por volta das 7 da manhã) e um horário de volta (por volta das 18h) por dia.
Clique aqui para fazer a pesquisa, saber o valor das passagens e fazer sua reserva.
Opção 3: Se o turista quiser alugar um carro ele vai pegar a auto estrada A13 direção Rouen. Em seguida a Nationale 175 direção Avranches e enfim a direção Mont Saint Michel. Tempo da viagem: 4 horas.
Clique aqui para ver as tarifas das principais locadoras de carro francesas e fazer sua reserva.
Ingressos para o Mont Saint Michel
Os ingressos para o Mont Saint Michel podem ser adquiridos com antecedência aqui.
Leia também:
- Visita inteligente do Mont Saint Michel
- De Paris ao Mont Saint Michel via Saint Malo 1
- De Paris ao Mont Saint Michel via Saint Malo 2
- Um hotel inesquecível perto do Mont Saint Michel
- Como ir ao Mont Saint Michel
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
77 Comentários
Anna
Olá. Gostaria de saber se só pode se chegar ao Mont Saint Michel a pé ou se for de ônibus (ou van) vai até lá, porque irei com minha mãe que já tem 76 anos e ela não caminha muito. (resposta por e-mail, por gentileza)
Lina
Anna
Não respondemos por email. O Mont Saint Michel tem um ônibus que liga o estacionamento de carros e vans até a entrada.
Bianca
Lina, estou com uma dúvida.
Vou primeiramente a St. Malo, e no dia seguinte quero ir cedo ao Mont Saint Michel, sabe se tem ônibus que liga St. Malo ao Mont? Ou se é possível apenas ir de carro?
Ou ainda se tem outro trajeto, como pegar um trem de St. Malo a Potorson e então um ônibus ao Mont? Estou meio perdida, pois quero ir bem cedo para o Mont para ver o fenômeno da maré às 10h do dia 10/08, pensei em chegar até 7:30 e ficar até meio dia, para então voltar a St. Malo aonde pego o trem no início da tarde para Paris.
Muitíssimo obrigada pela ajuda
Kelly Amaral
Lina, se eu for a Mont num domingo e voltar na segunda em setembro vou encontrar alguma coisa fechada ou posso ir sem medo?
Lina
Kelly
No Mont tudo fica aberto. Não se preocupe.
Diogo Villa Verde Bastos
Lina! Muito obrigado pela ajuda!
Acabou que não fiz a trilha, porque tava MUITO frio! Peguei neve, meu carro atolou na neve antes chegar na cidade…isso em plena lua de mel! hahaha
Mas fora os momentos de tensão, foi perfeito! Gostei MUITO do lugar, da estrada, da vista, tudo, tudo, tudo…pra mim, foi melhor que Paris!
Lina
Diogo
Melhor que Paris! Então você gostou mesmo! Volte sempre.
Luna
Lina,
Sabe dizer se a visita noturna acontece todos os dias? Pelo que eu entendi, a vantagem de ficar lá dentro é a tranquilidade e essa visita, enquanto se hospedando fora temos uma cidade com vida noturna. É isso? Se eu me hospedar dentro, como ficam as refeições? Só consigo jantar no meu hotel? Obrigada!
Lina
Luna
Para ver o Mont à noite você tem que se hospedar em um dos hotéis intra muros. E poderá jantar nos restaurantes do Mont Saint Michel.
Monica
Gostaria de tirar duas dúvidas com relação a visita ao MSM;
Existe possibilidade de não poder sair de dentro das muralhas em determinado horário em função da tábua de maré ? Hospedando-se fora das muralhas , é possivel fazer a visitação noturna no Monte?
Obrigada
Lina
Monica
O Mont Saint Michel está fechado à noite. Se quiser visita noturna terá que se hospedar intra-muros.
Você não fica ilhada momento algum.
Diogo Villa Verde Bastos
Olá! Estou indo em duas semanas para Paris em lua de mel. Ouvi falar do Mont Saint Michel, e já reservei um hotel nas proximidades e o carro para fazer o traslado. Quero fazer esta travessia a pé, mas não estou conseguindo entender muito bem o site – todo em francês. Tenho um inglês ótimo, mas nadica em francês.
Assim, gostaria de pedir o auxilio de vocês em escolher qual a trilha mais tranquila a ser feita (não muito longa), os valores, e como faço para reservar (com botas).
Lina
Diogo
Aconselho escolher a travessia que se chama Chemin du Marquis com 3.30h de caminhada.
Clique nesta opção e verá mais informações. Preço: 10 euros por pessoa. Em seguida clique em reserver.
De todas as maneiras, no site você tem um email de contato. Escreva para eles em inglês.
Elba Augusta
Fiz o passeio para o Mont Saint Michel em outubro de 2012 e tive a informação que não se pode mais fazer a travessia a pé.
Existe um transporte agora que as pessoas são obrigadas a pegar se quiserem chegar até lá.
Eu gostaria muito de ter feito a pé, pela areia, mas não foi possível.
Lina
Elba
A travessia citada no artigo acima ainda pode ser feita. Não se trata do acesso ao Mont, aí sim. É feito com ônibus.
A travessia acima é da baia do Mont Saint Michel.