Se você quiser escapar da visita turística padronizada do Mont Saint Michel leia com atenção este artigo.
O Mont se encontra no interior de uma baía chamada Saint Michel e, na maré baixa, a travessia desta baía é uma aventura inesquecível.
A região possui excelentes guias com propostas variadas. De acordo com o ponto de partida, a travessia pode durar apenas algumas horas ou o dia todo. Se você topar esta proposta, escolha a excursão mais adaptada ao seu preparo físico.
A travessia é possível a ano todo. Eu não a faria no inverno. Se você não estiver acostumado com frios intensos, evite os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. De abril a outubro o passeio é feito em short ou bermuda e pés descalços na areia fininha e argilosa do fundo da baía.
Na mochila coloque sapatos, um impermeável leve, um casaco de nylon, protetor solar e um chapéu. Nos meses de março e novembro a água está mais fria e é necessário botas de borracha que podem ser alugadas por 1 euro. Na hora da reserva, precise que deseja alugar botas. Leve também um gorro ou boné de lã, luvas e uma troca de roupas.
Kátia, Michèlle, Claudia e Ana Paula nos enviam as fotos de uma maravilhosa travessia – final de abril – de quase quatro horas com ponto de partida e chegada no Mont Saint Michel. Aqueles que não gostam de caminhadas ida e volta pelo mesmo caminho podem escolher outras opções. Os guias são formados e dominam os horários das marés e conhecem os pontos das famosas areias movediças da baía.
Em certos momentos minhas amigas caminharam sobre fundos relativamente secos, em outros se divertiram com a experiência de afundar devagar nas areias movediças (não se preocupe, não tem perigo algum) e algumas vezes atravessaram poças com água até o joelhos. Por isso, independente da época do ano, vista um short ou bermuda
Deixo com você o link do guia escolhido pelas amigas: www.chemindelabaie.com
Como ir de Paris até o Mont Saint Michel
Existem várias maneiras de ir de Paris até o Mont Saint Michel:
Opção 1: A maneira mais fácil para o turista é ir com ônibus de excursão para bate e volta de 1 dia ao Mont Saint Michel. Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.
Opção 2: As pessoas alérgicas a grupos podem ir de trem TGV. Essa opção é um pouco complicada pois é necessário fazer uma troca (de trem para ônibus) na cidade de Villedieu les Poeles. O horário do trem TGV e o horário do ônibus são coordenados.
Além disso, só há um horário de ida (por volta das 7 da manhã) e um horário de volta (por volta das 18h) por dia.
Clique aqui para fazer a pesquisa, saber o valor das passagens e fazer sua reserva.
Opção 3: Se o turista quiser alugar um carro ele vai pegar a auto estrada A13 direção Rouen. Em seguida a Nationale 175 direção Avranches e enfim a direção Mont Saint Michel. Tempo da viagem: 4 horas.
Clique aqui para ver as tarifas das principais locadoras de carro francesas e fazer sua reserva.
Ingressos para o Mont Saint Michel
Os ingressos para o Mont Saint Michel podem ser adquiridos com antecedência aqui.
Leia também:
- Visita inteligente do Mont Saint Michel
- De Paris ao Mont Saint Michel via Saint Malo 1
- De Paris ao Mont Saint Michel via Saint Malo 2
- Um hotel inesquecível perto do Mont Saint Michel
- Como ir ao Mont Saint Michel
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
77 Comentários
Adriane
Oi!
Muito legal tuas dicas. Gostaria de uma sugestão de hotel em S.Michel ou perto. Acabei de decidir com uma amiga que vamos ficar devido às tuas dicas.
Muito obrigada.
Abraço
Ieda
É um dos lugares mais maravilhosos do mundo,essa é a palavra para definir.
MARAVILHOSO!!!!
Andréa Dias
Lina, mais uma vez, obrigada pela preciosa dica! Bjos
Andréa Dias
Lina, como fazemos para chegar em Saint Michel, saindo de Paris? Qual a melhor forma? Obrigada. Abs.
Lina
Andréa
Tudo depende do que você entende por melhor forma. Se for a mais confortável, eu indico carro com chofer. Ohe aqui: https://www.conexaoparis.com.br/2009/06/12/precisa-de-um-guia-em-paris-traslado-do-aeroporto-para-paris-quer-visitar-giverny/
Pode também ir de trem até Rennes, pegar ônibus nesta cidade até o Mont. Neste caso durma por lá uma noite.
Pode também ir em viagem organizada com a empresa francesa Paris Vision.https://www.conexaoparis.com.br/2009/06/12/precisa-de-um-guia-em-paris-traslado-do-aeroporto-para-paris-quer-visitar-giverny/
Ou então alugue um carro. Passeio ótimo. Vá de trem até Saint Malo, conheça esta cidade, alugue um carro no dia seguinte para conhecer Saint Michel.Volte de trem.
Andréa Dias
Lina,
eu e meu marido iremos para Saint Michel nos dias 19 e 20 de outubro. Reservamos o hotel La Mère Poulard. É bom ou vc indica outro? Obrigada, Andréa
Lina
Andréa
Nunca me hospedei neste hotel. Mas ele é muito conhecido. Prefiro não indicar porque não conheço muito bem os hotéis que estão no interior do monumento.
Marcelo Pequeno
Ih! Comi mosca! Querendo exatamente fugir da visita padronizada, consegui passar a noite de 2/8/12 no MSM. Mas não andei descalço pela baía!!! Uma pena!!!
Para mim, ir e voltar no mesmo dia não é, definitivamente, uma boa idéia.
Dormindo-se pelo menos uma noite, pode-se vislumbrar a maré enchente e a preamar mais de uma vez. Isso sem contar que durante o fenômeno à tarde/noite as muralhas ficam repletas de gente e rola uma certa tensão na busca pelo “melhor lugar”. Já pela manhã, a dança da maré parece que fica muito mais bela.
Mudando apenas um pouquinho de assunto… alguém no CP já fez a visita noturna na abadia do MSM? Absolutamente sensacional!!!! Minha visita não foi exatamente noturna, já que entramos às 21h e o sol só foi se pôs por completo por volta das 22h15, mas vamos lá… na galeria coberta: Suíte nº 1 para violoncelo, de Bach (créditos para minha irmã Tatiana que reconheceu a obra quando, de volta ao Brasil, mostrei o vídeo). Na igreja da abadia: harpa (emocionei-me de verdade naquele momento!). No refeitório: clarinete. Tudo ao vivo!!! E além de tudo isso: o terraço oeste, o claustro, a sala dos cavaleiros… enfim cada centímetro de parede, chão e paisagens arrebatadoras!!!
Ei! Acabei me estendendo! Mas é que eu queria dizer que, caso tenha oportunidade, faça também a visita noturna da abadia. Vale muito a pena!!!
Cláudia Oiticica
O Mont Saint Michel é um dos lugares mais fantásticos que conheço. Na primeira vez que estive lá, dormi uma noite e da última fiquei dois dias inteiros. Dependendo do horário tem-se 2 visões completamente diferentes. Das 10 da manhã às 5 da tarde, a quantidade de turistas é tanta que para andar nas ruelas estreitas chega a ser complicado. Mas nem isso perde o encanto. Antes ou depois desse horário é uma paz indescritível. Quem quiser algo badalado, esse não é o lugar.
Fiz várias caminhadas pelas areias úmidas e também curti as “areias movediças” . Tenho fotos do morro de todos os ângulos, distâncias e horários. Vi muitos carneirinhos das patas pretas, os “prés salés”. Lá, também é possivel fazer passeios a cavalo. Amo esse lugar e pretendo voltar.
Maurício Christovão
Sophia: Acho que vou consultar a tábua de marés e levar uma bóia de cavalinho(espero que caiba na minha cintura).
Sophia
Mauricio Christovão, se furtar o colete já seria engraçado, pior ainda seria sair do avião carregando consigo o assento…
Cristiane Pereira
Selma,
a Torre Eiffel tem dois restaurantes, o 58 (leia mais aqui: https://www.conexaoparis.com.br/2009/07/09/restaurante-58-tour-eiffel/) e o Jules Verne ( https://www.conexaoparis.com.br/2008/10/22/entrem-conosco-no-restaurante-jules-verne-situado-na-torre-eiffel/ e http://www.lejulesverne-paris.com/). Jantei lá, no Jules Verne, no ano passado, com meus pais, irmã e cunhado, e nós gostamos muito. Pelo site do restaurante vc faz a reserva e confere os preços. O restaurante te responde (no e-mail que vc indicar) confirmando a reserva (quanto antes vc fizer, melhor, porque é um lugar muito procurado). Pra chegar lá vc pega um táxi e pede pra te deixar no pé da torre; há um elevador exclusivo de acesso ao restaurante; pra ir ir embora, a casa chama um táxi pra vc. Não é muito barato, mas a comida é boa, o atendimento é impecável e, o melhor de tudo, ver Paris anoitecer, de “dentro” e do alto da Torre (a altura corresponde ao 30º andar de um prédio), enquando vc janta com pessoas queridas e toma um champanhe ou um vinho, é uma experiência inesquecível. Eu repetiria, até mesmo sozinha.