Decidimos testar uma visita fora do padrão ao Mont Saint Michel. Ela é mais cara que um bate e volta e exige uma certa organização. Na nossa opinião, o Mont Saint Michel é tão especial que ele merece ser conhecido fora do circuito tradicional. Veja do que se trata.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Mont Saint Michel
Por ser um monumento que atrai turistas do mundo inteiro, a visita padrão – chegar ao MSM entre 11h e 14h, subir a rua principal, visitar a abadia e partir 2 ou 3 horas mais tarde – pode se tornar um pesadelo.
Li relatos de blogueiros ou viajantes desaconselhando a visita por causa do número insuportável de pessoas na ruela principal e a imensa fila para entrar na abadia.
Por acaso conheci uma das raras pessoas que moram no interior do MSM e ela me descreveu sua experiência cotidiana de andar no final da tarde pelas estreitas ruas do monumento acompanhada pelo canto das gaivotas e ter o pôr do sol somente para si.
Me dei conta que uma visita inteligente do MSM tinha que levar em conta uma pernoite nos hotéis situados no interior do monumento. Foi o que fizemos. A visita noturna é mágica e indescritível.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Nossa visita ao Mont Saint Michel
Hospedei-me no Hotel Mère Poulard (clique aqui e faça sua reserva), que se encontra logo após a entrada do Mont.
Em torno das 15h, saí do hotel para sondar a situação. A ruela principal ainda estava lotada.
Como tinha hora marcada no dia seguinte, pela manhã, com uma representante dos Monuments Nationaux, flanei sem rumo certo por becos e ruas.
Descobri que mesmo em hora de grande fluxo de turistas na ruela principal, os outros lugares estão quase vazios. Do portão de entrada até a abadia existe um caminho direto e é por ele que passam os turistas. Todos chegam com horários de retorno precisos e recebem instruções dos guias/choferes do caminho a ser feito.
Aqui sugerimos o contrário. Se topar nossa proposta, deixe sua mala no hotel e comece a descoberta do MSM pelos caminhos paralelos que passam pelo cemitério ou que contornam as muralhas, chamados Chemin des Remparts ou Chemin de Ronde. Se não puder pernoitar no Mont, também siga esta dica.
Todos estes caminhos nos levam até a entrada da abadia, são vazios e bem mais bonitos que a ruela principal.
Visitar o MSM na sua integralidade comporta duas escolhas: conhecer a cidadezinha que fica na parte baixa e visitar a abadia que ocupa a parte alta.
Antes da era do turismo mundial, o Mont Saint Michel era uma pequena cidade normal. Quando andar pelas ruelas tente imaginar que por aí tínhamos padarias, açougues, farmácias e bancas de jornais. A cidade termina na entrada da abadia.
Nesta nossa opção, leve em consideração os horários da visita da abadia. Sugerimos visitá-la no dia seguinte, cedo. Ela abre às 9h.
E, no dia da chegada, flane pela cidade até tarde da noite. À medida que escurece, as ruas se tornam misteriosas e o silêncio é impressionante.
E não se esqueça do pôr do sol.
Onde ficar no Mont Saint Michel
Importante precisão
Quando sugerimos dormir no MSM não nos referimos aos hotéis construídos na aglomeração chamada Mont Saint Michel onde se encontram também os estacionamentos para os carros dos visitantes. Estes são exteriores ao monumento. Estamos nos referindo a ficar hospedado no Mont em si.
Para que fique claro, de um lado temos o monumento Mont Saint Michel e de outro a aglomeração Mont Saint Michel. Os dois são ligados por uma passarela (veja a foto abaixo) por onde transitam os ônibus, chamados navettes. Os carros particulares e os ônibus de turismo ficam estacionados antes da passarela. Em seguida, os turistas são depositados aos pés do MSM pelas navettes gratuitas.
Hotéis no Mont Saint Michel
- Hotel Mère Poulard – 3 estrelas. Clique aqui e faça sua reserva.
- Le Mouton Blanc – 3 estrelas. Clique aqui e faça sua reserva.
- Les Terrasses Poulard – 3 estrelas. Clique aqui e faça sua reserva.
- Auberge Saint Pierre – 3 estrelas. Clique aqui e faça sua reserva.
- La Vieille Auberge – 2 estrelas. Clique aqui e faça sua reserva.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Dois detalhes da história do Mont Saint Michel
A história do Mont Saint Michel pode ser encontrada facilmente na internet. Gostaria de assinalar dois detalhes:
- O MSM, considerado uma “Maravilha do Ocidente”, está construído no coração de uma baía invadida periodicamente por uma das maiores marés da Europa. O monumento é lindo tanto na maré baixa, quanto na alta.
- A abadia é dedicada ao Arcanjo Saint Michel e a estátua do Arcanjo, que coroa a flecha do telhado, foi restaurada recentemente. Ela pesa 520 quilos e foi redourada com folha de ouro espesso. Sua cor durará provavelmente 50 anos. Um exemplar desta estátua se encontra no Museu d’Orsay, em Paris.
Dias e horários de funcionamento
- a abadia fecha dias 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro;
- aberta de 2 de maio até 31 de agosto das 9h até 19h;
- de 1° de setembro até 30 de abril das 9h30 até 18h.
Ingressos para o Mont Saint Michel
Para evitar filas, compre o ingresso da visita da abadia com antecedência (clique aqui).
Como ir de Paris até o Mont-Saint-Michel
Existem várias maneiras de ir de Paris até o Mont Saint Michel:
- Opção 1: A maneira mais fácil para o turista é ir com ônibus de excursão para bate e volta de 1 dia ao Mont Saint Michel.
Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.
- Opção 2: As pessoas alérgicas a grupos podem ir de trem TGV. Essa opção é um pouco complicada pois é necessário fazer uma troca (de trem para ônibus) na cidade de Villedieu les Poeles (o horário do trem TGV e o horário do ônibus são coordenados). Além disso, só há um horário de ida (por volta das 7 da manhã) e um horário de volta (por volta das 18h) por dia.
Clique aqui para fazer a pesquisa, saber o valor das passagens e fazer sua reserva.
- Opção 3: Se o turista quiser alugar um carro ele vai pegar a auto estrada A13 direção Rouen. Em seguida a Nationale 175 direção Avranches e enfim a direção Mont Saint Michel. Tempo da viagem: 4 horas.
Clique aqui para ver as tarifas das principais locadoras de carro francesas e fazer sua reserva.
Leia também
- Temos uma outra sugestão maravilhosa: um passeio a pé pela baía na maré baixa (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
46 Comentários
Patrícia
Obrigada Rodrigo! Vou fazer isso, seguir o fluxo pois a maioria provavelmente irá para o Mont! Abraços!
Patrícia
Comprei passagem para o Mont Saint Michel saindo de Paris e tinham várias opções de conexão. No horário que escolhi a conexão era em um lugar chamado “Villedieu les Poeles”. Nunca ouvi falar. Já comprei a passagem de trem de Paris até lá e de lá para o Mont Saint Michel juntas na SNFC. Acredito que a estação de trem seja perto da estação de ônibus pois tem 12 minutos para a conexão. Alguém sabe alguma informação?
Vi que agora todos os dias tem opção de conexão nesta cidade dependendo da hora.
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Patrícia, também nunca fomos ao MSM fazendo conexão em Villedieu les Poeles. Geralmente, nessas cidades pequenas, a estação de ônibus é ao lado da de trem. Siga o fluxo de pessoas pois a maioria estará indo para o Mont Saint Michel. Além disso tudo é bem sinalizado.
Vanessa Alves
Olá! Primeiramente gostaria de parabenizar o trabalho de vocês! Ajuda (e muito!) os turista de primeira viagem!
Estou indo para a França em Junho/17, com chegada em Paris na manhã do dia 10/6. Fico na cidade até 12/6, pois pego um ônibus para Londres às 23h. Como já conheço Paris, gostaria de fazer um passeio alternativo durante minha rápida passagem pela França, e me encantei com o Mont Saint Michel. Sei que a maioria dos blogs contraindicam o bate e volta Paris-Mont, mas para conseguir aproveitar um pouquinho de Paris E visitar o Mont Saint Michel, teria que fazer o roteiro de apenas um dia na ilha.
O melhor dia para a visita é 11/6. Não gostaria de ir com agências particulares, pois o passeio no Mont fica mais corrido ainda. Também vi que existe um trem noturno de Paris para Rennes (que seria perfeito para a minha programação!), mas está disponível apenas na madrugada de 11/6 para 12/6… Enfim, eu gostaria de saber se existe alguma outra forma de fazer esta viagem noturna. Sairia de Paris na noite do dia 10/6, com chegada em Rennes (ou no Mont Saint Michel) pela manhã do dia 11/6. Desde já, muito obrigada pela atenção!! 😀
Rodrigo Lavalle
Vanessa, no dia 10/06 o último trem sai de Paris às 20:00 chegando em Rennes por volta de 22:00. O último ônibus sai de Paris às 19:05 e chega em Rennes às 23:45. Não há viagem durante a madrugada nesse dia. Suas opções são: ir no último trem ou ônibus no dia 10/06 e dormir em Rennes ou no MSM, ir no dia 11/06 no 1° trem ou alugar um carro em Paris e sair bem cedo no dia 11/06.
Pedro
Boa noite, tudo bem?
Partindo de Paris, qual o grande inconveniente de comprar a passagem trem intercites+onibus na SNCF? Seria só a hora a mais de percurso?
Pergunto porque o combo ida e volta saiu por 35 o trecho. E via Rennes eu teria que comprar o onibus por mais 15 euros o trecho, não?
Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Pedro, sim, o incoveniente seria a hora a mais de percurso.
Luciana
Olá! Vou pra Paris em novembro e quero fazer um bate e volta ao Mont Saint Michel. Pelo site do SNCF, aparece o seguinte itinerário: Departing at : 07h38 FROM (STATION): PARIS MONTPARNASSE 3 VAUGIRARD – TRANSPORTEUR: INTERCITÉS
/ Arrivée à: 10h30 A la gare de : VILLEDIEU LES POELES Departing at : 10h40 From (station) : VILLEDIEU LES POELES – TRANSPORTEUR: COACH. O que é esse tipo de transporte Intercités? É o mesmo que TGV? Esse itinerário é recomendado? Alguém já fez?
Obrigada,
Luciana
Rodrigo Lavalle
Luciana, o trem Intercités não é o TGV. Como dissemos no artigo acima pegue o trem TGV na Gare Montparnasse com destino à cidade de Rennes e depois o ônibus até o MSM. A viagem de TGV Paris-Rennes dura cerca de 2h. Pesquise nesse site (coloque como destino “Rennes” e não o “MSM”): http://www.voyages-sncf.com.
Marta
Lina, antes de ir ao msm, li todas suas postagens e opções, que nao sao poucas.programei pra la estar, exatamente 29 de setembro, festa do Arcanjo, fazendo uma parada em saint malo, cidade corsaria incrivelmente conservada , ficando no hotel sugerido por vc, intra muros.pela manhã tomei ônibus e fui pra msm, assistindo a missa solene, subindo e descendo as charmosas vielas.Durante todo dia a agua recuou fazendo uma grande moldura dourada .a grande maré aconteceu durante a noite.
Conexao, continue com suas dicas didáticas, apresentando sempre as diversas formas de conhecer melhor a cultura francesa.
Lina, merci.
Leide
Bom dia! Estive em visita ao Mont Saint Michel em Abril, e realmente é um lugar especial que todos deveriam visitar pelo menos uma vez na vida. Fiquei deslumbrada com tanta beleza.
Yrlla Ribeiro
Quem não está hospedado no MSM consegue passear por lá á noite? ou o acesso fecha?
Rodrigo Lavalle
Yrlla, mesmo quem não está hospedado pode passear por lá à noite. Não é possível visitar a abadia, que fecha, mas você pode passear pela pequena cidade.
Neftalí
Excelente post! Dormir no MSM deve ser espetacular. Fui em abril passado, uma segunda feira em um bate volta de Paris, e não estava cheio, não peguei fila nenhuma. Lugar maravilhoso.
Porém, mais que ir por Rennes (que sim tem mais alternativas de horários), acho que é mais prático comprar na http://www.voyages-sncf.com passagens diretamente para o Mont Saint Michel, que inclui o trem e o ônibus que sai de Dol de Bretagne (depois de Rennes). Nesse caso o trajeto de ônibus dura meia hora ou menos, e por Dol ser muito pequena, é muito fácil e rápida essa combinação. A passagem ida e volta desde Paris, incluindo ônibus e o TGV, me custou 56 Euros, comprando antecipadamente. Imperdível! Abraço!
Mauricio Christovão
O MSM é um dos monumentos mais visitados da França. Acho que só perde para a Torre Eiffel. Fomos durante a semana, e mesmo assim estava bem movimentado. Acho que um domingo deve ser beirando o insuportável. Acho a ideia de pernoitar no interior do Monte bem interessante. Talvez uma noite misteriosa de lua cheia, quem sabe?