O Castelo de Versalhes é destino obrigatório para os brasileiros que visitam Paris. Mas, por trás de toda a beleza, o mais interessante é a história de todos que aí moraram, fatos diversos misturando glória, guerra, amor, infidelidade, egoísmo e humor.
Para descobrir essa história e conseguir de fato entender toda a dimensão do palácio, nada melhor do que fazer uma visita guiada pelo interior do palácio.
Por Fernanda Hinke, criadora dos passeios de bike do Meia-Noite em Paris
O que aprendemos durante visita guiada
- O Palácio de Versalhes foi construído em 1661 por Luís XIV como um ato de auto glorificação. Quando coroado rei, aos cinco anos, Luis XIV morava em Paris e Versalhes era um vilarejo onde a família real caçava.
- Luis XIV nunca se esqueceu de um fato da sua infância: quando, obrigado pela população revoltada a deixar o Palais Royal, sua antiga moradia, foi obrigado a passar a noite no frio, tendo como cama o chão gelado. Traumatizado, se tornou um rei desconfiado e não quis mais morar em Paris. E assim a capital do reino se mudou para Versailles.
- Longe do povo parisiense, Versalhes era a moradia de mais de 2 mil cortesãos que viviam em apartamentos de 60m2 dentro das dependências do castelo.
- Para distrair a nobreza, o rei organizava festas e peças de teatro várias vezes por semana. Sem contar o grande baile que acontecia todos os sábados.
- A hierarquia da ocupação do castelo era assim: no centro, os aposentos do rei, da rainha, a famosa galeria dos espelhos e as salas frequentadas pelos cortesãos. Na ala sul, os aposentos dos mais chegados ao rei, incluindo suas “prediletas”. Na ala norte, todos os outros.
A visita
Logo na entrada, visitamos a capela palatina, última obra de Luis XIV. O rei, já em idade avançada e casado com Madame de Maintenon que era muito católica, encomendou um afresco no teto com a santíssima trindade. No centro, seu auto retrato com o Espírito Santo iluminado.
Além de apreciarmos a beleza das obras, dos afrescos no teto, das esculturas, dos quadros, das tapeçarias, vamos descobrindo detalhes ocultos que passariam despercebidos como, por exemplo, os “L”s de Luís inter-cruzados nas pinturas.
Cada sala cumpria uma função na vida da corte: sala de comer, sala de jogar, sala de beber, sala de música.
Durante o percurso, a guia Zildinha nos relata também a história de sucessão dos três reis que ali viveram. Durante cento e sete anos Versailles foi moradia real, antes de se transformar em museu. Imaginem os detalhes sórdidos ou cômicos envolvendo a privacidade da corte, como por exemplo, a moda das perucas, lançada por Luís XIV para esconder sua cabeça careca, resultado de uma doença contraída quando tinha somente vinte anos.
O ponto alto da visita é a bela Galeria dos Espelhos onde acontecia o Grande Baile. Os dezessete grandes espelhos ali foram estrategicamente colocados para refletir o jardim. E as pinturas do teto relatam as vitórias da guerra e simbolizam a grandeza do reino.
Visitamos os aposento das três rainhas e Zildinha nos contou a historia da Maria Antonieta: nascida na Áustria, ela chegou a Versailles aos 14 anos sem falar francês. Tornou-se rainha aos 19 e foi guilhotinada aos 39. Ela ficou conhecida por ser erudita, gastar muito e adorar moda. E se enganou ao achar que o povo francês a adorava.
Para finalizar a visita, Zildinha nos sugere um passeio pelo estonteante jardim composto por 850 hectares, 50 fontes e 10.000 jatos de água.
Embalado pelas histórias da guia, deixe sua imaginação fluir e faça uma volta ao passado.
Para reservar sua visita guiada ao castelo de Versalhes com a Zildinha, envie um email para [email protected]
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
76 Comentários
Milleanne Casteliano
Rodrigo, boa tarde!!
Gostaria de saber como faz para conseguir o passeio de Versailles no 1º domingo do mês. E se também nesses casos tem direito a guia brasileiro?
Rodrigo Lavalle
Milleanne, o passeio guiada à Versailles com a guia Zildinha só acontece às quartas e sextas, clique aqui para saber mais.
clodoaldo Teixeira
Olá ! Tudu bem ?
Já estou curtindo seu trabalho a um bom tempo e finalmente tudo que li aqui me sera útil, viajarei a Paris em Março, contudo, estou querendo comprar ingressos antecipados e gostaria debalgumas sugestões para meu perfil de turismo. Há como você me ajudar ? Aguardovresposta obrigado e parabéns pelo belo trabalho.
Clodoaldo.
Rodrigo Lavalle
Clodoaldo, na nossa agência online Minha Viagem Paris você encontra ingressos para os principais monumentos em Paris e arredores, para o Museu do Louvre, para o Castelo de Versailles e também para o passeio de barco pelo Sena. Clique aqui e acesse.
Ana Laura Woiciechoski
Ola!
Gostaria de comprar passeio para o museu de Versailles entre os dias 10 e 14 de abril/17, com guia em português. Poderia me passar os valores e horários?
Rodrigo Lavalle
Ana, vamos entrar em contato por email.
Maria Medeiros
Olá, gostaria de uma visita guiada, com guia falando portugues, ao Palácio de versalhes, ala dos espelhos, jardins do palácio e gostaria de incluir visita guiada do Petit e do Grand Trianon e do “Hameau” da Rainha. Previsao da viagem inicio de setembro/2017.
Grata,
Maria Medeiros
Rodrigo Lavalle
Maria, iremos entrar em contato por email.
Cristina
Boa noite. Estou me programando para visitar Paris com minha familia no final de agosto. Meu pai e minha mãe são portadores de necessidades especiais ( ele usa cadeira de rodas e ela, uma bengala) e o sonho deles é visitar Versalhes. Estava me informando no site sobre condições de acesso e existe a informação de que ” disabled persons and their accompanying adult” não pagam ingresso. Achei muito legal essa iniciativa deles, mas fiquei com algumas dúvidas…..
– apenas meu pai (cadeirante) se enquadra nesse grupo ou minha mãe também ( por usar bengala)?
– todo o passeio ( ao menos por dentro do Palácio) pode ser feito pela pessoa que usa cadeira de rodas?
Desde já agradeço a atenção e parabenizo pelo site, fundamental para quem quer visitar Paris.
Abç
Rodrigo Lavalle
Cristina, os dois não pagam ingresso. Leia esse artigo sobre Paris e as pessoas com mobilidade reduzida: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/26/paris-e-pessoas-com-mobilidade-reduzida.
É possível visitar o castelo internamente de cadeira de rodas mas agosto é mês de férias e verão, a tendência é que Versailles esteja bem cheio. Escolha visitar o interior do castelo em um horário onde ele vai estar menos cheio (leia aqui: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/18/quando-e-como-visitar-versailles).
Melissa
estando em Montmarttre qual a melhro forma de chega ao Castelo de Versalhes?
Rodrigo Lavalle
Melissa, em qual endereço em Montmartre?
Cleo
Estou indo a Paris nesta quarta-feira, 30/04, vou participar da Maratona de Paris, como está o clima de Paris pós
atentado de Bruxelas?
Rodrigo Lavalle
Cleo, a segurança em geral na cidade e nos locais mais turísticos e movimentados está reforçada desde os atentados de 13 de novembro. O atentado em Bruxelas somente modificou a situação da estação de trem de onde saem os trens com destino à Bélgica.
Abraços.
Lara
Otimo post! Estarei em Paris em maio e vou me hospedar no Mercure Vaugirard Paris Porte de Versaille. Qual a melhor forma de chegar até Versailles?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Lara, na estação Porte de Versailles pegue o metrô linha 12 (direção Aubervilliers) e vá até a estação Montparnasse-Bienvenue. No térreo dessa estação pegue um trem comum até a estação Versailles Chantiers.
Leia nosso artigo completo sobre Versailles: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/18/quando-e-como-visitar-versailles.
Abraços.
Gláucia Castro
Olá! Parabéns pelo site! Completo e objetivo!
Estarei em Paris nos dias 22 e 23 de março, no Hotel Ibis Paris Place d’Italie e gostaria de visitar o Castelo de Versalhes. Qual a melhor forma de chegar até lá? É melhor comprar o ingresso com antecedência, on line?
E como funciona o Tour guiado pela Zildinha?
Desde já, agradeço a sua atenção e aguardo resposta! Muito obrigada!
Gláucia
Rodrigo Lavalle
Gláucia, na estação Place d’italia pegue o metrô linha 5 (direção Bobigny) e desça na estação Gare d’Austerlitz. Lá pegue o trem RER C5 (chamado VICKY) com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
Leia aqui mais informações sobre os tours guiados da Zildinha: http://www.minhaviagemparis.com.br/passeios-turismo-paris/visitas-guiadas-museus-paris.html.
Abraços.
Vanessa
Oi Rodrigo! Boa Tarde! Eu e o meu marido iremos em Abril visitar o Castelo e iremos estar hospedamos no Adágio na Rue Reuilly, 12 arr, vc nos fornece orientação de como chegar lá? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Vanessa, não sei em quem a na estação Faidherbe – Chaligny pegue o metrô linha 8 (direção Balard) e vá até a estação Invalides. Lá pegue o trem RER C5 (chamado VICKY) com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
Abraços.