Fernanda Hinke, criadora dos passeios de bike do Meia Noite em Paris, fez uma visita guiada à Ópera Garnier com a guia conferencista Zildinha. Abaixo, nos conta um pouco do que viu e aprendeu.
Por Fernanda Hinke
Sempre fui apaixonada pelo Fantasma da Ópera. Quando estive em Paris pela primeira vez, em 2008, fiz questão de visitar a Ópera Garnier para ver os detalhes do cenário que inspirou esta obra e descobrir se o “lago” no subsolo, onde morava o fantasma, existe de fato. A visita foi interessante, mas sem falar francês e sem ter uma guia, terminei frustrada sem descobrir a verdade.
Em minha visita à Ópera Garnier com nossa querida guia Zildinha, descobri que, sim, o “lago” existe no subsolo (embora acessível apenas para os bombeiros). E descobri muito mais!
A mais célebre ópera do mundo foi construída entre 1861 – 1875. Napoleão III inovou, promovendo um concurso para escolher o arquiteto que iria projetar a nova Ópera de Paris. Ao todo foram apresentados 171 projetos anônimos. Charles Garnier foi o vencedor, e em seu projeto estava escrito a famosa frase: “Ambiciono muito, mas espero pouco”.
Garnier, homem de origem simples e de muitas habilidades, cuidou de todos os detalhes da obra. O desafio era grande pois o terreno era irregular e no formato de um losango. O projeto o consolidou como o Veronese da arquitetura por introduzir a policromia na fachada, um choque na época.
A Ópera de Garnier foi um triunfo desde sua inauguração. Era um local para ver e ser visto. Embora os espetáculos mudassem apenas duas ou três vezes por ano, os homens frequentavam a ópera três vezes por semana (em geral, duas vezes com suas esposas e uma com suas amantes). As mulheres nunca repetiam seus vestidos e jóias. Os homens ofereciam jantares, jogavam cartas e fechavam contratos em seus camarotes, alugados por valores altíssimos.
O prédio inteiro é um teatro, são mais de 35 tipos de mármores e maravilhosos afrescos no teto.
A escada é uma cena antes da cena .
O grande Foyer é como a sala dos espelhos de Versailles, simplesmente espetacular, 15% revestido por folhas de ouro e 85% por galvanoplastia. Detalhe: cada lustre pesa 600 quilos.
Visitamos a grande sala de espetáculos que tem o tamanho equivalente a duas piscinas olímpicas. São 1.900 lugares com poltronas vermelhas e douradas para valorizar a pele das mulheres.
O palco comporta 450 dançarinos e 100 músicos. Os camarotes são suntuosos e escondem muitas histórias. Curiosidade: o famoso teto pitado por Marc Chagall foi instalado em 1964 sobre a pintura original, feita por Jules Eugène Lenepveu.
O lustre, de 8 toneladas, nunca caiu como sugere a história do Fantasma da Ópera.
Quando estiver em Paris, programe-se para assistir a um belo espetáculo na Ópera Garnier, mas não deixe também de visitá-la com a guia Zildinha para conhecer o prédio em si, sala por sala. Uma visita imperdível, com histórias de nobreza, arte, beleza, opulência, poder e traição. Para reservar sua visita guiada, escreva para a Zildinha no email [email protected]
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
13 Comentários
Cristiane Pereira
Gostaria de saber se a Zildinha ainda está fazendo este programa – sou fascinada pela Opera Garnier e tenho muito interesse nessa visita!
Rodrigo Lavalle
Cristiane, sim, escreva para ela no [email protected].
Abraços.
Luiza
Boa tarde,
Tem custo para fazer uma visita sem ser guiada?Está aberta para visita aos sábados e domingos? Quais os horários para vista? Vou a Paris em outubro e gostaria muito de visitar! Obrigada
Rodrigo Lavalle
Luiza, você pode visitar a Opéra Garnier sozinha. O ingresso custa 10€. Veja mais informações no site oficial: http://goo.gl/jlRrcQ.
Abraços.
Eudes Lucena
Bom dia!gostaria de saber qual o preço da visita guiada a opera carnier. Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Eudes, escreva diretamente para a Zilda no email [email protected] ou no [email protected].
Abraços.
Ismar bercani
Caros amigos quando forem à Paris reserve antes os ingressos pela internet apresentação no Ópera; pode ter certeza é emocionante . Eu fui em 2013 assisti a Dama das Camélias no balcão lateral por 50 euros. Achei mais interessante do que apenas uma visita guiada.
Gislaine
Na próxima ida quero fazer o passeio guiado pela Izildinha, pois a Opera é um monumento, é linda por fora, falta o interior.
Maryanne
Fiz o D’ Orsay com a Zildinha e adorei. Ela sabe tudo e adora o que faz. Vou colocar a Opera na próxima visita à Paris
Marco Túlio
Adorei este artigo! Sou muito curioso para conhecer a Opera Garnier! Iremos a Paris de 31/05 a 06/06, será que haverá um grande espetáculo nesta oportunidade? Aonde posso comprar os ingressos? Meu pai sonha em assistir uma Ópera neste lugar! Que lindo! Maravilhoso!
Simplesmente: Paris!!!
Rodrigo Lavalle
Marco, pesquise os espetáculos e compre os ingressos no site oficial das Opéras: http://www.operadeparis.fr/en/. Se todos estiverem esgotados tente ir até lá no dia do espetáculo, 1h30m antes do seu início, alguns ingressos “em pé” são liberados. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/20/tudo-sobre-a-opera-garnier/.
Abraços.
Alessandra Freitas
A Opera Garnier acaba de entrar no roteiro da próxima ida a Paris. Da primeira vez, fiquei só oito dias na cidade e é tempo insuficiente para ver tudo. Amei esse post, as curiosidades sobre o lugar e amei essas fotos do interior. Não acham que a fachada lembra o MET de NY?