Chambord é um dos principais castelos do Vale do Loire e se você for visitar somente dois castelos, Chambord deverá ser um deles.
Ele faz parte da lista do patrimônio mundial da Unesco desde 1981 e é uma propriedade do estado francês. Seu último proprietário privado pertencia à família austríaca dos Bourbon Parme. Em 1915, o castelo foi colocado sob a guarda do estado. Alguns anos mais tarde Chambord foi nacionalizado e os antigos proprietários indenizados.
Chambord é um castelo quase vazio, sem mobiliário. Mas é por isso mesmo que ele impressiona. Pela sua imponência ele se assemelha à um lugar sagrado. Não vemos Chambord como uma habitação e sim como um símbolo real. Chambord é uma obra de arte, uma criação estética gratuita.
Chambord possui uma multitude de espaços de circulação: escadas, galerias, varandas, imensas salas, pequenos escritórios. A cada espaço você encontrará um painel explicando a história e a vida cotidiana nos séculos passados.
O castelo possui duas grandes atrações.
A primeira, sua escada inspirada nos desenhos de Leonardo de Vinci. Uma escadaria impressionante onde as pessoas não se cruzam nunca.
E a segunda, o telhado do castelo.
As famosas escadas conduzem até o telhado e todas as suas inúmeras torres. Esta é a parte mais bonita e interessante da visita. Uma passarela permite andar em torno do telhado e observar as cheminés e as pequenas torres.
De perto podemos observar todos os surpreendentes elementos da decoração.
O Castelo de Chambord é um dos raros châteaux que possui um B&B no interior das suas terras. Você pode alugar dois apartamentos situados na entrada do famoso parque de Chambord (leia aqui).
E anote um endereço de um bom pequeno restaurante pertinho de Chambord, clique aqui.
Como ir de Paris até Chambord
Para visitar os castelos do Vale do Loire você tem muitas opções: ir por conta própia com carro alugado, ir de carro com chofer e nós indicamos algumas empresas sérias (leia aqui) ou pegar uma excursão com ônibus confortável (leia aqui).
- Trem: é preciso ir de trem até Blois e de lá pegar um ônibus até o castelo. A viagem Paris/Blois tem cerca de 2 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: Belo passeio pela região do Vale do Loire, a viagem dura cerca de 2h. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 3 horas de duração até a cidade de Tours. Preços a partir de 9 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Informações práticas:
É impossível imaginar a configuração do château sem ajuda de um desenho. Na entrada do castelo, os turistas encontram um prospecto disponível em português informando o essencial.
Um guia da visita detalhado do castelo é vendido na bilheteria por 7 euros. Mas não existe em português, somente em francês, inglês, espanhol.
Tarifa: 5 euros a entrada. Para locação de audioguia, é necessário documento de identidade.
O castelo fecha dia 1 de janeiro, a primeira terça de fevereiro e 25 de dezembro.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
6 Comentários
Fabiana
Estive em Paris a uma semana, fiz esse passeio com a pariscityvision, foi maravilhoso conhecer o castelo, ficamos encantado com o serviço oferecido. super recomendo.
Alberto Porto
Já estive no Vale do Loire duas vezes e sugiro a cidade de Blois para servir como hospedagem e ponto de apoio. Ela tem o Château de Blois, no centro da cidade, e fica próxima a Chambord, cerca de 20 km. Dai em diante, pode-se explorar os demais castelos, mas não conseguiremos ver todos; pois os catálogos de turismo citam mais de 70.
Cris Paiva
Esses castelos do Vale do Loire são realmente lindos e Chambord é um deles. Adorei todos que tive o prazer de conhecer. Uma dica é comprar também o delicioso licor Chambord. Fica maravilhoso com espumante!
Rogerio Humar
oi
estou indo a paris no próximo dia 21 e no site da torre Eiffel não tem mais ingresso disponível
vc tem alguma dica de como eu posso comprar
seu blog e show
valeu
cristina paziani
estive chambord e adorei, um silêncio quando você sobe na torre e vê aquela floresta, intrigante, adoro esta região Vale do Loire.
marcialube
Não conheço o interior do Castelo de Chambord.
É majestoso pelo lado de fora.
Quando estive lá, já no fim do dia, não foi possível entrar para conhecê-lo melhor.
O Loire é uma região que me atrai por vários motivos.
Lendo esse post, tenho mais um .