Conexão Paris indica a visita da gruta Lascaux IV, conhecida pelos arqueólogos como a Capela Sistina da Pré-História.
Em 2015 visitei o Périgord Noir, uma das mais interessantes regiões da França. Um dos pontos altos da viagem foi a visita da famosa Gruta Lascaux II (leia aqui).
Para preservá-la, a verdadeira gruta foi definitivamente fechada ao público há muitos anos. Em 2015 conheci a Lascaux II, cópia da verdadeira. Iniciei o percurso pensando na impossibilidade da reprodução causar o impacto da original. Mas estava enganada, a emoção foi intensa.
Lascaux IV
Se Lascaux II impressionava pela fidelidade, imagine a atual – Lascaux IV – considerada uma réplica perfeita da gruta. Lascaux IV conseguiu unir a emoção da arte ancestral e proeza tecnológica. Lascaux IV oferece aos visitantes um percurso idêntico ao caminho percorrido pelo grupo de amigos aventureiros que descobriram as pinturas rupestres em 1940.
Além de ser a reprodução fiel da gruta original, Lascaux IV é um museu holístico que oferece uma experiência educacional.
Lascaux IV
Descrição da visita
. No lobby do museu, os visitantes sobem por um elevador até o mirante do telhado de onde desfrutam a bela vista da região.
. À pé, seguindo os passos dos descobridores, os visitantes descem um caminho sinuoso pela floresta até a entrada da gruta. Guias formados acompanham grupos de no máximo 32 pessoas. À cada 10 minutos um novo grupo entra da gruta.
Lascaux IV
. O interior da gruta foi reproduzido de maneira indêntica: as mesmas imperfeições das rochas, as mesmas dimensões das salas. Vinte e cinco artistas passaram dois anos pintando manualmente 900 metros de reproduções de rocha de resina. Eles usaram os mesmos pigmentos que os pintores pré-históricos na reprodução das pinturas. A atmosfera é úmida e escura como a das cavernas. Os sons são abafados. A temperatura cai para cerca de 16 graus.
Lascaux IV
Este momento no interior da gruta é dedicada à contemplação dos maravilhosos desenhos. Tudo é feito para que, hoje, os visitantes tenham a experiência do santuário que aí existia. As luzes tremulam, exatamente como as lâmpadas de gordura animal dos tempos paleolíticos, revelando as camadas de pinturas e gravuras na superfície das paredes.
Lascaux IV
. Após a visita da gruta, os visitantes continuam o percurso através de salas temáticas onde aprofundam o conhecimento o modo de vida da época parietal. As salas possuem as últimas ferramentas numéricas para uma experiência imersiva. Lascaux IV oferece aos visitantes um filme 3D chamado Lascaux e o Mundo. Através das imagens os espectadores visitam mais uma vez Lascaux e a comparam com outras grutas mundiais.
. Compre seu ticket com antecedência no site oficial Lascaux IV (clique aqui).
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
3 Comentários
eleonora mota cal viegas
Olá, fomos ao Perigord em abril desse ano e adoramos. A região , tb chamada de Vale da dordonha, é linda, bucólica, solar e encantadora.
A Gruta de Lascaux foi uma descoberta maravilhosa, e tão interessante quanto é a Gouffre de Padirac, imperdível!!! Sem falar nas vilas encantadoras.
Ficamos nessa região 11 dias.
Um abraço.
Rodrigo Lavalle
Eleonora, que bom que vocês gostaram! Obrigado pelo retorno.
Heloisa de Mesquita Inoue
Muito bom o seu post! Nem imaginava que existia… beijos!