No dia 17/09/2018, fizemos uma visita privativa ao telhado do Grand Palais. De lá avistamos vários monumentos da cidade e conhecemos as colmeias ali instaladas.
O Grand Palais é presença constante e marcante na paisagem de Paris. Seu imponente telhado de vidro – cuja estrutura pesa mais do que a Torre Eiffel – é o casamento perfeito da precisão da engenharia com a poesia da arquitetura.
O telhado de vidro do Grand Palais
Fomos convidados para fazer uma visita privativa ao telhado do monumento, local interditado ao público em geral. Somente cerca de 12 pessoas, entre blogueiros e fotógrafos profissionais, participaram da visita. Ficamos muito lisonjeados e felizes de estar entre eles, prova da importância do nosso trabalho de divulgação e valorização do patrimônio francês junto aos brasileiros.
Fizemos uma série de stories mostrando tudo, clique aqui para assistir.
A história do Grand Palais
Em 1892, o presidente Sadi Carnot decidiu organizar, em Paris, a Exposição Universal de 1900. Decidiu-se então construir, diante dos Invalides, porém no lado oposto do rio Sena (a rive dorite), um novo bairro com uma ponte (a Pont Alexandre III) ligando as duas metades de Paris. Este novo bairro teria uma larga avenida e dois palácios situados um em frente ao outro: o Petit Palais e o Grand Palais.
Após o concurso, o júri formado para a escolha do melhor projeto para o Grand Palais tomou uma decisão inusitada. Os projetos apresentados não agradaram plenamente e a solução encontrada foi uma síntese dos três primeiros classificados. O Grand Palais é então uma obra coletiva de três arquitetos (Henri Deglane, Albert Louvet, Albert-Félix-Théophile Thomas), cada um responsável por uma parte do edfício.
Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
Nossa visita
Nossa visita começou com o usual procedimento de segurança feito no subsolo do monumento. Após um longo caminho pelos corredores de serviço, chegamos à monumental nave do prédio, onde a Bienal de Artes de Paris estava sendo desmontada. Subimos então por uma escadinha caracol estreita e interminável até o telhado. O impacto de sair de um local confinado e escuro e dar de cara com a cúpula dourada dos Invalides foi avassalador.
Torre Montparnasse (à esquerda) e a cúpula dourado dos Invalides (ao centro) vistos do telhado do Grand Palais
Pudemos também apreciar os detalhes das nossas amadas quadriges, os dois enormes conjuntos de esculturas de cobre que ficam nas esquinas do Grand Palais (clique aqui e leia nosso artigo explicando tudo sobre as quadriges).
‘Quadrige’ voltada para o Sena representando a “Harmonia dominando a Discórdia”
Avistamos também vários outros monumentos parisienses: o Petit Palais, logo em frente; a Pont Alexandre III; os Invalides; a Torre Montparnasse; a Torre Eiffel; a basílica de Montmartre.
Pont Alexandre III, Torre Montpanarsse e Invalides vistos do telhado do Grand Palais
Incrível também foi ver em detalhes o trabalho em ferro da estrutura do telhado de vidro e, através dele, o interior do Grand Palais, metros abaixo.
Através das camadas de vidro
A Paris City Vision oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris em todos os passeios de seu site, basta usar o código CONEXAOPARIS.
As colmeias do Grand Palais
Apesar de todo o deslumbramento que tivemos com a cidade e sua arquitetura, o que mais nos encantou (e também muitos dos nossos seguidores no Instagram) foram as colmeais que existem no telhado do Grand Palais.
Duas das 5 colmeias instaldas no telhado do Grand Palais
A primeira colmeia foi instalada em 2009. Hoje são 5 com cerca de 60.000 abelhas e uma rainha por colmeia. A localização, no coração de Paris, oferece às abelhas muitas opções de locais onde se alimentar: os jardins da avenida Champs Élysées, o Tuileries e todos os outros espaços verdes que ficam em um raio de 3 a 5 km do Grand Palais. No geral cada uma das cinco colmeias produz entre 20 e 30 kg de mel por ano.
Exposições no Grand Palais
Dentro do Grand Palais funcionam também as Galerias Nacionais, onde acontecem regularmente exposições de grandes artistas mundiais. Clique aqui e veja as exposições atualmente em cartaz e as próximas.
No site da Tiqets você compra ingressos antecipados para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa.
Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
5 Comentários
Marguit Hoerlle
Grand Palais …..fantástica as colméias …..adorei as informações da visita.parabéns
Rodrigo Lavalle
Marguit, obrigado.
Valeria
Maravilhoso!! Não sabia das colmeias!!
Rodrigo Lavalle
Valeria, são incríveis!