Vocês tem me relatado com frequência casos de roubo de celulares colocados em cima das mesas dos cafés, roubo de carteiras e bolsas no metro, compra de falsos tickets nas estações ferroviárias.
Na realidade a polícia francesa está preocupada com o aumento de roubos com violência em Paris. No banco dos acusados os bandos de jovens romenos que agem sob a direção de chefes cuja identidade permance desconhecida. São menores do sexo feminino que abordam os turistas nas estações do metrô. A tática é sempre a mesma, enquanto a primeira faz a abordagem nas plataformas de embarque, nas escadas ou nas esteiras rolantes, as outras atacam a vítima e roubam o que conseguem. A última novidade é um mini-arrastão nas varandas dos cafés. Elas levam sanduíches, iPhones, bolsas, fritas, o que encontram em cima das mesas.
Se por acaso seu smartphone foi roubado, você deve imediatamente bloqueá-lo para que impedir a revenda. Para isso você deve ter seu número de identificação, o IMEI. Você faz uma declaração de roubo à polícia e em seguida ela será transmitida ao operador que é obrigado, por le,i a bloquear o aparelho. O número IMEI se encontra abaixo da bateria ou na embalagem do smartphone.
Daqui a pouco a Romênia vai entrar para o Comunidade Econômica Européia e me pergunto se a situação não vai se agravar.
Entram também nas estatísticas do aumento da violência na capital francesa, os camelôs africanos ou indianos com suas torres Eiffel penduradas no braço. Antes eles ficavam estacionados exibindo a mercadoria e atentos para escaparem da repressão. Já os vi várias vezes correndo da polícia. Agora estão com uma abordagem agressiva na esperança que o turista compre por medo. Eles estão mais seguros de si e mais organizados. Quando percebem a presença dos policiais, se reúnem rápido em grupos de 20 ou mais pessoas e os enfrentam para impedirem o confisco da mercadoria.
Por trás disso tudo, os fabricantes e importadores chineses que ganham milhões vendendo a torre símbolo de Paris aos pobres clandestinos do sub-mundo.
A Polícia começou uma campanha pedindo aos turistas para não comprarem os artigos dos camelôs. Eles alertam também sobre a venda de tickets falsos. Comprem tickets e passagens somente nos guichês ou nos distribuidores automáticos. E última recomendação, não aceitem ajuda de ninguém.
Fonte: Le Figaro.fr.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
242 Comentários
Luana
Alia´s o terceiro comentário tb não é meu … é uma pessoa ou talvez mais, se passando por mim, por covardia de dar a cara a tapa e dizer o que pensa. (mas sei que a Lina sabe a diferença entre as Luanas).
1-) Felizmente algumas pessoas concordaram com o que eu disse.
2-) Gostei da discussão que se passou por aqui.
3-) Somos todos vítimas dessa sociedade capitalista, mediocre, consumista e individualista.. mesmo as meninas do leste europeu que, tenho certeza, fazem isso em troca de drogas, coitadas são doentes, afinal Dependencia Quimica É doença.
4-) Os camelôs só são camelôs pq é isso que eles sabem fazer: CADA UM FAZ O QUE SABE
e PAZ minha gente, PAZ !!!
Luana
Quero lembrar que EU somente escrevi o primeiro comentário…o segundo comentário que tb tem o nome de Luana, onde chama a Lina de direita e diz que essa repostagem é ridicula, não foi escrito por mim.
Eu jamais faria uma coisa dessas, por mais que tenha minhas opiniões eu nunca ofendo pessoas, essa não sou eu ok ?!?
Beth Lima
Olá Lina,
Achei o post de muita utilidade pra todos nós que trabalhamos pra poder viajar e desfrutar de uma viagem tão esperada e planejada. Sem as suas informações iríamos no escuro.
Estive em Paris em Setembro passado e realmente não vi tanta insegurança como aqui se falou. Vi sim o golpe do anel logo na saída do Musée du Quai Branly e não foi uma pessoa só, era um seguido do outro. Como já tinha lido seu alerta, pude sair fora com mais facilidade. E eles desistiam logo sem importunar as pessoas. Fui também enganada numa farmácia, onde a vendedora retirou o produto mais caro enquanto eu pagava e, só me dei conta do golpe quando cheguei no hotel. E, como disse o Jorge Fortunato, ela também era francesa!
Como vemos, a insegurança está em todos os lugares. Não tem outro jeito senão andarmos mais espertos e antenados.
Estou me programando pra voltar no próximo ano e acho suas dicas e alertas bastante pertinentes. Continue informando-nos sobre tudo.
Beijos e obrigada.
MARIA
Essa violência é geral pela europa. As dicas são ótimas para quem nunca foi ou vai com pouca frequencia para qualquer país europeu. Vale lembrar que o importante é a pessoa não se “deslumbrar” com a cidade pois aí é que chama atenção dos malandros. Sei que é difícil, mas tente se manter o mais natural possível, sem andar pelas ruas ou metrô com máquina fotográfica na mão, sem coisas que chamem a atenção com o relógio, jóias ou mesmo bijuterias chamativas. Tentem não colocar documentos ou dinheiro nos bolsos da calça. Tentem evitar aglomerações. Em Barcelona, no metrô, é muito comum roubo de carteiras com um simples esbarrão. Quando você se dá conta, lá se foram os documentos, dinheiro, etc. Em Lisboa também são muito comuns esses furtos. Toda a atenção é pouca. Sei que é difícil pois as pessoas estão de férias, às vezes realizando um sonho antigo de visitar uma cidade linda como Paris e, num descuido, pode acontecer algo. Aqui em Brasilia, onde moro, não é muito diferente. Aparece um malandro do nada. O importante é SEMPRE ter muito cuidado e atenção e aproveitar… afinal viajar é ótimo
bia
Lina
Obrigada pela informaçao da atualidade parisiense.
Obrigada pela coragem de tocar num assunto tao polemico.
E, nao se preocupe! Vc nao prescisa de advogado! Nada contra a vc Eymard, ou aos advogados em geral.
Lina, veja como a sociologa q vc é. Vc tem um otimo material ak.
Fique em paz.
conexaoparis
Bia
Obrigada.
O brinquei com o Eymard porque ele sempre consegue resolver os conflitos que surgem de maneira inteligente e argumentos sensatos.
Deve ser decorrente da sua formação, entre outras variáveis pessoais. Penso que Eymard seria ótimo diplomata.
Marina
A Uniao Europeia deve olhar para essas pessoas. Os romenos(leia-se romenos ciganos) estao na mesma situacao que os outros paises da Europa, desemprego, na Romenia atualmente nao ha emprego para todos e os ciganos sao os pobres entre os pobres, assim como os muculmanos. Alem da crise economica na Europa e Extremismo que voltou a assolar em muitos paises no continente europeu, esse visto atualmente, no Primeiro Ministro ingles, Cameron, na Franca, com Sarkozy, na Alemanha, com Angela Merkel, na Noruega, no Partido da Liberdade na Austria, na Suica, na Italia com Berlusconi, na Holanda, na Dinamarca, na Hungria, POREM os escolhidos dessa vez ao inves dos judeus, sao os muculmanos e a minoria cigana da Bulgaria e da Romenia, pois sao os pobres entre os pobres. Ex—istem séculos de histórias e lendas sobre os ciganos na Europa, a mais famosa e que deu mais problemas aos ciganos em todo o mundo ocidental é a mentira de que: “os cravos da Cruz de Cristo teriam sido feitos pelos ciganos” essa pequena maldade causou séculos de perceguições, exclusão social e mortes.
As crianças na Europa não aprendem a ganhar, serem os melhores, serem o “campeão”. Elas aprendem a compartilhar. Os pais aprendem nas reuniões escolares com professores e tutores como ensinar os filhos a compartilhar. A rivalidade saudável foi banida da educação européia. Por que? Porque toda Europa guarda uma hostilidade histórica. Hoje os europeus são hostis a imigração que vem de fora do continente e também com indivíduos do leste que ainda não estão definitivamente integrados a União Européia. Em um passado recente, se dizia que a África começava nos Pirineus. Portugal e Espanha eram ótimos lugares para se ir à praia pegar sol, mas o pessoal que imigrava para Europa incomodava muito. Hoje nada disso se comenta. Agora somos todos Europeus, mas todos os visinhos da França odeiam aos franceses. A França detesta os ingleses. A Inglaterra nem olha para a Alemanha. Os espanhóis não topam os Italianos que, por sua vez, só gostam das espanholas. Com as regiões na Europa acontece o mesmo, umas não são fãs das outras. Ciúmes. Até com as cidades acontece isso, o francês do interior só vai a Paris, sobretudo, para fazer greve. O parisiense não se sente a vontade em Toulouse ou qualquer outra cidades de Provença e assim, em todos os paises é igual. Nos bairros, na convivência entre vizinhos. Em Barcelona, por exemplo, a prefeitura tem um escritório em cada bairro só para registrar queixas dos moradores locais! Devido a enorme hostilidade guardada no armário, é que as crianças são obrigadas aprender a compartilhar. Na esperança de um futuro sem disputas, com muita fraternidade e integração social.
Tenho uma amiga brasileira que vive atualmente em Timisoara(Romenia). Ela diz que la não tem pessoas morando nas ruas como no Brasil, mas la como tambem no Brasil há muita pobreza. Falta empregos para todos.
Vi muitas pessoas pedindo esmolas em Paris. Mas, tambem vi franceses fazendo isso e morando nas ruas. E triste, mas para a pobreza nao tem limites. Tambem, vi na televisao francesa, varios casos criminais envolvendo franceses. Nao e a toa que existem franceses presos no Brasil por trafico de drogas. Entao, o problema que asola a Europa e a Franca nao esta so e somente so ligado a imigracao. Nao podemos esquecer que a Franca teve varias colonias no norte da Africa. E todos, afinal procuram um lugar ao sol. Nao e a toa, que espanhois, portugueses, italianos, gregos e ate mesmo os americanos estao cada vez mais, pedindo visto de trabalho para o Brasil.
No fim, todos nos queremos o mesmo, um lugar ao sol.
Marcelo - Cybermod
Sou policial no Brasil. E já subi um morro no Rio. Posso dizer tranquilamente: pior só no Afeganistão. Então, viaje tranquilo que isso é “galho” fraco. Hehehehe.
conexaoparis
Marcelo Cy.
Não acaba com o Brasil assim! Pior que o Afeganistão?
Beth
Ora minha gente,
Convém não exagerar…
Algum leitor do blog já foi assaltado com uma faca ou revolver na cabeça?
Em Paris, bem entendido.
Já foi arrancado do carro em plena rua?
Ou já escapou por pouco de ir para os ares junto com uma tampa de bueiro?
Já sofreu uma “saidinha” de banco?
Carteira batida, golpe do anel, celular e batatas fritas roubadas de cima da mesa do Mac Do é doce de coco…
Rita Fonseca
Continuando…. Obrigada Lina por suas dicas e apesar dos ladrões, continuarei indo todo ano para essa cidade MARAVILHOSA………Porém agora muito mais esperta e alerta.
Rita Fonseca
Faço minhas as palavras de JMarques e José Rodrigues. Parece que leram meu pensamento. Estive em Paris entre os dias 6 e 20 últimos e tive minha carteira roubada na estação Opera do metro.Vou todo ano à Paris e NUNCA tive problema, talvez por isso tenha relaxado e permitido que abrissem a minha bolsa e tirassem a minha carteira. Foi em segundos. Realmente são profissionais e não ” pessoas tentando ganhar a vida honestamente”. Alguém é honesto roubando quem trabalha muito para poder passar férias onde e da maneira que quiser? Fiquei muito triste com o quê vi dessa vez : muitas pessoas nas ruas, muitos pedintes, pessoas morando no metro, etc. Percebi que a cada ano a situação fica pior. A origem de tudo isso não é para ser discutida aqui, e também não me considero culpada pela miséria no mundo. A Lina nos dá dicas e orientações ótimas e preciosas e não tem nada a ver com direita ou esquerda. Tem a ver com o que precisamos saber para aproveitar Paris da melhor maneira.