Vocês tem me relatado com frequência casos de roubo de celulares colocados em cima das mesas dos cafés, roubo de carteiras e bolsas no metro, compra de falsos tickets nas estações ferroviárias.
Na realidade a polícia francesa está preocupada com o aumento de roubos com violência em Paris. No banco dos acusados os bandos de jovens romenos que agem sob a direção de chefes cuja identidade permance desconhecida. São menores do sexo feminino que abordam os turistas nas estações do metrô. A tática é sempre a mesma, enquanto a primeira faz a abordagem nas plataformas de embarque, nas escadas ou nas esteiras rolantes, as outras atacam a vítima e roubam o que conseguem. A última novidade é um mini-arrastão nas varandas dos cafés. Elas levam sanduíches, iPhones, bolsas, fritas, o que encontram em cima das mesas.
Se por acaso seu smartphone foi roubado, você deve imediatamente bloqueá-lo para que impedir a revenda. Para isso você deve ter seu número de identificação, o IMEI. Você faz uma declaração de roubo à polícia e em seguida ela será transmitida ao operador que é obrigado, por le,i a bloquear o aparelho. O número IMEI se encontra abaixo da bateria ou na embalagem do smartphone.
Daqui a pouco a Romênia vai entrar para o Comunidade Econômica Européia e me pergunto se a situação não vai se agravar.
Entram também nas estatísticas do aumento da violência na capital francesa, os camelôs africanos ou indianos com suas torres Eiffel penduradas no braço. Antes eles ficavam estacionados exibindo a mercadoria e atentos para escaparem da repressão. Já os vi várias vezes correndo da polícia. Agora estão com uma abordagem agressiva na esperança que o turista compre por medo. Eles estão mais seguros de si e mais organizados. Quando percebem a presença dos policiais, se reúnem rápido em grupos de 20 ou mais pessoas e os enfrentam para impedirem o confisco da mercadoria.
Por trás disso tudo, os fabricantes e importadores chineses que ganham milhões vendendo a torre símbolo de Paris aos pobres clandestinos do sub-mundo.
A Polícia começou uma campanha pedindo aos turistas para não comprarem os artigos dos camelôs. Eles alertam também sobre a venda de tickets falsos. Comprem tickets e passagens somente nos guichês ou nos distribuidores automáticos. E última recomendação, não aceitem ajuda de ninguém.
Fonte: Le Figaro.fr.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
242 Comentários
Caio
Rodrigo, tudo bem?
Também estou indo para Paris pela primeira vez! E também vou ficar hospedado em Montmartre…
A Lina já me afirmou que o bairro não é perigoso… Pelo que pesquisei, algumas pessoas o consideram desta forma por ser uma bairro agitado e boêmio! É o bairro onde se concentra grande parte dos cabaret, sex shops… Pelo o que a Lina me disse, é tranquilo para nós Brasileiros…
Apesar de não ter ido, imagino que não e um bairro muito confortavel para mulheres sozinhas, ou família! Estou super ansioso para conhecer e tirar a prova… imagino que você também.
É isso ai, espero ter ajudado Rodrigo!
Abraços.
conexaoparis
Caio
Você verá que após a igreja o bairro é residencial e familiar. Tem uma parte de Montmartre que é deliciosa e parece cidade do interior.
Rodrigo Freitas
ola. estou indo pela primeira vez a paris e fiquei bem assutado com os depoimentos. Ficarei num albergue em montmartre, na square caulaincourt, proximo a estação lamarck. Sei la, o que aco que devemos ter todo tipo de cuidado como qualquer outra cidade grande. Acho que nos brasileiros temos intrinsicamente o poder de se defender nesses casos. Nao podemos é dar moleza. Agora fiquei meio assim de ficar neste bairro. O que vcs acham? Abc
conexaoparis
Rodrigo
Fique tranquilo. Esta região é residencial e tenho certeza que vai gostar.
Luiz
Esse post de uma grande contribuição para o aumento do preconceito e da discriminação contra negros, oriundis do leste europeu e imigrantes em geral. É curioso o fato de ele ter sido escrito num blog de não-franceses para não-franceses…
Madá
Gustavo, muito boas as suas dicas. Tento fazer o mesmo que vc, e vem dando certo.
Tatiana, tambem estou satisfeita com o VTM diminuindo significativamente o pagamento do IOF, pena que nao da pontos para trocar por milhas e mais viagens.
Tatiana
Olá, voltei de Paris dia 30/09, fiquei 10 dias, achei a cidade limpa, linda a andei pelos 4 roteiros da Lina. Não vi nenhum roubo, meu marido levava os passaportes em uma doleira amarrada na canela, no bolso da frente ele levava um cartão VTM e dinheiro. Não andavamos vestidos de turistas e sim como andamos aqui em Florianópolis. A noite é uma tranquilidade andar pela cidade, e o taxi não é caro. O golpe do anel eles tentaram dar, mas eu nem dei bola, quase pisei em cima do dito cujo… Fazia de conta que não era comigo. Aproveitem a cidade que ela é MARAVILHOSA!
Guilherme
Infelizmente tentaram me aplicar 2 vezes um golpe de um anel que parece de ouro, eles deixam o anel cair perto de vc e falam que eh seu, se vc pegar vao cobrar uma taxa de resgate cuidado!
Inês Arruda
Muito obrigada. Ficarei atenta. E muito obrigada pelas dicas.
Beijos.
Inês Arruda
Oi Lina.
Estou um pouco preocupada. Vi tantos comentários, me deixou com um pouco de medo. Nada pior que o Brasil acho, a diferença é que aqui, estamos na nossa terrinha.
Vou a primeira vez a Paris em Dezembro, minha filha e eu. No primeiro dia estaremos por conta própia, e os outros em excursão. Minha idéia era pegar os famosos ônibus, aquele de dois andares e descer nos pontos turisticos, conheçer a famosa Champs Elysées, depois voltar para o mesmo ponto que começei, porque excursão é muito corrido e não dá para ver muita coisa. Minha outra filha foi o ano passado e amou, farei o mesmo roteiro dela. Mas agora estou meio assustada com tantos comentários, mas me alertou muito, serviu para que eu tomasse certas providências. Nesse dia unico de turismo por conta própia, tomarei muito cuidado, não deixa de ser uma aventura. Vc tem alguma recomendação para fazer? Beijos. E que Deus nos proteja.
conexaoparis
Inês
Não fique com medo. Paris é muito, mais muito menos violenta que as cidades brasileiras.
Ninguém é esfaqueado ou assassinado. Acontece, às vezes, roubos. Basta ficar atenta.
Kaka
Olá Lina.
Fiquei bastante preocupada com este post e todos seus comentários. Já estive em Paris por 5 vezes e sempre achei a cidade um “poço” de segurança. Nunca tivemos problema algum em nossas visitas, a última delas em outubro de 2009 levamos conosco minha a filhada de 1 aninho (na época) e era comum voltarmos caminhando dos restaurantes a noite, após a meia noite, com a pequena no carrinho e nunca fomos abordados.
Em fevereiro de 2012 estaremos indo eu, minha irmã e minha filha que completa 15 anos e pediu de presente a viagem, já que seu sonho é conhecer PARIS.
Mas, depois de ler os comentarios estou achando mais “seguro” passar uma semana na favela da rocinha, no Rio de Janeiro, do que passear as margens do Sena.
Um abração para todos…. e que Deus no Proteja!!!
Gustavo
Matheus, estive em Paris esta semana (agosto/2011) em Lua de Mel e realmente concordo com vc, é assustador.
Já havia lido este post antes de ir e fiquei esperto, porém é dificil saber quem é o ladrão, assim, logo de cara, porém, se voce consegue sobreviver em São Paulo (Gothan City) não há oque temer em Paris…
*** DICAS ***
QUEM ROUBA: Trombadinhas. Geralmente, (não é uma regra). eles usam alguma peça de roupa da marca ADIDAS. Um “mano” mais bem vestido. De oculos escuro Carrera (verdade !!), boné e etc…
ONDE: Locais com alta concentração de gente. Pontos turísticos e principalmente dentro do metro.
A malha do metro é muito complexa e há várias saídas para uma mesma esta estação, confuso para novatos. Dentro do Museu do Louvre, recebemos diversos alertas sobre os tais “pick-pockets” (pela idade, eles tem acesso livre ao interior do museu).
COMO ELES AGEM: Ficam perambulando pelo metro e praças… Aproximam-se como verdadeiros “gatunos”… Pela nossa vestimenta (bermuda, tenis, mochila e cara de turista) e lingua, eles o identificam como turista e ficam de olho aonde voce guarda seus pertences, daí quando vc sai do vagão, meio perdido, eles andam como se fossem a sua sombra e te furtam…(eu vi um cara sendo furtado na minha frente).
Ficam na fila dos caixas (fingem comprar algo) para ver aonde voce pega seu dinheiro.
Não roubam corrente de ouro e nem relógio. Sem agressão…. somente puxam a carteira e a máquina fotográfica.
*** PREVENÇÃO ***
Os franceses não são furtados, apenas os turístas, portanto, “em Paris, façam como os parisienses… ”
1) Evitem falar demais e alto dentro do metro.
2) Boné/Chapeu = TURISTA NA ÁREA !!!! Famosa por seus cosméticos, só não usa protetor solar quem é de fora… (são baratos por lá…)
3) Usem onibus. É muito confortavel, vazio, seguro e prático… além de poder ver a cidade de cima… as linhas tem um traçado curto e reto… sem muita “volta” e chance para se perderem…
4) Se forem usar o metro… memorizem seu roteiro do metro antes de sair. Não abram mapas complexos dentro das estações. Os operadores/agentes do metro são chucros e estes sim, não sabem falar nada em ingles e tb não se esforçam para te indicar a saída correta, oque pode lhe causar certo panico se estiverem acuados pelos trombadinhas…
5) Usem roupas similares as dos Parisienses: Calça social, Blazer (mesmo em dias considerados quentes) é a roupa do dia a dia para homens. Esqueçam os tenis, calças jeans e camisas polos…
Vestindo-se assim, diminiu bastante a oferta de “chaveiros-torre-eifell for One Euro” e a aproximação dos “mão-leve”.
O blog é ótimo e me ajudou muito em minha viagem.
Meu abraço !
conexaoparis
Gustavo
Obrigada pelas dicas.