Vocês tem me relatado com frequência casos de roubo de celulares colocados em cima das mesas dos cafés, roubo de carteiras e bolsas no metro, compra de falsos tickets nas estações ferroviárias.
Na realidade a polícia francesa está preocupada com o aumento de roubos com violência em Paris. No banco dos acusados os bandos de jovens romenos que agem sob a direção de chefes cuja identidade permance desconhecida. São menores do sexo feminino que abordam os turistas nas estações do metrô. A tática é sempre a mesma, enquanto a primeira faz a abordagem nas plataformas de embarque, nas escadas ou nas esteiras rolantes, as outras atacam a vítima e roubam o que conseguem. A última novidade é um mini-arrastão nas varandas dos cafés. Elas levam sanduíches, iPhones, bolsas, fritas, o que encontram em cima das mesas.
Se por acaso seu smartphone foi roubado, você deve imediatamente bloqueá-lo para que impedir a revenda. Para isso você deve ter seu número de identificação, o IMEI. Você faz uma declaração de roubo à polícia e em seguida ela será transmitida ao operador que é obrigado, por le,i a bloquear o aparelho. O número IMEI se encontra abaixo da bateria ou na embalagem do smartphone.
Daqui a pouco a Romênia vai entrar para o Comunidade Econômica Européia e me pergunto se a situação não vai se agravar.
Entram também nas estatísticas do aumento da violência na capital francesa, os camelôs africanos ou indianos com suas torres Eiffel penduradas no braço. Antes eles ficavam estacionados exibindo a mercadoria e atentos para escaparem da repressão. Já os vi várias vezes correndo da polícia. Agora estão com uma abordagem agressiva na esperança que o turista compre por medo. Eles estão mais seguros de si e mais organizados. Quando percebem a presença dos policiais, se reúnem rápido em grupos de 20 ou mais pessoas e os enfrentam para impedirem o confisco da mercadoria.
Por trás disso tudo, os fabricantes e importadores chineses que ganham milhões vendendo a torre símbolo de Paris aos pobres clandestinos do sub-mundo.
A Polícia começou uma campanha pedindo aos turistas para não comprarem os artigos dos camelôs. Eles alertam também sobre a venda de tickets falsos. Comprem tickets e passagens somente nos guichês ou nos distribuidores automáticos. E última recomendação, não aceitem ajuda de ninguém.
Fonte: Le Figaro.fr.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
242 Comentários
Beth
Jacqueline
Em tempo!
Eu ando com a camera (digital e pequena) na bolsa ou no bolso…
Levo um net ou notebook que deixo no hotel.
Transporto as fotos diariamente e ainda me comunico com a família, etc.
Abs.
Beth
Jacqueline
Gostei da sua “técnica”….
Mas como sou distraida, se sair com DUAS bolsas, uma será perdida com certeza, risos.
Em Paris, os cofres dos hotéis costumam ser digitais, o que dispensa chaves.
De qualquer forma, hoje em dia o que mais se usa é cartão de crédito…
Eu e marido costumamos andar com o meu cartão de dependente, risos.
O dele fica no cofre!
Em caso de extravio, é mais simples resolver o problema, risos.
Um abraço!
Jacqueline
E a máquina fotográfica? Perdi mais de 300 fotos e isso lamento até hoje. Mesmo tendo comprado no dia seguinte outra máquina melhor.
Rogerio
Beth
A violência é um traço que existe na humanidade desde os primórdios dos tempos.
Mas isso não tira o glamour e o esplendor de algumas capitais Européias, ao fim e ao cabo foram os franceses que aprimoraram a boa educação como no falar no pensar no vestir no comer.
Enquanto que em outros países estamos longe de alcançar tal mérito
Jacqueline
Beth
O dinheiro estava no cofre do apartamento, o que tinha me valido pesadelos de medo de perder a chave, enorme, dourada, estranha. Se a perdesse, ficaria sem um tostão e onde acharia alguém que abrisse o tal cofre numa cidade estranha? Turista tem pesadelo de qualquer maneira mesmo. Não levava a chave para a rua, mas temia que fosse encontrada pela faxineira e…zás. Como provar quanto havia? Mas, de qualquer maneira, gosto das bolsas e bolsos internos, mas possíveis de serem acessados em qualquer lugar. Repetirei. E, com certeza, não vou esquecer de recolocá-la. Isso aprendi.
Rogerio
A violência é um traço que existe na humanidade desde o primórdio dos tempos.
Mas isso não tira o glamour e o esplendor de algumas capitais Europeias,dentre elas Paris, ao fim e ao cabo foram os franceses que aprimoraram a boa educação como no falar no pensar no vestir no comer.
Enquanto que em outros países estamos longe de alcançar tal mérito
Jacqueline
Minha bolsinha não é na cintura, mas a tiracolo também. Só bem pequena e disfarçável sob o casaco. Nenhum problema em abrir um casaco e tirar cartão ou dinheiro da bolsa. Eu me sinto melhor assim. Uso outra bolsa à vista e atravessada. Nessa só bobagens. Se levarem, foi-se e pronto. O problema foi que eu tirei no restaurante o casaco e a bolsinha e a coloquei dentro da outra bolsa e saí do restaurante sem recolocá-la junto ao corpo. Hora errada, lugar errado. E não foram os mendigos nem os camelôs de Buenos Aires que levaram, mas uma mulher jovem bem vestidinha que dobrou a esquina e sumiu. E ainda tive que pagar 10 pesos pela ocorrência. Imagine se ela tivesse levado todo o meu dinheiro. Pior: se eu não tivesse outros documentos e outro cartão.
Claudia Maria
Lendo os comentários acima, fiquei com a impressão que sonhei que estive em Paris agora em julho! Não vi assalto, não fui abordada com violência, etc e tali muito (dia e noite) a pé e de metrô. Vi ambulantes e as “surdas”, mas era só fazer não com a cabeça que eles nem se aproximavam! Detalhe: estive no Champs de Mars dia 14 de julho, uma festa desde cedo e não vi confusão, nem bebedeira, vi sim muitas familias e alegria!
Beth
Rogerio
Há 20 anos esfaquearam a Ruth Escobar no Marais! E ela não morreu…
Em compensação, no princípio do século passado esfaquearam mortalmente a Imperatriz da Austria (vulgo Sissi) embarcando num navio… Pouco mais tarde, mataram o filho dela e começou a 1a. Guerra Mundial!
Para ser roubado ou morrer na Europa, basta estar vivo!
Abs.
Beth
Jane
Não se preocupe!
A chave do cadeado fica disfarçada, risos. E tem cópia…
Bolsa francesa à prova de punguista francês…
Risos e abs..