Vocês tem me relatado com frequência casos de roubo de celulares colocados em cima das mesas dos cafés, roubo de carteiras e bolsas no metro, compra de falsos tickets nas estações ferroviárias.
Na realidade a polícia francesa está preocupada com o aumento de roubos com violência em Paris. No banco dos acusados os bandos de jovens romenos que agem sob a direção de chefes cuja identidade permance desconhecida. São menores do sexo feminino que abordam os turistas nas estações do metrô. A tática é sempre a mesma, enquanto a primeira faz a abordagem nas plataformas de embarque, nas escadas ou nas esteiras rolantes, as outras atacam a vítima e roubam o que conseguem. A última novidade é um mini-arrastão nas varandas dos cafés. Elas levam sanduíches, iPhones, bolsas, fritas, o que encontram em cima das mesas.
Se por acaso seu smartphone foi roubado, você deve imediatamente bloqueá-lo para que impedir a revenda. Para isso você deve ter seu número de identificação, o IMEI. Você faz uma declaração de roubo à polícia e em seguida ela será transmitida ao operador que é obrigado, por le,i a bloquear o aparelho. O número IMEI se encontra abaixo da bateria ou na embalagem do smartphone.
Daqui a pouco a Romênia vai entrar para o Comunidade Econômica Européia e me pergunto se a situação não vai se agravar.
Entram também nas estatísticas do aumento da violência na capital francesa, os camelôs africanos ou indianos com suas torres Eiffel penduradas no braço. Antes eles ficavam estacionados exibindo a mercadoria e atentos para escaparem da repressão. Já os vi várias vezes correndo da polícia. Agora estão com uma abordagem agressiva na esperança que o turista compre por medo. Eles estão mais seguros de si e mais organizados. Quando percebem a presença dos policiais, se reúnem rápido em grupos de 20 ou mais pessoas e os enfrentam para impedirem o confisco da mercadoria.
Por trás disso tudo, os fabricantes e importadores chineses que ganham milhões vendendo a torre símbolo de Paris aos pobres clandestinos do sub-mundo.
A Polícia começou uma campanha pedindo aos turistas para não comprarem os artigos dos camelôs. Eles alertam também sobre a venda de tickets falsos. Comprem tickets e passagens somente nos guichês ou nos distribuidores automáticos. E última recomendação, não aceitem ajuda de ninguém.
Fonte: Le Figaro.fr.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
242 Comentários
Rogerio
Faz 20 anos na porta do Hotel uma amiga foi assaltada, sem mais levaram a bolsa com tudo dentro, 20 anossss
Jane Curiosa
Beth
Com cadeado?! rsrs …mas tem uma cópia da chave ao menos?
Beth
Jane
A minha bolsa predileta para viagens, não só é fechada com zip como tem cadeado, risos. É de desanimar qualquer punguista!
Risos e abs.
Jane Curiosa
Beth
Estou com você.Nem me imagino usando essas “bolsitas” amarradas na cintura…
Em contrapartida,apesar de muito,muito curiosa,ando também bem atenta,segurando minha bolsa tiracolo,que me deixa com os braços praticamente livres para fotografar e quem sabe até agarrar o ladrão,he,he.
E,claro, todos os documentos originais resguardados,longe das ruas.Na bolsa?sómente fotocópias autenticadas. E muito zíper,claro.
Beth
Jacqueline
Eu acho que assas pochetes usadas dentro da roupa são desconfortáveis e pouco práticas. Melhor deixá-las no cofre do hotel e andar apenas com os valores necessários para o uso diário…
Além do mais, chamam a atenção, pressupõem que haja mais valores a enconder…
Dentro da bolsa comum, separe cash de cartão de crédito, coloque nas repartições internas fechadas com zip.. E use apenas xerox do passporte.
Eu acho Montmartre meio problemático,
Mas com atenção e bom-senso tudo pode ser resolvido…
Eu sou daquelas que ainda insisto em dizer que Paris não é perigosa, risos. NUNCA fui admoestada ou passei por constrangimentos por lá.
E olha que não só já morei na cidade como costumo voltar frequentemente…
Um abraço
ANTONIO H.
Olá pessoal, desde que resolvi planejar uma viagem a Paris, descobri o blog da Lina e virei fiel seguidor, e pelo jeito, muitos aqui são – aliás, adoro ver os comentários dos leitores que são na maioria ótimos e contribuem muito para quem quer aprender e se preparar para a viagem, coisa que adoro fazer.Nunca é demais, mas tb cumprimento à Lina pelo ótimo trabalho que é de muita utilidade, e esse post provocou uma enxurrada de comentários….agora, gostei do que falou o JOSE RODRIGUES, mostrando preocupação com a inoperância da polícia francesa…depois a coisa cresce e fica incontrolável, só olhar para o Rio…polícia tem que baixar o cacete mesmo e em lugar nenhum do mundo, chega perguntando “qual a sua graça, cavalheiro?”…vagabundo se trata é na porrada, é a única linguagem que eles entendem….
Jacqueline
Beth
Porque bolsinha embaixo da roupa é convite a problemas? Em Buenos Aires foi justo quando minha bolsinha estava dentro da bolsa é que ela foi levada. Todo o mês eu a levei embaixo da roupa tranquilamente. Aliás, depois do roubo, era outra bolsinha rapidamente providenciada.
Meu receio quanto a Paris é que vou para uma área ruim. No 10, na beira de Montmartre. Bem que este blog alertou, mas eu fiquei em dúvida entre um apê perto do Louvre (tb achei deserto), outro perto de Les Halles (tb perigoso) e este que terminei alugando por ter uma esplêndida vista para Paris e a torre. Agora estou aqui, receosa das saídas noturnas.
Jane Curiosa
Luana
Se avexe não,minina!
Viu quantos posts o seu comentário provocou?
Dizem que para transformar Paris em um paraíso só falta lhe acrescentar duas letrinhas: a,o,se em português; se em francês(paradis)a,d
Não é verdade,somos todos conscientes disso,Paris não é o paraíso sôbre a terra.Não se assanhe,porém dona Luana,Paris É uma cidade maravilhosa.Tanto e tão maravilhosa, que é a meca dos expatriados,dos desvalidos,dos esfomeados,dos sem fronteiras físicas e/ou morais.É almejada pelos românticos e sonhadores,pelos idealistas,pelos sábios.Infelizmente é também aviltada pelos sem noção…
Paris é uma jóia no mundo.Um só dia de passeio por suas ruas,nos deixa quase desnorteados,pelo apreço à cultura,à liberdade,à estética e à história.
Perceber os séculos que se sobrepuseram e que permanecem tácteis;
poder observar a vida sendo vivida e ao mesmo tempo o desfrute por nós,turistas, sendo permitido sem garroteios,tudo isso é MARAVILHOSO.
Fernanda Leitão
Sobre os comentários das meninas das pranchetas, nem sabia que era golpe também, elas são bem insistentes… rsrsrs é que todo mundo que chegava em cima de mim eu balançava a cabeça (não) e saia de perto.
Nivea
O post da Lina é um ótimo resumo de duas matérias diferentes do Le Figaro. Busquei a matéria sobre os romenos e estou surpresa com os números…casos de roubos cometidos por romenos aumentaram 259% em 1 ano e meio. Pelos comentários que li no site do jornal, percebo que é uma preocupação geral e não só dos turistas.
http://www.lefigaro.fr/flash-actu/2011/07/22/97001-20110722FILWWW00285-delinquance-roumaine-en-hausse.php