Vocês tem me relatado com frequência casos de roubo de celulares colocados em cima das mesas dos cafés, roubo de carteiras e bolsas no metro, compra de falsos tickets nas estações ferroviárias.
Na realidade a polícia francesa está preocupada com o aumento de roubos com violência em Paris. No banco dos acusados os bandos de jovens romenos que agem sob a direção de chefes cuja identidade permance desconhecida. São menores do sexo feminino que abordam os turistas nas estações do metrô. A tática é sempre a mesma, enquanto a primeira faz a abordagem nas plataformas de embarque, nas escadas ou nas esteiras rolantes, as outras atacam a vítima e roubam o que conseguem. A última novidade é um mini-arrastão nas varandas dos cafés. Elas levam sanduíches, iPhones, bolsas, fritas, o que encontram em cima das mesas.
Se por acaso seu smartphone foi roubado, você deve imediatamente bloqueá-lo para que impedir a revenda. Para isso você deve ter seu número de identificação, o IMEI. Você faz uma declaração de roubo à polícia e em seguida ela será transmitida ao operador que é obrigado, por le,i a bloquear o aparelho. O número IMEI se encontra abaixo da bateria ou na embalagem do smartphone.
Daqui a pouco a Romênia vai entrar para o Comunidade Econômica Européia e me pergunto se a situação não vai se agravar.
Entram também nas estatísticas do aumento da violência na capital francesa, os camelôs africanos ou indianos com suas torres Eiffel penduradas no braço. Antes eles ficavam estacionados exibindo a mercadoria e atentos para escaparem da repressão. Já os vi várias vezes correndo da polícia. Agora estão com uma abordagem agressiva na esperança que o turista compre por medo. Eles estão mais seguros de si e mais organizados. Quando percebem a presença dos policiais, se reúnem rápido em grupos de 20 ou mais pessoas e os enfrentam para impedirem o confisco da mercadoria.
Por trás disso tudo, os fabricantes e importadores chineses que ganham milhões vendendo a torre símbolo de Paris aos pobres clandestinos do sub-mundo.
A Polícia começou uma campanha pedindo aos turistas para não comprarem os artigos dos camelôs. Eles alertam também sobre a venda de tickets falsos. Comprem tickets e passagens somente nos guichês ou nos distribuidores automáticos. E última recomendação, não aceitem ajuda de ninguém.
Fonte: Le Figaro.fr.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
242 Comentários
claudia burigo
Fui a Paris o ano passodo e vou novamente em 2012. Fiquei surpreendida com essas notícias pois tive dias extrremamente agradáveis e me senti muito segura.Mesmo sendo abordada por ciganas querendo dar o golpe do anel. Espero que essa situação mude logo, pois pretendo ter a mesma sensação em breve. Viagem tensa não dá.
Francy
Bom dia ,Lina! Não tive problemas em Paris, foi sorte? Vi muitos camelôs circulando em áreas turísticas ,fomos abordados, mas nada agressivo.O mesmo aconteceu na Itália ,serão os dias atuais com o mundo neste processo explosivo ?É atentado de extrema direita na Noruega ,justo para supostamente protestar contra a imigração, USA neste suspense de calote ,ameaçando uma nova crise mundial …Nós aqui ,do bloco terceiro mundista ,melhoramos.Apesar da roubalheira avassaladora que ronda o País, vamos bem obrigada.E vamos “bem”, levando-se em conta o que eramos 15 anos atrás.O problema na Europa ,foi tentar juntar desiguais com iguais, daí as crises em Portugal ,Grécia ,Espanha.A França tem seus problemas nas entranhas, os colonizados voltando para cobrar aos seus colonizadores.É um problema muito complexo ,e na minha opinião ,só tende a se agravar.Como turistas ,temos que nos manter atentos e seguir as suas dicas, fazer o que?
eidia
Me lembrei da primeira vez que estava no trem indo conhecer Londres, toda entusiasmada e uma senhora me disse: “Londres já não é mais a mesma! Muita coisa mudou, ficou ruim.” Eu não entendi bem na época o porque da observação dela. Já sinto isso em relação a Paris, que conheci na mesma época 1.981, há muito tempo. É uma pena! E a Paris que morei por muitos anos, não existe mais. A beleza da cidade, os monumentos e tudo que a ville oferece, continua lá, o que mudou foi o clima, o astral.
eidia
Meire
Sim, as meninas do leste europeu são figurinhas carimbadas. O que eu acho mais estranho que ja’ aconteceu comigo é de estar em um metro da linha 12 e o condutor avisar que tinha pickpocket no trem e não parar e manda-las sair.
Mas o meu principal comentario é que penso que muitas vezes os turistas chegam aqui em Paris e dão uma relaxada quanto a seus pertences. Não se protegem como quando andam por exemplo em Sao Paulo. E isso é imperativo fazer: nada de carteira no bolso de tras, telefone exposto etc.
E pra mim o pior lugar sempre é o trajeto linha 2 e as escadarias em torno de Montmartre. No Champ de Mars você nem olha na cara dos camelos e eles dão uma relaxada mas la’ em Montmartre eles me parecem bem mais agressivos.
Juliana
Acabo de chegar de Paris e meu filho foi abordado por essas meninas na saídado metrô. Ekas fingem de surda-muda e atacam, por sorte meu putro filho percebeu e espantou as moças. Mas no outro dia elas fizeram um bolo em torno do meu irmão quando ele entrava no metrô e nessa lwvaram a carteira dele. Muito chato! Não são pessias querendo melhorar de vida, são pessoas roubando! Uma pena porque Paris é uma cidade linda e muito acolhedora.
Fátima
Buscar qualidade de vida é inerente ao ser humano mas agir c\violência é outra. coisa. Está “um saco” as ciganinhas o tempo todo atacando a gente c\ a malfadada listinha e, fait attention, voilá ton sac … já era. Infelizm\ senti uma diferença bem grande do ano passado pra cá. Lina continue informando a gente. Mil beijinhos.
Roberta Cury
Mto bom o texto e o alerta! Eu já fui uma das vítimas…roubaram meu Iphone que estava em cima da mesa dentro de um pub.
Uma pena que Paris esteja nessa situação.
Todo cuidado é pouco!
Thereza
Olá querida Lina, acho muito interessante esse seu post, não sabia que eles roubavam até sanduíches…que absurdo!
Agora eu acredito buscar uma melhor qualidade de vida, não justifica agressão, roubo e desrepeito com quem quer que seja, independente de nacionalidade, pois as vítimas são pessoas que trabalharam e muito pra poder curtir a viagem dos sonhos em Paris, a cidade LUZ e certamente não imaginavam ter no seu roteiro fatos tão desagradáveis como estes citados.
Acredito que quando uma pessoa sai do seu país e ruma a outro, buscando o melhor deve seguir na linha da honestidade, que faça um trabalho honesto e que não prejudique terceiros.
Realmente, todos os dias o Champs de Mars e mais um bocado de lugares turísticos estão infestados de indianos, africanos e sei lá mais o que…se chove eles vendem guarda chuvas, a noite vendem rosas, no calor vendem águas e sempre aquelas Tour Eiffel…realmente é uma máfia bem organizada e que ainda deve ter espaço pra comportar ladrões pés de chinelo que roubam sanduíches, fritas e celulares…é lamentável, mas é a vida…quem sabe, quando endurecerem as leis de imigração, as coisas fiquem mais tranquilas.
E no mais, cuidado demais sempre é pouco, em qualquer lugar do mundo!
Grande abraço pra vc e boas energias!
Gabriel
Moro em Paris há dois anos e me parece muito claro que a situação piorou muito nos últimos seis meses. Este grupo de meninas do leste europeu atuando no metro já tentou roubar minha namorada duas vezes no metro. E vejo elas atuando todos os dias, pegando na maior parte das vezes turistas.
Luana
A situação não vai piorar pq a Romênia vai entrar para a Comunidade Européia.
A situação só piora por causa do desemprego que infelizmente extiste em todos os países e não somente na Romênia.
E os camelôs são africanos ou indianos pelo mesmo motivo que vc um dia saiu do seu país e foi para a França: em busca de uma melhor qualidade de vida.
São pessoas tentando ganhar seu dinheiro honestamente, só isso !!!
É impressionante essa política anti estrangeiros praticada na França. Em vez de ajudar, reprime – oprime.
UNIÃO