Dedicamos nosso segundo dia em Beaune aos prazeres da mesa. Afinal, estávamos na Baorgonha para este mergulho nos produtos locais.
A região não é somente conhecida pelos seus deliciosos vinhos mas também pela sua mostarda. E como adoramos este condimento fizemos uma visita/degustação dos inúmeros produtos da marca Fallot, pequeno fabricante local.
Resumindo, a mostarda se classifica em três appelations: mostarda de Dijon, branca e fabricada com mistura de grãos negros ou cinzas e verjus (suco ácido extraído da uva branca); mostarda à l’ancienne, com grãos inteiros misturados ao verjus; e a mostarda aromatizada, resultado da associação dos grãos com outros produtos originais.
Minha preferida: mostarda com estragão.
Após as mostardas, contratamos um traslado para a visita das regiões vinículas próximas de Beaune.
Conhecemos a famosa Puligny Montrachet, uma das capitais do vinho branco. Esta cidade se encontra ao sul de Beaune, na região conhecida como Côte de Beaune. Nesta minúscula cidade você encontra menos pelos três endereços para degustar vinhos e a gastronomia da Bourgogne.
Nós escolhemos o bar/restaurante Le Montrachet, um dos melhores endereços da região. O Chef Thierry Berger, ex do Plaza Athénée de Paris e do Martinez em Cannes, é respeitado e seu restaurante considerado como gastronômico.
Estava frio e infelizmente não nos instalamos na deliciosa varanda do Le Montrachet.
Para aqueles que desejam somente degustar vinhos, o bar do Le Montrachet oferece degustações de Premiers e Grands Crus das 11h às 19h, todos os dias. Nós pedimos um branco dos deuses: Chassagne-Montrachet 2005, Domaine Borgeot. Em seguida, passamos para a sala do restaurante.
O restaurante é agradável, o serviço impecável e os pratos estavam gostosos. Pedimos o primeiro menu a 30 euros, preço excelente visto a qualidade. Clique aqui para reservar uma mesa no Le Montrachet.
Em Puligny Montrachet você pode também degustar vinhos no Caveau de Puligny, um endereço conhecido pela sua escolha de bons vinhos de pequenos produtores da região. A degustação de 8 vinhos custa 15 euros e a de 4 vinhos custa 8 euros.
E pode também almoçar mais barato no pequeno restaurante chamado L’Estaminex des Meix que propõe um menu a 18 euros com entrada+prato+queijos+sobremesa. A cozinha é simples e oferece os pratos regionais. Quando estivemos o prato principal era boeuf bourguignon.
A última etapa do nosso dia foi uma degustação de vinhos no Castelo Corton André, um dos raros endereços do mundo que possui um grand cru branco e tinto no mesmo local.
O Castelo produz um grand cru tinto – Corton – e um grand cru branco, o Corton Charlemagne.
Nós chegamos sem reservas e degustamos no balcão de atendimento. Mas eu sugiro que reservem o espaço degustação das caves. Bonito e impressionante.
Leia o primeiro artigo que escrevemos sobre Beaune clicando aqui.
Site do Restaurante Le Montrachet
Como ir de Paris até Beaune
- Avião: a viagem de avião até Lyon dura 1 hora, depois é possivel pegar carro ou trem para ir até Beaune. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem 2h30 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa, a viagem até Dijon tem cerca de 4h30 de duração, depois é possivel ir de trem ou carro até Beaune. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
- Carro: a viagem dura cerca de 3 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
21 Comentários
eymard
esse post judiou da minha lembrança. Os vinhos dessa região (especialmente os brancos) são inesquecíveis. Os Montrachet são deliciosos. Os vinhos recebem o nome dos pequenas regiões em que são produzidos. Dai a variedade. Excelente o restaurante e a comida, acompanhada de um Chassagne-Montrachet 2005, posso imaginar.
ricardo rosset
Ola Aline, voce nao é intrometida…. na verdade lí sobre voce no blog e até tentei fazer contato, mas seu email voltou. segue o meu para podermos conversar
[email protected]
Aguardo seu contato.
abraços
Flávia Mattos
Coincidência ou não, estou eu aqui na Borgonha voltando de um passeio de muita degustação guiada pela Aline Mendonça. Adoramos!!! Foi tudo o que imaginamos. Vale muito a pena!!!! Super indico!!! E estamos levando para a casa mais conhecimento e algumas garrafas de vinho, branco e tinto. Ano que vem estamos aqui de volta. E já combinamos mais uma rodada com a Aline.
Aline
Desculpa me intrometer Ricardo e Rodrigo eu sou guia na Borgonha e se vocês querem comprar um lote de vinho interessante varios tipos posso leva-los direto no produtor, e um casa de negocio com bons vinhos e nessa quantidade vocês com certeza ganharao algumas garrafas mais. qualquer coisa vocês podem entrar em contato.
ricardo rosset
Ola Rodrigo, a “situação” é a seguinte:
passaremos por Beaune (1 noite), 2 noites em Annecy e depois 2 semanas esquiando.
Vamos trazer de volta ao Brasil +- 12 boas garrafas e precisamos de “um lote” paras 2 semanas esquiando, então, onde for o melhor custo, com os melhores vinhos…. é o que precisamos. Facilmente 24 garrafas
Rodrigo Lavalle
Ricardo, em Beaune um bom local é a Moillard, 8 place de la Halle.
Abraços.
ricardo rosset
Ola Rodrigo, a “situação” é a seguinte:
passaremos por Beaune (1 noite), 2 noites em Annecy e depois 2 semanas esquiando.
Vamos trazer de volta ao Brasil +- 12 boas garrafas e precisamos de “um lote” paras 2 semanas esquiando, então, onde for o melhor custo, com os melhores vinhos…. é o que precisamos. Facilmente 24 garrafas
abraços,
Tania
Delicioso passeio, 2014 penso em algo assim.
Parabens!
Adriana Pessoa
Que maravilha!
Cada dia sonhando mais com a Borgonha….
ricardo rosset
Ola Lina, como vai ?
Já estamos a tempos conversando por email, mas resolvi entrar nos seus pitacos…. Resolvemos apenas “passar” por Beaune, pois já conhecemos a cidade e o nosso proximo destino será Annecy (que nao conhecemos). Vou aproveitar para comprar vinhos e gostaria de saber se voce pode indicar um bom local para nao termos que ficar “girando” atras ? Abraços, Ricardo
Rodrigo Lavalle
Ricardo, você vai comprar vinhos em Beaune ou em Annecy?
Abraços.
Nick
Como não sou conhecedor de vinhos, acho que o que mais me chamou atenção, foi a visita a esse fabricante de mostardas. Amo esse condimento, e adoraria conhecer a Fallot e suas mostardas especiais.