Por Marina Gilberti, sommelière responsável pelos cursos de vinho do Minha Viagem Paris
Morando em Paris há 9 anos, e proprietária de uma cave na capital francesa, sempre me perguntam a diferença entre o cosumo de vinhos no Brasil e na França.
Em primeiro lugar, os franceses buscam o custo benefício, pois o vinho faz parte do dia a dia de todas as classes sociais. O consumo é uma rotina, seja em casa ou nos almoços de trabalho. O vinho aqui é democrático. Meus primeiros clientes do dia, quando abro a enoteca pela manha, são os operários que trabalham nas obras por perto. Compram uma garrafa de vinho, lá pelas 11h, pro almoço. Eles entram e me pedem um bom vinho por menos de 10 €.
Ja nossos habitués, os clientes que compram 2 a 3 vezes por semana, chegam depois do trabalho, nos contam o prato que servirão no jantar, e pedem o vinho que harmonizara melhor.
Uma tendência recente, os pedidos de vinhos naturais e orgânicos, os vinhos feitos por métodos de cultivos sem agrotóxicos e com um mínimo de adiçao de sulfitos.
No Brasil, o vinho continua elitizado, consome-se muito pelo rótulo, sem realmente compreender o que está sendo servido.
No Brasil, as pessoas falam pouco de harmonização. Uma pena. Recentemente degustei, com amigos brasileiros, um Barca de 1966, um grande vinho português do Douro. O prato era um carpaccio de polvo. Cheguei a ter uma fisgada no coração pela falta de sensibilidade para harmonizar. Aqui na Europa, em alguns estabelecimentos, o sommelier recusa servir uma bebida caso ela não harmonize com o prato. Eu já presenciei isso acontecer. Se antigamente achava exagero, hoje não acho mais. É, na verdade, um grande serviço que o “patrão” está fazendo ao seu cliente. Harmonização é casamento! Se você souber fazer, tudo fica em perfeita sintonia. Tanto o prato quanto o vinho ganham em paladar e seu prazer agradece.
Vinho aqui na França, é coisa séria. Por exemplo, o que os monges fizeram com os climats, parcelas de terra delimitadas e que gozam de particulares condições geológicas e climáticas, da Borgonha, só existe alí. Só quem tem alma sensível e coração aberto, pode entender o que estou falando. Já chorei de emoção ao degustar alguns vinhos especiais.
A França reina hors concours em termos de qualidade, simplesmente porque os franceses têm um art de vivre e um paladar refinado e elegante. E isso vem desde o berço. Veja bem, meus filhos já desfrutam na creche de um menu equilibrado, preparado por um chef e um nutricionista. Com apenas dois anos de idade, eles degustam um queijo diferente a cada dia. É assim que se constrói a “cultura gustativa” de um povo. A foto acima mostra a tabela que recebemos, todas as semanas, com a descrição das refeições das crianças.
A grande vantagem do povo brasileiro, é a abertura de espírito e curiosidade pelo tema. Lembrando que a importação era fechada até os anos 90, tudo isso é muito recente. Temos muitos vinhos pela frente. Santé!
Leia a proposta de cursos de vinhos da Marina clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
19 Comentários
marinagiuberti
Zenaide , o outro email é [email protected]
marinagiuberti
Olá Zenaide , Divvino minha cave fica no 163 Bv Voltaire 11eme ( metro 9 Charonne) será um prazer recebê-la pra uma taça de vinho ou pra um dos nossos cursos com o CP . Segue o link abaixo
https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/parceiros-do-conexao-paris/cursos-de-vinhos/
Quanto a mandar vinho pro Brasil, estamos trabalhando com um projeto, Pf mande email pra [email protected] ou [email protected] Abs e até breve aqui em Paris
marinagiuberti
Mônica, será um grande prazer recebê-la!!
Oi Deborah e Vera, que ótimo ter este retorno de vocês! Voltem sempre, e Vera espero te encontrar qqhora no Rio, bj
Vera M, com certeza o Brasil está crescendo muito no assunto vinho e harmonização, concordo c vc, que o que torna o vinho mais especial é a companhia com quem dividimos a degustação . Sobre recusar de servir resta raro, mesmo em Paris, mas já vi acontecer no caso de aberrações como ” ostras e vinho tinto encorpado ” , rsss, como citou o Eymard. Grande abraço e Santé!!!
MonicaSA
Em maio estarei em Paris e vou fazer um curso com a Marina.
Deborah
Harmonizar …. combinar …. são formas para melhor apreciar … destacar o que há de melhor no paladar.
Eu pouco entendo mas, nessa viagem agora a Paris, fiz um curso com a Marina e A-D-O-R-E-I. Valeu a pena demais.
Bem, sei que ainda sei pouco, mas já é possível ter agora uma noção de como escolher, degustar…
Algumas dicas simples podem nos ajudar a, simplesmente, saborear com mais “sabor” os “sabores” que a cada um em particular parecem mais “saborosos” …
zenaide
oi marina!!!! vc envia vinhos aki para o brasil???e aonde é o endereço de sua cave em PARIS???gostaria de conhecer pois vou a paris a cada 2 anos,se puder me enviar por email tbm a resposta te agradeço
.obrigada zenaide
Rodrigo Lavalle
Zenaide, entre em contato direto com a Marina pelo email [email protected]. Você pode comprar vinhos na cave da Marina e pedir para serem entregues no seu hotel quando você estiver em Paris: https://www.conexaoparis.com.br/servicos/venda-e-entrega-de-vinhos-seu-hotel/.
A cave, chamada DIVVINO, fica no 163 boulevard Voltaire, 75011. Tel.: +33 (0) 6 76 53 98 94.
Abraços.
eymard
Depende. Um Barca 66 com carpaccio de polvo, por ex, acaba o barca e o carpaccio. Tive também uma fisgada no coração ao assistir um maravilhoso prato (de não sei quantos andares) com ostras e camarões espetaculares e os dois casais pedirem um tinto encorpado para acompanhar.
Luiz Carlos Bitencourt
Harmonização é coisa personalíssima, subjetiva. Sugestões são possíveis, mas imposições, longe de mim. Tomarei, mesmo em França, os vinhos que eu quiser com os pratos que escolherei.
Rodrigo Lavalle
Luiz Carlos, as regras são feitas para serem quebradas mesmo que isso contrarie o senso comum.
Abraços.
Vera Jordão
Acho que em se tratando de vinho, ainda temos que desenvolver muito o nosso paladar… e nada melhor que provando muitos vinhos para ir criando essas referências gustativas. Já fiz um curso de degustação com a Marina e foi maravilhoso! Recomendo!
Vera M
Acho que no Brasil tem se falado mto em harmonização em restaurantes, lojas e nas casas das pessoas q gostam de vinho. Mas acho uma grande vantagem não termos um sommelier que se recuse a servir um vinho que não harmonize com o rigor dos manuais como em Paris! Os momentos na cia de amigos tomando um vinho – qq seja a preferencia pessoal – podem significar mto que a ditadura da harmonização!