Por Marina Gilberti, sommelière responsável pelos cursos de vinho do Minha Viagem Paris
Morando em Paris há 9 anos, e proprietária de uma cave na capital francesa, sempre me perguntam a diferença entre o cosumo de vinhos no Brasil e na França.
Em primeiro lugar, os franceses buscam o custo benefício, pois o vinho faz parte do dia a dia de todas as classes sociais. O consumo é uma rotina, seja em casa ou nos almoços de trabalho. O vinho aqui é democrático. Meus primeiros clientes do dia, quando abro a enoteca pela manha, são os operários que trabalham nas obras por perto. Compram uma garrafa de vinho, lá pelas 11h, pro almoço. Eles entram e me pedem um bom vinho por menos de 10 €.
Ja nossos habitués, os clientes que compram 2 a 3 vezes por semana, chegam depois do trabalho, nos contam o prato que servirão no jantar, e pedem o vinho que harmonizara melhor.
Uma tendência recente, os pedidos de vinhos naturais e orgânicos, os vinhos feitos por métodos de cultivos sem agrotóxicos e com um mínimo de adiçao de sulfitos.
No Brasil, o vinho continua elitizado, consome-se muito pelo rótulo, sem realmente compreender o que está sendo servido.
No Brasil, as pessoas falam pouco de harmonização. Uma pena. Recentemente degustei, com amigos brasileiros, um Barca de 1966, um grande vinho português do Douro. O prato era um carpaccio de polvo. Cheguei a ter uma fisgada no coração pela falta de sensibilidade para harmonizar. Aqui na Europa, em alguns estabelecimentos, o sommelier recusa servir uma bebida caso ela não harmonize com o prato. Eu já presenciei isso acontecer. Se antigamente achava exagero, hoje não acho mais. É, na verdade, um grande serviço que o “patrão” está fazendo ao seu cliente. Harmonização é casamento! Se você souber fazer, tudo fica em perfeita sintonia. Tanto o prato quanto o vinho ganham em paladar e seu prazer agradece.
Vinho aqui na França, é coisa séria. Por exemplo, o que os monges fizeram com os climats, parcelas de terra delimitadas e que gozam de particulares condições geológicas e climáticas, da Borgonha, só existe alí. Só quem tem alma sensível e coração aberto, pode entender o que estou falando. Já chorei de emoção ao degustar alguns vinhos especiais.
A França reina hors concours em termos de qualidade, simplesmente porque os franceses têm um art de vivre e um paladar refinado e elegante. E isso vem desde o berço. Veja bem, meus filhos já desfrutam na creche de um menu equilibrado, preparado por um chef e um nutricionista. Com apenas dois anos de idade, eles degustam um queijo diferente a cada dia. É assim que se constrói a “cultura gustativa” de um povo. A foto acima mostra a tabela que recebemos, todas as semanas, com a descrição das refeições das crianças.
A grande vantagem do povo brasileiro, é a abertura de espírito e curiosidade pelo tema. Lembrando que a importação era fechada até os anos 90, tudo isso é muito recente. Temos muitos vinhos pela frente. Santé!
Leia a proposta de cursos de vinhos da Marina clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
19 Comentários
Valeria barradas
Marina estarei no final do ano do Vale do Loure,mais as vinícolas vc me indica ? Val
Rodrigo Lavalle
Valéria, clique aqui e aqui para ler dois artigos sobre os vinhos e vinícolas do Vale do Loire.
jose mauricio budant
Estivemos em um grupo realizando o curso com a Marina 3 meses atras, sensacional,didatico e muito enriquecedor,vale a pena. Melhor ainda sao os seus vinhos, seus preços sao minimante superiores aqueles que encontrei em Reims com a vantagem de ter a indicaçao de safras que valem mais a pena.
josé manaoel neves e Deborah Murgel
Estivemos em Paris em abril e fizemos uma degustação com a Marina Giuberti. Muito simpática e profissional, pudemos provar ótimos vinhos com boa harmonização. Tivemos boas indicações de vinhos excelentes. Abraços
Marina Giuberti
Ola Marcio, Aproveitem cada vinho tornando-a um momento unico, que a vida é feita desses momentos. Voltem sempre ; Santé
Mauro Marcello
Concordo em grande parte com o comentário do Luiz Carlos Bitencourt. Sei que as harmonizações têm sua importãncia, mas que não fiquemos reféns de regras rígidas. Li alguns anos atrás, um livro escrito por um renomado semmelier norte americano, onde ele relatava com muita propriedade: ” o grande astro da refeição é o vinho, então se você escolheu aquele sonhado vinho, o que irá comer não terá grande importância.”
marcio
Estive em Paris com a minha esposa em outubro/2014 e tive o prazer de conhecer a Marina e a sua loja. Comprei bons vinhos, que no Brasil custariam uma fortuna. Ela é uma pessoa super bacana, não me “forçou” a comprar nada, e, no final, ainda me indicou um restaurante excelente para almoçar. Já no Brasil, descobri que tínhamos um amigo em comum, da ABS-RJ. Enfim, recomendo uma visita a loja da Marina para aqueles que, além de querer bater um bom papo, queriam comprar um vinho realmente diferente, que jamais seria encontrado no Monoprix ou no Nicolas. Mariana, obrigado pela atenção. Até uma próxima visita.