A Ópera Garnier é um monumento dedicado ao espetáculo e um espetáculo em si mesma.
Na sua inauguração, em 1875, sua decoração provocou uma pequena revolução. De acordo com a etiqueta da época as senhoras da alta sociedade, nos intervalos, não circulavam pelas salas de espetáculos. Na recém inaugurada Ópera Garnier, do sub-solo onde paravam as carruagens, as damas deveriam ir diretamente para seus camarotes. Alí receberiam convidados e homenagens.
Fascinadas pela riqueza das esculturas e pinturas, elas romperam com a etiqueta e, lideradas pela rainha da Espanha, se misturaram ao público curioso.
Seu arquiteto foi Charles Garnier e a Ópera seu maior projeto. Ela possui uma arquitetura pitoresca, caracterizada pela abundância de cores. Foi Garnier que introduziu as cores na arquitetura parisiense com mármores de nuances diversas, mosaicos nos solos e abundância de dourado.
Prestem atenção nos mármores, eles são maravilhosos: mámore vermelho da França, azul turqueza da Itália, preto da Bélgica, verde da Suécia, amarelo de Verone. Nesta decoração luxuosa e colorida encontramos também granitos e pedras semi preciosas.
Qual o estilo da Opéra Garnier? Dizem que o arquiteto, diante da Imperatriz Eugénie que peguntava – que estilo é este? este estilo não existe, ele não é grego, nem Louis 16, nem mesmo Louis 15 – teria respondido: estilo Napoleão III!
Mas ele deveria ter dito: é o meu estilo.
A grande escadaria de Garnier foi pensada para que todos pudessem (e possam ainda) ver e ser vistos. Os inúmeros balcões permitem aos espectadores se exibirem e ao memo tempo observar os que chegam. O público em si mesmo também é um espetáculo.
A sala de espetáculo apesar da cor vermelha dominante, tem uma decoração discreta. Ela possui 25 metros de altura e um lustre central pesando sete toneladas. Ele nunca caiu na cabeça de ninguém, como diz a lenda, mas um contrapeso que o segurava se soltou e esmagou uma senhora sentada na cadeira 13 do quarto balcão. Este acidente inspirou, mais tarde, a obra o Fantasma da Ópera.
Infelizmente não filmamos o teto pintado por Chagall. A família é rigorosa com os direitos autorais.
No Minha Viagem Paris há uma visita guiada em português na qual você vai conhecer não só o prédio da Opéra mas também suas histórias envolvendo nobreza, arte, beleza, opulência, poder e traição. Clique aqui para saber mais sobre a visita guiada e reservar seu lugar.
Vocês também podem visitar a Opéra Garnier como se visita qualquer monumento. O ingresso custa 12 euros. A ópera esta aberta todos os dias das 10 às 17 horas. Clique aqui para comprar o seu ingresso.
Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
12 Comentários
Monica
*andar kkkk
Monica
Olá! Fantástico! Vou assistir a um Ballet na Opera Garnier agora em julho e queria saber se vocês têm uma indicação de um bom restaurante para jantar após o espetáculo nas proximidades! Proximidade pra mim não precisa ser “grudadinho” na Opera 🙂 Eu e meu marido gostamos mto de nadar pela cidade, mas algo que seja viável, considerando que o Ballet deve terminar às 21h! Muito obrigada, mais uma vez! Tenho recebido dicas valiosas aqui!!! Vocês são demais!
Rodrigo Lavalle
Monica, há um restaurante dentro da própria Opéra Garnier (clique aqui). Na rue Saint Honoré, a cerca de 15 minutos a pé, há a Brasserie Castiglione e o restaurante do Hotel Costes.
Carolina,Ferradaz
Olá!! Estou fascinada pelo imponência da Ópera…além da visita gostaria de assistir a um espetáculo de ballet!! Porem uma dúvida: qual o dress code para ocasião? Estarei em paris na ultima semana de fevereiro…estará frio, portanto. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Carolina, a não ser pelos espetáculos especiais de gala, não há um dress code rígido. Vá vestida de forma simples e elegante, não é necessário vestido de festa. Leia esse artigo completo sobre a Opéra Garnier: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/20/tudo-sobre-opera-garnier.
Isabela Almeida
Sou a-pai-xo-na-da por esse prédio!!! É pra deixar qualquer um boquiaberto! Toda vez que vou à Paris faço questão de visitar a Ópera Garnier! O vídeo ficou excelente!!! Parabéns de novo, equipe CP!!!
Cristiane Pereira
Vídeo maravilhoso! Amo a Ópera Garnier, adoro sentar ali no Café de La Paix e ficar admirando as esculturas douradas num final de tarde. E seu interior é, a meu ver, a coisa mais bonita e suntuosa de Paris!
Bertha Cotta
Estive na Opera para assistir Les Enfants du Paradis. Fantástico como posso fazer a visita guiada e ver os figurinos? Vjs
Rodrigo Lavalle
Bertha, veja no nosso novo site de passeios e serviços sobre a visita guiada à Opéra Garnier: http://www.minhaviagemparis.com.br/passeios-turismo-paris/visitas-guiadas-museus-paris/visita-opera-garnier.html. Qualquer dúvida escreva para [email protected].
Abraços.
Fátima
Êta olhinho bom! Deus proteja!!! Lina nunca reparei na lindeza daqueles “postes” do lado de fora . E, vou te contar, o video está realmente lindo (já fiz a visita mas não atentei pra todos os detalhes). Obrigada por mais esta “viagem”.
Mônica
Maravilhoso esse vídeo. Por esse link do próprio site da Ópera de Paris também é possível fazer um tour virtual: https://www.google.com/culturalinstitute/u/0/collection/op%C3%A9ra-national-de-paris?hl=en.
MonicaSA
Viajei. Já estive no prédio antes, mas o vídeo mostrou detalhes que nāo havia percebido. Adorei!!!