Por Odone Bisaglia
Minha primeira viagem de Pénichette® foi em Setembro de 2008 na região Alsace-Lorraine-Ardennes. Preferimos ir na meia estação já que no verão há mais procura – os franceses adoram – e o preço é um pouco mais barato.
Tudo começa visitando a página www.locaboat.com que está disponível em francês, inglês, alemão, italiano e holandês. A página contém muitas informações, animações, fotos, diagramas e vídeos. Tenha paciência em navegar por ela. Aos poucos você vai se familiarizando com os tipos de barco, circuitos, preços. A empresa é muito organizada e tudo é feito com muita antecedência. Você escolhe o barco, circuito, duração da viagem (7 dias, 10 dias 2 semanas) e sentido (Ida ou Ida-e-volta). Escolhe também quais os alimentos que você gostaria de ter à bordo no dia do embarque. Escolhemos o modelo 1180FB, ideal para 3 casais com conforto.
Neste barco, podemos navegar dentro da cabine ou na”ponte”. O motor é a diesel e a navegação é muito estável. Não se preocupem, ninguém enjôa. As pequenas suítes tem um pequeno banheiro com pia, vaso e ducha. O preço é muito em conta, principalmente se você levar em consideração que você transporta seu hotel junto contigo, como um caramujo.
Uma atração à parte são as eclusas.
Este circuito que escolhemos é o único de toda Europa com elevador para os barcos. Ele evita 17 eclusas.
Para maiores informações (Plan Incliné de Arzviller) clique aqui.
Uma das coisas mais interessantes é conviver com os habitantes das pequenas cidades. Na foto, meus amigos chegando com o pão para o café da manhã.
O barco tem uma área de convivência para refeições.
Foto após o desjejum.
Há restaurantes nas cidades que transportam os clientes de carro para almoçar ou jantar. Jantar alsaciano, esmero francês e quantidade alemã.
Boa viagem.
Informações do Conexão Paris
Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia
. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
47 Comentários
Lucia Catto
Odone,
Que privilégio! Que prazer poder desfrutar desta
aventura. Viajei com minha irmã em Junho pela
maravilhosa Alsacia encantando-me particular-
mente com a Rota dos Vinhos, sua culinária, suas
casas floridas , alegria de seu povo.
Fizemos passeios de barco pelos canais em Colmar
e Strasbourg, despertando um desejo imenso de
estarmos juntas em sua aventura na peniche, com
seus familiares. Belo relato, obrigada .
Odone Bisaglia Filho
Passados muitos meses…ninguém foi fazer este passeio? Não acredito…vamos lá, gente. Contem suas histórias
Lina
Odone
Também estou triste…Gostaria muito de ler os relatos.
Eduarda
Odoni,
São só roteiros de todos os canais da França, seus portos e atrações em cd lugar.
Servem para com ou sem pilotagem própria.
Depois, se eu for, conto para vcs.Abçs
Odone Bisaglia Filho
Iduarda,
Estes links que você nos passou, são de passeios com tripulação. São boasnmas você não curte o barco pilotando…a ver
Sueli OVB
Uau, Odoni!
Que espetáculo de viagem!
Parabéns, pela aventura e pelas informações precisas!
Eduarda
Odoni:
-Muitíssimo obrigada pelas respostas bem esclarecedoras!
Já andei muito de barco, mas sempre em pequenos veleiros. Por isso a pergunta sobre o diesel…Sempre evitávamos ligar o motor…
Estou planejando minha próxima viagem e a Alsácia está no roteiro. Já estive em meados de abril bem próximo dessa região (mas no lado Suiço) e choveu sem parar e, agora, provavelmente devo voltar na mesma época!
Por isso, vou deixar para acertar, ou não um passeio de penichette no próprio local.
Encontrei esse livro na web e estou de olho nas suas páginas já há algum tempo, pois gostaria de encontrar um roteiro de no máximo 2 a 3 dias nos canais da região.
Posto o link aqui para algum outro interessado, pois imagino que vc já o conheça!
http://books.google.com.br/books?id=6Wq7lhpWU0cC&lpg=PA182&ots=ub5B6Hqmcs&dq=penichette%2C%20canal%20colmar&hl=pt-BR&pg=PA162#v=onepage&q=penichette,%20canal%20colmar&f=false
Um abraço!
Eduarda
Odone Bisaglia Filho
Eduarda, vamos por parte, como dizia Jack, o estripador.
Não há cheiro de diesel. Nem sei porque mencionei isto.
Abastecimento de água e carregamento das baterias é feito nos portos onde pernoitamos. O preço é irrisório. A mangueira e o fio estão ao lado do barco atracado. Basta pegar e usar.
Autonomia de água- sempre abastecia à noite e muitas vezes vi que a quantidade utilizada era tão pouca que dava para seguir adiante, mas p’ra que arriscar? É tão fácil..
A recarga das baterias também é feita nos portos de pernoite, mas não se preocupe. O motor funcionando também carrega as baterias.
Utensílios de cozinha- Vem com tudo que você precisa. Pratos, talheres, panelas, frigideiras, copos, xícaras, abridor de latas e de vinho. Obs: o barco tem fogão de 4 bocas e geladeira!
Roupa de cama- Tem tudo. Lençóis, fronhas, travesseiros e um edredonzinho muito bom!
Parar fora das cidades- Pode. O barco vem com dois espeques e um martelo para fincar no terreno e amarrar os cabos de, proa e popa. Mas não precisa. Este ano, no Canal du Midi, resolvi dar uma de “easy rider” e ir para onde me desse na telha. Quando vi, estava parando exatamente nos portos sugeridos por eles. Uma informação: os canais são navegáveis de 9 às 18, sendo que o ” eclusier” vai almoçar de 12 às 13 junto com seu inseparável cachorro. Como vê, melhor seguir o roteiro deles, mas não se preocupe. A viagem é bem relax.
O barco atracado nos portos é seguro? – seguríssimo. Feche a porta com uma chavinha, passe a tranca nas bicicletas que ficam no convés e vá jantar. O que fazemos quando chegamos nas cidades é o seguinte: atracamos, desembarcamos as bicicletas(8€ por dia) e vamos conhecer a cidade. Em 30/40 minutos a cidade está vista. Compramos os ingredientes para o café da manhã e almoço do dia seguinte e voltamos para o barco. Tomamos banho e vamos jantar. Na volta, um drink, um pouco de música, filosofar um pouco e…cama.
A paisagem é monótona? – sim, é monótona. Tem sempre vaquinhas, carneirinhos, patinhos nadando no canal, plantações de trigo e feno, lagos, vinhedos, barcos cruzando em sentido contrário com gente de várias nacionalidades acenando p’ra nós, ciclistas ou cavaleiros nas margens também acenando p’ra nós. As margens são de plátanos o tempo todo. Uma monotonia. Rsrs..
Por quais cidades nós passamos? Como fizemos uma viagem de 7 dias ida-e-volta, passamos por poucas cidades: Lutzelbourg, Arzviller, Mittersheim e Sarralbe. Quando desenbarcamos, perto de Strassbourg, pegamos uma Van e fomos a mais de 30 cidades. Algumas tão pequenininhas que dava p’ra ver em muito pouco tempo. Outras, como Colmar, Ribeauvillé, Riquewihr e Mulhouse merecem mais tempo. A viagem que fizemos este ano pelo Canal du Midi passa por cidades mais importantes tais como Carcassone e Castelnaudary. Mas desta vez fizemos só ida, o que oferece mais variedade, é claro.
Continuo às ordensara o que der e vier.
Adriana Pessoa
Já tinha lido sobre essas viagens em uma revista e fiquei muitíssimo interessada. Uma proposta diferente.
Adorei seu post Odone!!
Eduarda
Odone,
Que belo relato! Vossa viagem me pareceu muito agradável.
Se me permite abusar vou lhe fazer algumas perguntas prosaicas…O cheiro de diesel é perceptível? Chega a incomodar? O abastecimento de água doce é feito nas eclusas? A autonomia do reservatório do barco quanto à água é suficiente para não causar apertos? O barco vem equipado com utensílios de cozinha? E a roupa de cama e mesa devemos levar (inclusive os cobertores)? Durante a noite é preciso parar exclusivamente nas cidadezinhas, ou não, pode-se parar em qualquer lugar? É seguro parar no meio do caminho? E nas cidades do trajeto o barco pode ficar ancorado sem ninguém tomando conta enquanto se passeia? A paisagem, nesse roteiro da Alsácia, chega a ser monótona para sete dias? Por quais cidades vcs passaram?
Muito obrigada pela paciência com o questionário e um grande abraço,
Eduarda
Cláudia Oiticica
Adorei, Odone! Proposta diferente de viajar pelo interior da França. Deve ser ótimo! Nas vezes que vi essas péniches passando fiquei morrendo de vontade de fazer uma viagem como essa. Cheguei a pegar os folhetos das empresas de locação, mas não consegui convencer o marido,rs.