Por Odone Bisaglia
Minha primeira viagem de Pénichette® foi em Setembro de 2008 na região Alsace-Lorraine-Ardennes. Preferimos ir na meia estação já que no verão há mais procura – os franceses adoram – e o preço é um pouco mais barato.
Tudo começa visitando a página www.locaboat.com que está disponível em francês, inglês, alemão, italiano e holandês. A página contém muitas informações, animações, fotos, diagramas e vídeos. Tenha paciência em navegar por ela. Aos poucos você vai se familiarizando com os tipos de barco, circuitos, preços. A empresa é muito organizada e tudo é feito com muita antecedência. Você escolhe o barco, circuito, duração da viagem (7 dias, 10 dias 2 semanas) e sentido (Ida ou Ida-e-volta). Escolhe também quais os alimentos que você gostaria de ter à bordo no dia do embarque. Escolhemos o modelo 1180FB, ideal para 3 casais com conforto.
Neste barco, podemos navegar dentro da cabine ou na”ponte”. O motor é a diesel e a navegação é muito estável. Não se preocupem, ninguém enjôa. As pequenas suítes tem um pequeno banheiro com pia, vaso e ducha. O preço é muito em conta, principalmente se você levar em consideração que você transporta seu hotel junto contigo, como um caramujo.
Uma atração à parte são as eclusas.
Este circuito que escolhemos é o único de toda Europa com elevador para os barcos. Ele evita 17 eclusas.
Para maiores informações (Plan Incliné de Arzviller) clique aqui.
Uma das coisas mais interessantes é conviver com os habitantes das pequenas cidades. Na foto, meus amigos chegando com o pão para o café da manhã.
O barco tem uma área de convivência para refeições.
Foto após o desjejum.
Há restaurantes nas cidades que transportam os clientes de carro para almoçar ou jantar. Jantar alsaciano, esmero francês e quantidade alemã.
Boa viagem.
Informações do Conexão Paris
Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia
. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
47 Comentários
Lulu Barros
Nossa… texto leve, dicas preciosas, e fotos lindas! Adorei principalmente a parte onde “ninguém enjôa”, minha grande preocupação; e o fato, claro, de que eu mesma posso pilotar me deixou ainda mais curiosa e empolgada. Dica mais que anotada. Obrigada, Odone.
Mauricio Christovão
Viajandão, Odone!!! Obrigado por compartilhar sua viagem conosco. Tenho pouca experiência com barcos(a não ser como passageiro), mas gostaria de fazer uma viagem assim.
Odone Bisaglia Filho
Rodrigo,
Muitos me fazem esta pergunta. A resposta é que…o barco é muito fácil de conduzir. Nós mesmos o navegamos. Existem algumas regras: ao cruzar com outra embarcação, diminua bastante a velocidade. Ao entrar na eclusa, enlace ( mas não amarre) os cabos de proa e de popa nos cabeços( pequenas colunas de ferro) para que a penichette fique firme, mas não fixada na eclusa. Lembre que o nível da água vai subir ou descer, dependendo do sentido. Antes de entrar na eclusa, reduza a quase zero a velocidade. O barco entrará naturalmente na eclusa graças ao ” seguimento” próprio de qualquer embarcação. Caso queira diminuir a velocidade um pouquinho, sempre se pode usar o motor reverso. Mas não quero te desistimular. Olha, todos “dirigem” o barco, todos ajudam nas eclusas. Para terminar, te digo que é possível fazer desde uma viagem romântica com apenas um casal, até uma viagem num barcão com 8 ou10 pessoas. Quanto mais gente, mais barato fica. Fui e ainda sou uma zebra em navegação, mas para pilotar uma penichette, eu sobro. Boa viagem!
PS- dentro de algumas semanas, enviarei para a Lina uma postagem contando a viagem que fizemos no Sul da França.
Rodrigo
Não vejo a hora de volta à França!! Adoraria fazer esse passeio, mas me bateu uma dúvida: quem fica no comando? Tem um funcionário ou é quem aluga??? Parabéns pelo post.
Allana
Nossa, adorei esse blog. Muitas dicas legais! Espero retornar à França em breve e aproveitar as dicas que vi por aqui!
Abs,
Allana Andrade
francabresil.blogspot.com
Jacqueline
Odone
Perdão. No meu entusiasmo eu nem tinha percebido que o post não é da Lina. Obrigada a você, então.
Jacqueline
Maravilha, Lina!
Bem quando estou lendo entusiasmadíssima “A vida secreta do Sena” de Mort Rosenblum! No livro tem tudo isso, mas sem fotos. Agora pude ver no post um pouco do que estou lendo. Como resultado da leitura, eu já havia procurado preços de peniches para aluguel. Um sonho a mais: me hospedar em um barco no Sena. E mais ainda: navegar num desses que você apresenta aqui.
Merci.
Madá
Odone, que maravilha! Fale mais um pouco sobre o outro roteiro, no sul da França.
Odone Bisaglia Filho
Que bom que você gostou, Pablo. Em 2012 farei minha terceira viagem com Penichettes. Qualquer dúvida, terei prazer em ajudar.
[email protected]
Pablo Gusman
Que sonho!
Hà cerca de 10 anos guardo uma revista de turismo com essa dica!
Obrigado pelo site de locação. Com ele já vi preços e agora planejarei a viagem…
Conexão Paris é um ícone do turismo francês!