É possível fazer uma viagem no tempo – da pré-história até o século XX – através das centenas de monumentos franceses existentes.
A França possui um patrimônio histórico e cultural enorme. Uma parte dele é administrada pelo organismo estatal chamado Centro dos Monumentos Nacionais. O CMN gerencia e cuida de cerca de 100 monumentos franceses entre sítios arqueológicos, castelos, igrejas, fortes, habitações, monumentos comemorativos, parques e jardins. Esses monumentos cobrem praticamente toda a história da humanidade, começando na pré-história e indo até o século XX. Veja abaixo alguns exemplos:
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Pré-História
- Sítios pré-históricos do Vale do Vézère, na Dordogne, sudoeste da França: aqui você encontra vestígios de ocupação humana datando do período paleolítico. Grutas com pinturas rupestres, gravações em pedra e esculturas.
Pintura de um bisão na Gruta de Font-de-Gaume
- Gruta Lascaux, também na Dordogne (não administrada pelo CMN): descrita como a Capela Sistina da pré-história, ela possui as mais belas pinturas rupestres do mundo. O espaço chamado “sala dos touros” com os mais imponentes desenhos da arte do paleolítico, possui 130 desenhos. Clique aqui e meia nosso artigo.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Antiguidade clássica
- Sitio Arqueológico de Glanum, perto de Saint-Rémy-de-Provence, sul da França: ruínas de edifícios religiosos e civis, de influências grega e romana, da cidade de Glanum, erguida em torno de uma fonte sagrada.
Parte do sítio arqueológico de Glanum (foto: Rodrigue Eckert no Wikipedia)
Idade Média
- O castelo e as muralhas da cidade de Carcassonne, sul da França: um dos mais impressionantes conjuntos medievais da Europa tanto em tamanho quanto em conservação. São 3 km de muralhas duplas e suas 52 torres, datando do século XIII. Clique aqui e leia nosso artigo.
A parte medieval da cidade de Carcassonne
- A Saint Chapelle (belíssima capela real com vitrais góticos deslumbrantes) e a Conciergerie (antiga prisão onde Maria Antonieta ficou detida), ambas situadas em Paris, na Ilha Cité.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
Renascimento
- Château de Cadillac, situado a 35km de Bordeaux: construído durante os reinados de Henri IV e, em seguida, Louis XIII durante o século XVII, o castelo de estilo francês une fausto e características militares. Sua arquitetura interior é rica com lareiras monumentais, tapeçarias e tetos pintados.
- Palais Royal, no 1° arrondissement de Paris: seu corpo principal, em frente ao Louvre, foi construído por Richelieu, 1° ministro do rei Louis XIII, em 1634. Novos anexos foram sendo construídos ao longo dos séculos seguintes. Clique aqui e leia nosso artigo.
Pátio interno do Palais Royal (foto: Sam-H-A no Flickr)
Século XX
- Villa Kérylos, fica na Côte d’Azur, entre Nice e Mônaco: casa suntuosa, inspirada na Grécia Antiga, encomendada em 1902 ao arquiteto Emmanuel Pontremoli pelo arqueólogo francês Théodore Reinach. Com uma varanda sobre o mar Mediterrâneo e rodeada de um charmoso jardim, a casa apresenta uma decoração extraordinária, totalmente mobiliada, ornamentada com tecidos, afrescos e mosaicos únicos.
Villa Kérylos
Para saber mais informações sobre os monumentos franceses citados acima e sobre todos os outros administrados pelo CMN, clique aqui e acesse o site oficial.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
2 Comentários
Rita Meireles
Eu citaria tambem a VillaSavoye, em Poissy, obra prima do Modernismo, do arquiteto Le Corbusier, também gerenciada pelo CMN
Rodrigo Lavalle
Rita, sim, adicionarei a Villa Savoye. Obrigado pela dica.