Meu primeiro contato com o trou normand foi durante uma festa de casamento de amigos da família francesa. No meio de longo e tradicional jantar festivo, foi servido uma taça com sorvete branco meio derretido dentro de um líquido com forte perfume de álcool.
Sabia que não se tratava da sobremesa pois não tínhamos ainda ultrapassado as etapas carne e queijos. Meu vizinho de mesa, avisou: “isto se chama trou normand, sorvete de limão com calvados, álcool feito com maçã. Trata-se de uma pausa degustativa, uma maneira de preparar o paladar e estimular o estômago para a segunda etapa da refeição”.
Nestas alturas eu já vivia dentro das regras dietéticas e se não fosse esta pausa tradicional não teria sobrevivido até a sobremesa.
A refeição francesa gastronômica foi, recentemente, reconhecida pela Unesco como patrimônio da humanidade. O trou normand é um antigo costume que fazia parte deste ritual. Hoje ele não é mais necessário. As refeições são menos longas, as receitas mais leves e menos cremosas. E, o mais importante, bebe-se bem menos.
Felizmente esta gostosa tradição da Normandia foi reinventada e a encontramos com novas roupagens. Somente aqueles que a conheceram sabem distinguir, nos grandes endereços gastronômicos franceses, a versão século 21 deste simpático ritual.
Em artigo no blog A Tabula, encontrei várias descrições das novas maneiras de apresentação do trou normand, todas elas trabalhadas de acordo com as técnicas contemporâneas.
Durante o desfile de pratos grastronômicos os chefs fazem uma pausa fresca – um instant fraîcheur – propondo: sorvete à base de champagne e grapefruit, granité preparado com açúcar, vinho e suco de laranja ou ainda sorvete de cactus mexicano, hortelã e algumas gotas de tequila.
Inspirados pela tradição, quando os chefs servem entre dois pratos principais algo gelado ou fresco eles esperam simplesmente quebrarem o ritmo, criarem uma pausa degustativa e acalmarem nossos sentidos para nos manterem interessados e atentos até o final da refeição.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
3 Comentários
Patricia Kalil
Gente, que interessante!
Será que a “granita siciliana” foi introduzida na Sicília durante o domínio Normando? Vou pesquisar sobre isso.
Obrigada Conexão Paris!
Claudia
É a mesma coisa que um sorbet?
Rodrigo Lavalle
Claudia, não. Sorbet é um sorvete sem leite e/ou ovo.
Abraços.