Você pode visitar Versailles e admirar sua arquitetura, sua decoração e seus jardins. Este passeio é maravilhoso.
Mas se você conhece as histórias e curiosidades sobre os habitantes do castelo, sua visita terá outro colorido.
O jardim de Versailles possui inúmeras fontes e uma das mais bonitas se chama bassin de Latone. A história desta fontaine é interessante e nos permite entender suas esculturas. Na realidade, esta fonte é uma imensa homenagem ao Rei Sol.
Quando falamos em Versailles pensamos em Louis 14, o monarca que tornou o castelo monumental e admirado por todas as cortes européias.
Louis 14 não ganhou o apelido de Rei Sol pelo seu estilo de vida. Ao escolher Apolo como emblema, o monarca se auto proclamou Rei Sol. Apolo era o deus grego da luz, da harmonia, da música, da dança, das artes… E foi Louis 14 que tornou a fonte o que ela é hoje.
O vídeo acima mostra o bassin de Latone antes da sua restauração. As esculturas estavam sujas e já sem a camada de ouro que as recobre. Hoje, a fonte tem a aparência das fotos.
A escultura central de uma mulher acompanhada pelos filhos representa Latone, mãe de Apolo e de Diane, e seu encontro com os camponeses da região chama Lycie. Latone era amante de Zeus, pai das duas crianças. Quando Zeus se casa com Héra, Latone é perseguida pela esposa do seu antigo amante. Condenada ao exílio, ela e seus filhos não encontram uma terra que pudesse recebê-los. Um dia, Latone e seus filhos foram impedidos, pelos camponeses, de beberem água em uma fonte. Cansada, Latone exprime sua cólera em relação aos camponeses e seu desejo de respousar para sempre nesta fonte.
O Bassim de Latone se refere ao castigo imposto aos camponeses pelo ultraje feito à mãe de Apolo e descreve o exato momento em que Zeus os transforma em sapos.
Preste atenção e verá que alguns já são sapos enquanto outros estão em fases diversas de transformação.
O conjunto possui, na sua base, figuras de tartarugas e lagartos. No primeiro degrau, camponeses em plena metamorfose ou já transformados em sapos. Nos andares mais elevados uma série de camponeses eternamente sapos. E no alto, Latone e seus filhos para sempre na fonte.
Certos historiadores interpretaram esta obra como uma alegoria da vitória de Anne da Aústria, mãe de Louis 14, no combate à revolta dos nobres chamada Fronde. Nesta época, o rei era ainda criança.
Latone representaria Anne da Áustria, a metamorfose dos camponeses ilustraria o castigo reservado aos que ousassem uma revolta contra o poder real.
Continue a visita dos jardins de Versailles e repare como várias esculturas representam sempre Apolo. O conjunto é uma sinfonia solar cujo verdadeiro homenageado é Louis 14.
Google Maps abaixo mostra a localização do bassin de Latone.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Monika
Parabéns ao blog. Por duas vezes visitei o palácio e não conhecia a história da fonte ainda. Na minha primeira viagem a França, foi o primeiro local que visitei. De imediato a França roubou meu coração, fiquei literalmente de queixo caído. É sempre que for a Paris, não deixarei de ir a Versalhes.
Isabela Almeida
Uau!!! Ainda mais maravilhada agora! Bjs, Rodrigo!
Isabela Almeida
Equipe CP, uma curiosidade: vocês citaram no artigo que os elementos dourados desta fonte eram recobertos por uma camada de ouro… Hoje me pergunto se os monumentos, portões de palácios (como o de Versailles), pontes (como a Alexandre III) e prédios públicos (Como a Ópera Garnier) que são dourados também são recobertos por uma fina camada de ouro? Gostaria de saber se todas as vezes que são reformados/restaurados esta camada de ouro é reposta? Ou é simplesmente uma espetacular tinta dourada? Que tal um artigo para satisfazer essa assídua leitora curiosa? Beijos a todos!
Rodrigo Lavalle
Isabela, na verdade o ouro é misturado à tinta. Sim, em cada reforma a camada de ouro é reposta. Nao existe dourado real, que brilhe, sem ouro.
Maria
A visita a esse palácio foi inesquecível. Nadar nessa fonte foi uma experiência única que jamais irei me esquecer. O único inconveniente foi o fato de a água estar muito gelada e os seguranças terem me tirado de lá a força e me obrigado a vestir minhas roupas com bastante estupidez. Mas, tirando isso, o banho foi incrível. Bjocas a todos!!!
Leticia
Acabei de voltar de Paris, visitei este Castelo, e esses detalhes fazem toda a diferença!!! …ainda estou ” flanando “… foi uma pena o jardim ainda não estar com todo o esplendor da primavera..
Lucieni Martins Antunes Brito
Parabéns “Conexão Paris”, por trazer para nós pessoas que amam Paris,a França,informações,fotos,dicas tão valiosas!
Obrigada e,
Muito mais sucesso
Rodrigo Lavalle
Lucieni, obrigado!
Abraços.