Diego é um querido amigo parisiense. O nome, ele ganhou da mãe espanhola e a paixão pela música francesa foi construída ao longo da vida entre Paris e a Provence. Convidamos Diego para nos apresentar seus artistas favoritos. Hoje, publicamos o terceiro post. O texto foi escrito em francês. Abaixo, nossa tradução livre.
Por Diego Milatz
Este mês, eu gostaria que vocês descobrissem uma cantora francesa muito talentosa e que não teve, infelizmente, todo o sucesso que ela merece.
Com pai de origem russa e mãe de origem marroquina, Véronique Rivière é autora, compositora e intérprete de todo seu repertório. O que a caracteriza particularmente, além da sua voz calorosa, é a delicadeza do seu texto. Seus textos, esculpidos como diamantes e de uma realidade desconcertante, contam estórias universais que são endereçadas à cada um de nós. Ela domina perfeitamente a arte do “jogo de palavras” que consiste em utilizar palavras diferentes para dizer uma única coisa.
Ela começou sua carreira nos anos 1980 com um primeiro tube “À Part Ted”, canção denunciando com muito humor o apartheid. Esta canção ritmada é uma característica do paisagem musical francês dos anos 1980. Trata-se de um som particular que nós reencontramos em outros artistas da mesma época. Vocês precisam absolutamente ver o vídeo abaixo, uma verdadeira jóia.
Véronique Rivière – A Part Ted by chubbydebu
Em 1989 ela edita um álbum que fará enorme sucesso. Este álbum chamado “Tout Court” é cheio de canções todas elas tão originais quanto sedutoras. Uma delas conta a história de uma mulher que decide abandonar seu companheiro atraído pelo álcool. O texto domina perfeitamente a técnica do jogo de palavras ou da imagem: “je quitte le navire, désolée, capitaine, si le chant des sirènes vous attirent si fort, moi je veux revenir au port / Eu abandono o navio, sinto muito capitão, se o canto das sereias te atraem tanto, quanto a mim, eu quero voltar para o porto”. Um assunto doloroso mas tratado com muita poesia.
Em 1996, seu belo álbum “En vert et contre tout” ganha o Grande Prêmio da Academia Charles Cros, uma instituição francesa muito conhecida e que recompensa obras musicais originais e de qualidade na área da canção, da música popular ou erudita.
Abandonada pelos editores que a consideravam muito “velha” e seu trabalho muito literário, Véronique Rivière muda de vida e se instala no sul da França para se ocupar de cavalos. Mas um talento como este não é totalmente esquecido e ela volta alguns anos mais tarde com álbuns da mesma força.
De fevereiro 2009 até março 2010, ela toca e canta na comédia musical intitulada “Je m’voyais déjà”. Esta comédia foi escrita em torno de canções de Charles Aznavour. Ela obteve um grande sucesso.
Seu último álbum, de 2011, possui sonoridades intimistas e textos elaborados, um álbum que nos torna mais leve.
Lúcida, meiga e generosa, Véronique Rivière é uma artista rara, admirada pelos profissionais sem portanto atrair a mídia. Sutil e inteira, ela é uma cantora que merece toda a nossa atenção.
Escute a playlist Conexão Paris – Deezer com músicas de Véronique Rivière:
Leia também os outros artigos escritos pelo Diego:
- Etienne Daho, Padrinho da French Pop
- Mylène Farmer, a cantora silenciosa
- Véronique Rivière
- Véronique Sandson, um dos principais nomes da música francesa
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
4 Comentários
Tina Lopes
Vocês podiam fazer uma playlist de novos cantores, além dos clássicos, que tal? (se já houver no blog, me desculpem)
Rodrigo Lavalle
Tina, temos uma playlist de música francesa contemporânea: https://www.conexaoparis.com.br/2014/07/05/radio-conexao-paris-musicas-francesas-contemporaneas/.
Abraços.
Celia C, Santos
Sou fã desde a adolescência de Edith Piaff^e Charles Aznavour e até hoje não vi nehuma cantora francesa que vivesse tão intensamente as letras de uma música como ela.
Nem Mirrelle Matieu chegou lá. Dalidá nunca me agradou .
No Brasil tivemos uma cantora maravilhosa , Maysa , que gravou Ne me quite pas divinamente.
Espero ver esta nova cantor em breve ser mais um exponente da música francesa
Andréa Barbará Traple
Sou apaixonada pela música francesa. Gostei muito de conhecer Véronique Rivière.
Merci beaucoup, Conexão Paris.