Por Lucia Carneiro
“O dinheiro não traz felicidade. Mas permite que você seja infeliz em Paris” – Millor Fernandes
Hoje o assunto é polêmico, mas como tudo mais na vida… relativo.
Todas as vezes que leio pedidos de sugestão para “BateVolta” nos comentários do Conexão Paris, do tipo:
“…é nossa primeira vez na Europa, vamos para Paris por 9 dias. O que você acha de um bate-volta à Londres…”
“…estamos por 1 semana pela primeira vez em Paris, já compramos Eurostar para bate-volta em Londres, o que você sugere?”
“…para primeira vez já vimos tudo, estamos há 4 dias em Paris. Pensamos num bate-volta a Londres. Vale a pena?”
Em mim, bate que bate uma vontade de conversa. Em 4 dias viram tudo!!!
Sem preconceitos ou julgamentos, ignoro a possibilidade de “um tudo em Paris ser visto em 4 dias” e como início de conversa troco a expressão Bate Volta por Vapt Vupt. Facilita minha compreensão. Parto do princípio que palavras internalizadas influenciam comportamentos e seus resultados.
Minha sugestão sempre será: ao invés de um Vapt Vupt à Londres demonstre seu amor por Paris e dedique o dia ao Museu Carnavalet, depois se perca no Marais …
Ou conheça os arredores. Que tal o Vale do Loire? Reims… ou Strasbourg? Tem mesmo que ser um Vapt Vupt até Londres? Então está bom.
Londres fica a apenas 2:30 horas de Eurostar! Ainda ganha-se uma hora de bônus por causa da diferença horária!
Mas querem ir a Londres só para contar para o pessoal em casa e dizer aos amigos: conheço Londres? Ah…quer fotos no museu Madame Tussaud! Jura? Museu de cera por cera tem o Museu Grévin no Boulevard Montmartre em Paris.
Querem algo mais histórico, mais histérico, mas também em cera como no London Dungeons? Visitem o Musée des Martyrs de Paris bem ao lado do Grévin. Proibido para menores de 12 anos.
Giro no London Eye? Então está bom. A volta completa dura meia hora mas o itinerário até o objetivo pode demorar bastante.
Se é para alardear que viram o Big Ben… anotem! Não é o relógio mas sim o sino!
A troca da Guarda é as 11:00 am será que vai dar? Ai que aflição! É perto daquela rua vermelha… Para que lado fica Trafalgar Square? National Gallery, belas exposições!
Mas eu queria tanto ir a Covent Garden…
E o British Museum? Entre por uma porta e saia pela outra, dê uma olhada na Rosetta e pronto.
Harrods? É em Knightsbridge!! Atenha-se ao Food Hall.
Não circule no térreo nem suba os scalators e já lhe foram mais hora e meia.
Não pare para almoço distancie-se dos maravilhosos balcões!
E não faça economia, vá de taxi para onde for!
Não se atreva ao metrô a não ser que tenha feito cursinho preparatório. Tem uma linha circular que pega você e leva ao mesmo lugar de partida. Com o agravante que não vê a luz do dia, não se enxerga a cidade.
Não pretendo desencorajá-los mas fisicamente e geograficamente será complicado cumprir, em 8 ou 9 horas de atividades ininterruptas, a metade do que citei acima.
Uma verdadeira maratona.
Mas se ainda assim pretende atravessar o canal, se já provou Londres e gostou, existem probabilidades de um Vapt Vupt com sucesso garantido.
Que tal uma peça de teatro? Uma matinée em WestEnd? Acontece quarta, quinta e sexta feira.
Já viu Phanton of the Opera? Ainda está no Her Majesty’s!
Um almoço, como na aventura de Dodô&LaBlonde no Simpson’s-in-the-Strand. Relato inspirado de Evandro Barreto em sua crônica. Leia aqui.
Museus? Victoria&Albert ou quem sabe? Exposição especial no Museu de História Natural.
Harrod’s e arredores fascinam!
E para requintados gourmets, da Estação Saint Pancras direto para almoço em Bray, Maidenhead. Carro alugado, 50 minutos pela A4 até esta mínima cidade estrelada na beira do Tamisa, pertinho de Windsor Castle. Ao todo são 7 estrelas. Waterside Inn, Fat Duck e The Royal Oak com 1 estrela. Este a uns 3kms de Bray. Um lindo passeio pelo o campo inglês. Não é mesmo?
E para vocês, Londres em 1 dia…
Vocês gostam da idéia?
Como ir de Paris até Londres
. De avião. A viagem de avião dura 1h20. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De trem. O trajeto pode variar de alguns minutos dependendo do trem que você escolher, mas a viagem dura em torno de 2h30. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
. De carro. A viagem de carro dura em torno de 5h30 e é possível estacionar o carro dentro do Eurostar, verifique apenas os valores e disponibilidades de data e hora. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta é a opção mais barata e também a mais longa, com 9 horas de trajeto. Consulte valores e horários, e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
195 Comentários
Jane Curiosa
Desculpem a duplicação.Falha minha.Mania de fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Jane Curiosa
Lucia C
Como dizem lá no interior do interior do município:atirou no que viu e acertou no que não viu.
Tá bem bom,não tá?
E eu ainda gostei da homenagem ao Millôr,sôbre quem ninguém ainda disse nada.Também,se ao menos ele tivesse nascido francês ou inglês talvez…mas não,nasceu brasileiro.E carioca!Assim,como em um pif-paf ele se foi. Kaputz!,como diria a minha avó. A mim,parece que ele andou por aqui em um vapt-vupt! Em um verdadeiro bate pronto ele bateu as canelas.
Mórrreuu,tá morto.
Quem mandou não ser um lorde?Ou um Sir? Aliás,deu ele mesmo esse título a um brasileiro,que está lá na Academia,aquela, que ele,Millôr,dizia ter trinta e nove membros e um morto rotativo.
Ah,bem,enfim,Lucia C,eu só queria lhe agradecer por voce em sua inspiração domingueira,conseguir sacudir os sentimentos de tanta gente.
Valeu.
“Divagar é preciso.”
(M.Fernandes)
E Pa- Pum,me vou.
eymard
corrigindo: Affonso Romano de Sant’Anna
eymard
Paulo Filomeno, voce me fez lembrar o Affonso Romano Santana. Ele tem uma cronica maravilhosa onde diz que tinha medo de ir a Europa, pela primeira vez, e começar por Paris. Queria começar pelas bordas e ir se aproximando devagarinho….Boa a sua idéia de chegar por Londres e..depois…terminar por Paris!
LuciaC é igualmente apaixonada por Londres. Conhece a cidade como poucos. Este post, se lido com atençao, é igualmente uma homenagem a Londres (enquanto Paris se apresenta, se oferece, Londres precisa ser descoberta. Devorada! E isso leva mais tempo).
Paulo R. Filomeno
Lendo o post da Lucia, tenho certeza que é uma apaixonada por Paris e tem só olhos para ela. Mas, como bom gosto não se critica, vale sugerir: Se você vai a Paris e pretende ficar 7 dias, mas quer também ir a Londres, sugiro por experiência própria: Escolha um vôo que sai a tarde do Brasil para chegar de manhã a Londres e ficar 2 dias. Depois, tome o primeiro Eurostar no começo do 3.o dia e fique os dias restantes em Paris.Eu garanto: Se você ficar 5 ou 7 dias em Paris, de qualquer modo vai achar que ainda falta ver muita coisa e vai querer voltar. Com isso, você pelo menos conheceu Londres e vai se planejar melhor numa próxima ida. No mínimo vai dar pra comer um fish and chips e fazer os programas mais manjados – Big Ben, passeio de barco no Tâmisa, andar de double-decker…Como disse a Flávia aí em cima, “com o máximo proveito”. Afinal estamos viajando! E eu, como paulistano nascido no Brás do início dos anos 60, acostumado com fábricas, ferrovias, gasômetros,telhados, etc. de construção inglesa (e também acostumado com tempo feio, por que não?), senti-me certos momentos aconchegado andando por lá. E aí depois você chega em Paris, cai no meio da cidade chegando na Gare du Nord, já olha aqueles prédios do inconfundível estilo parisiense, dá uma sensação MUITO mais bacana do que chegar pelo aeroporto.
Porém, permitam-me discordar da opinião dada no post, que é difícil andar no Metrô de Londres.
Renata Monteiro
Eymard, como sempre certeiro!
É preciso um olhar bem humor acima de tudo.
Jane Mara
Como é bom o Conexão Paris…sempre ao alcance de todos.
eymard
Um post recheado de comentários. Nada mal!
Uma das grandes virtudes do CP é nao ter qualquer pretensao em dizer: faça alguma coisa. Sao sempre opinioes. Relatos. Experiencias. Aqui há dicas (recomendaçoes). Mas ha também espaço para “manifestaçoes”, relatos de experiencia (que difere da recomendaçao). Nesse sentido o post da LuciaC, se bem lido, contempla uma opiniao (a dela); experiencias (de varios) e sugestoes (necessidade, opcao ou interesse em fazer um vapt-vupt). Nao tem pretensao de ser a favor ou contra nada. Me perdoem, mas é preciso ver a vida em degrade! E com bom humor (como disseram muitos, mas pegando o gancho do comentario mais recente da Flavia: “aproveitar o que se decidiu fazer”, cada um dentro das suas possibilidades, mas sempre com maximo proveito.
Flávia
Outra Flávia por aqui..rs..
Achei muito pertinente o post. Quando estava planejando minha viagem, cogitei o vapt-vupt a Londres, e muitos conhecidos ainda me perguntaram por que não o fiz. Na última hora, resolvi ficar toda a semana em Paris, e em nenhum momento me arrependi!
É claro que se já estamos ali por perto, queremos aproveitar tudo, mas as duas cidades tem muitos pontos a serem explorados, descobertos. Fui embora de Paris apaixonada por aquela cidade, querendo ficar mais.. consegui cumprir tudo o que havia planejado (inclusive sentar no Tuilleries e ver o tempo passar), mas se ficasse mais tempo com certeza teria muitos outros roteiros a fazer. É uma cidade rica e que merece ser saboreada o máximo que se puder.
Se se tem muita vontade de conhecer os ares de Londres, mesmo que seja por um dia apenas, faça o vapt-vupt. Sou otimista e espero ainda voltar somente para visitar Londres..rs.. mas se não puder, mesmo assim estarei feliz. Talvez se tivesse ido ficaria com a sensação de que perdi muitas coisas em Paris..
É sempre muito pessoal essa decisão, mas o bom mesmo é aproveitar o que se decidiu fazer! =)
Abraços.
josé rodrigues
Acho que qualquer pessoa com um mínimo de bom senso sabe que é impossível conhecer minimamente qualquer capital européia em algumas horas ( já que só a viagem come 5 horas do dia).
Agora, as pessoas não ficam em um hostel longe, nem comem fast food, nem compram apenas souvenir por escolha própria, é necessidade mesmo.
Claro que o passeio discutido não é o ideal mas, se é o único possível, melhor isso do que nada.
Melhor poucas e curtas lembranças de Londres do que nenhuma.
Daqui a pouco vamos criticar quem fica em hotel barato, não é o ideal, quem não comeu nos maravilhosos restaurantes de Paris, afinal não é o ideal, ou não foi na ópera tal, afinal não é o ideal.
Não acho que o post tenha tido a intenção de menosprezar ninguém ou suas escolhas mas a realidade da maioria não é a de alguns dos frequentadores habituais do site.
É ótimo que mais pessoas possam conhecer estas maravilhas, ainda que por 2 ou 3 dias cada, quem sabe um dia poderão mais.
Agora uma quinzena, um mês por ano ainda é algo inimaginável para muitos e não deve ser encarado como o normal e o padrão, é um ideal, um sonho.
Quem me dera poder ir uma semana para Paris para desestressar de uma fechada no trânsito que levei ou de um dia de chuva.
Abraços