Por Lucia Carneiro
“O dinheiro não traz felicidade. Mas permite que você seja infeliz em Paris” – Millor Fernandes
Hoje o assunto é polêmico, mas como tudo mais na vida… relativo.
Todas as vezes que leio pedidos de sugestão para “BateVolta” nos comentários do Conexão Paris, do tipo:
“…é nossa primeira vez na Europa, vamos para Paris por 9 dias. O que você acha de um bate-volta à Londres…”
“…estamos por 1 semana pela primeira vez em Paris, já compramos Eurostar para bate-volta em Londres, o que você sugere?”
“…para primeira vez já vimos tudo, estamos há 4 dias em Paris. Pensamos num bate-volta a Londres. Vale a pena?”
Em mim, bate que bate uma vontade de conversa. Em 4 dias viram tudo!!!
Sem preconceitos ou julgamentos, ignoro a possibilidade de “um tudo em Paris ser visto em 4 dias” e como início de conversa troco a expressão Bate Volta por Vapt Vupt. Facilita minha compreensão. Parto do princípio que palavras internalizadas influenciam comportamentos e seus resultados.
Minha sugestão sempre será: ao invés de um Vapt Vupt à Londres demonstre seu amor por Paris e dedique o dia ao Museu Carnavalet, depois se perca no Marais …
Ou conheça os arredores. Que tal o Vale do Loire? Reims… ou Strasbourg? Tem mesmo que ser um Vapt Vupt até Londres? Então está bom.
Londres fica a apenas 2:30 horas de Eurostar! Ainda ganha-se uma hora de bônus por causa da diferença horária!
Mas querem ir a Londres só para contar para o pessoal em casa e dizer aos amigos: conheço Londres? Ah…quer fotos no museu Madame Tussaud! Jura? Museu de cera por cera tem o Museu Grévin no Boulevard Montmartre em Paris.
Querem algo mais histórico, mais histérico, mas também em cera como no London Dungeons? Visitem o Musée des Martyrs de Paris bem ao lado do Grévin. Proibido para menores de 12 anos.
Giro no London Eye? Então está bom. A volta completa dura meia hora mas o itinerário até o objetivo pode demorar bastante.
Se é para alardear que viram o Big Ben… anotem! Não é o relógio mas sim o sino!
A troca da Guarda é as 11:00 am será que vai dar? Ai que aflição! É perto daquela rua vermelha… Para que lado fica Trafalgar Square? National Gallery, belas exposições!
Mas eu queria tanto ir a Covent Garden…
E o British Museum? Entre por uma porta e saia pela outra, dê uma olhada na Rosetta e pronto.
Harrods? É em Knightsbridge!! Atenha-se ao Food Hall.
Não circule no térreo nem suba os scalators e já lhe foram mais hora e meia.
Não pare para almoço distancie-se dos maravilhosos balcões!
E não faça economia, vá de taxi para onde for!
Não se atreva ao metrô a não ser que tenha feito cursinho preparatório. Tem uma linha circular que pega você e leva ao mesmo lugar de partida. Com o agravante que não vê a luz do dia, não se enxerga a cidade.
Não pretendo desencorajá-los mas fisicamente e geograficamente será complicado cumprir, em 8 ou 9 horas de atividades ininterruptas, a metade do que citei acima.
Uma verdadeira maratona.
Mas se ainda assim pretende atravessar o canal, se já provou Londres e gostou, existem probabilidades de um Vapt Vupt com sucesso garantido.
Que tal uma peça de teatro? Uma matinée em WestEnd? Acontece quarta, quinta e sexta feira.
Já viu Phanton of the Opera? Ainda está no Her Majesty’s!
Um almoço, como na aventura de Dodô&LaBlonde no Simpson’s-in-the-Strand. Relato inspirado de Evandro Barreto em sua crônica. Leia aqui.
Museus? Victoria&Albert ou quem sabe? Exposição especial no Museu de História Natural.
Harrod’s e arredores fascinam!
E para requintados gourmets, da Estação Saint Pancras direto para almoço em Bray, Maidenhead. Carro alugado, 50 minutos pela A4 até esta mínima cidade estrelada na beira do Tamisa, pertinho de Windsor Castle. Ao todo são 7 estrelas. Waterside Inn, Fat Duck e The Royal Oak com 1 estrela. Este a uns 3kms de Bray. Um lindo passeio pelo o campo inglês. Não é mesmo?
E para vocês, Londres em 1 dia…
Vocês gostam da idéia?
Como ir de Paris até Londres
. De avião. A viagem de avião dura 1h20. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De trem. O trajeto pode variar de alguns minutos dependendo do trem que você escolher, mas a viagem dura em torno de 2h30. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
. De carro. A viagem de carro dura em torno de 5h30 e é possível estacionar o carro dentro do Eurostar, verifique apenas os valores e disponibilidades de data e hora. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta é a opção mais barata e também a mais longa, com 9 horas de trajeto. Consulte valores e horários, e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
195 Comentários
Flavia
Flavia Carioca (minha chará) e Lina,
Agradeço por me encorajarem a continuar com o Vapt-Vupt à Londres. Mais uma vez, amável e cabível o comentário de Familia Recomenda.
Estive na Europa em 2010. Fiquei 5 dias em Paris, 02 Lucerna (Suiça) 04 Roma, 3 Florença, e 03 em Pádova, de onde fomos passar 01 dia em Veneza. Longe de mim querer comparar Veneza com Londres, até porque não conheco Londres ainda e nem quero comparar o tempo de viagem até elas, mas o que quero frisar é que estava com meu marido e meu filho de apenas 04 anos. Lógico que toda a viagem foi maravilhosa, amo a França, tanto que voltarei agora em junho e farei Paris, Provença e Cote d’Azur (em 25 dias), além do vapt-vupt em Londres rs,rs,rs.. Mas, quando estávamos andando de Gôndola em Veneza, meu filhote olha pra mim e diz: ” Esse é o melhor dia de TODA a minha vida”. Eu frisei o “TODA”, porque imagina quão curtinha ainda é a vidinha de uma criança de apenas 04 anos e ele considerou o melhor passeio de toda a sua vida. Valeu muito a pena, eu não esqueço este momento e é isso que vale nas viagens. Curtir cada momento, seja ficando 01 dia, 01 semana, 01 mês………Pessoal, adoro o Conexão Paris, suguei este blog na minha 1º viagem e continuo fazendo isso para a próxima. Já me ajudaram mto e já ajudei tb quando pude. O legal é a troca de experiências bacanas e é assim que deve continuar. Se quem conhece Londres, colaborar com dicas bacanas para quem vai fazer um vapt-vupt, será mto mais interessante do que ficar discutindo se é bom ou ruim ir apenas um dia pra lá.
Como não falo nada de inglês, eu contratei em Londres o serviços da http://queenelizabethtur.com.br/ para me dar assistência. Prometo que volto aqui, depois de 02/07 para contar se valeu a pena.
Vamoqvamo pessoal……Flavia Carioca, José Mauro, Lina, Familia Recomenda….
Jacqueline
Ontem fui a um concerto em minha cidade. Ingressos na mão e não sabia onde ficava o tal salão nobre de tal clube. Uma vida inteira numa cidade que nem grande é! Que pretensão eu teria de conhecer Londres ou Paris em dias ou meses? Assim, é válida a sensação de ter estado lá sem a pretensão de conhecer, mas de sentir. Ponto para os vapt-vupt.
Alba Trede
Sr/Sra FAMILIA RECOMENDA, parabéns!
Não só pelo correto entendimento das necessidades de muitos de nós, “pobres mortais” que temos que trabalhar muuuuito para ter a oportunidade de uma visitinha à Europa, com a necessidade e o desejo de conhecer tudo de uma só vez, mas também pela belíssima escrita… que delícia ler seu post.
Obrigada! Me senti, digamos assim, protegida, pois ficarei 8 dias em Paris, mas farei bate-volta Londres em julho/12 com certeza! rs…
Beijos CP!
Silvia
Estarei em Paris de 22 a 28 de maio, como será minha primeira vez na Europa, antes passarei por Madri, selecionei 1 dia , e já comprei, e irei a Londres. Embora Londres nunca tenha sido minha primeira escolha, gostaria de sentir o astral da cidade, do tipo, será que vou gostar para um dia voltar com calma???. Não sei, mas quando retornar prometo que volto e conto minha história para que outros não sintam -se como estou me sentindo agora, será que fiz besteira???? Penso que não, depois conto à voçês.
Família Recomenda
Que bom que o Conexão Paris não é contra os vapt-vupts! É que o post deu a entender isso. Talvez porque o diálogo com os leitores mais antigos já esteja tão aprofundado que essa postagem foi como mais uma frase em uma longa conversa que vem de tempos atrás… Para nós, que chegamos há menos tempo, deu a impressão de uma condenação aos bate-voltas. Mas, realmente, alguns leitores (que inclusive postaram comentários aqui) não terão outra oportunidade de conhecer os lugares!
Há mais de 20 anos atrás, fizemos uma viagem pela Europa, dessas de ônibus de 23 dias, 6 países. Na ocasião, ficamos 3 dias em Paris, 2 dias em Roma, 1 dia em Barcelona, bate-volta em Veneza, e por aí vai. Não tínhamos certeza se um dia teríamos dinheiro e tempo para voltar à Europa, então resolvemos aproveitar. Até hoje, as memórias dessa viagem permanecem vívidas e são muito, mas muito boas mesmo. As memórias de uma viagem são o que a gente faz dela. Não depende se você fez tudo correndo, aproveitando ao máximo cada centavo gasto, ou se você tem dinheiro pra gastar e se dar ao luxo de ficar vários dias curtindo um lugar “como se deve”.
Em tempo: muitos anos depois, estamos aos poucos voltando às cidades visitadas, uma por uma, e ficando mais dias “como se deve”. Viajamos a Paris 2 vezes, passamos 1 semana em Barcelona, e nossa próxima parada europeia com certeza será na Itália. E no planejamento dessas viagens, aquela viagem 100% vapt-vupt de 20 anos atrás está sendo muito útil. Estamos escolhendo as cidades de acordo com nossos sentimentos de quando as visitamos pela primera vez, e até agora não nos decepcionaram!
Flavia Carioca
Jane Curiosa, adorei!
bjks.
Lenna (Maria Helena Ranghetti)
Para que fazer vapt-vupt??? Para um ou dois programas específicos e para quem já conhece. Por experiência, ver o principal de uma metrópole como Londres e outras cidades grandes mundo afora, demanda tempo. O grande prazer é curtir a cidade, é conhecer o que ela tem de mais importante, é sentir sua essência. Se for para contar aos outros que estive lá por um dia, prefiro não ir. É como ver os outros comerem meu doce predileto sem poder degustá-lo!!!
Sophia
Há os casos em que o vapt vupt é a única opção, como alguns bons exemplos apresentados nos comentários.
Mas essa estratégia de viagem é normalmente praticada pelo “turista nunca-chega”, brilhantemente definido pelo nosso querido Ricardo Freire. http://www.viajenaviagem.com/2010/02/o-turista-nunca-chega-2/
Jane Curiosa(Nemo)
Jorge Fortunato
Posso incluir Chambord?
Jane Curiosa(Nemo)
Ah,sim!
Senhores passageiros.adoro seus registros de rotas pelo mundo aqui na grande nave do Conexão Paris.