Por Lucia Carneiro
“O dinheiro não traz felicidade. Mas permite que você seja infeliz em Paris” – Millor Fernandes
Hoje o assunto é polêmico, mas como tudo mais na vida… relativo.
Todas as vezes que leio pedidos de sugestão para “BateVolta” nos comentários do Conexão Paris, do tipo:
“…é nossa primeira vez na Europa, vamos para Paris por 9 dias. O que você acha de um bate-volta à Londres…”
“…estamos por 1 semana pela primeira vez em Paris, já compramos Eurostar para bate-volta em Londres, o que você sugere?”
“…para primeira vez já vimos tudo, estamos há 4 dias em Paris. Pensamos num bate-volta a Londres. Vale a pena?”
Em mim, bate que bate uma vontade de conversa. Em 4 dias viram tudo!!!
Sem preconceitos ou julgamentos, ignoro a possibilidade de “um tudo em Paris ser visto em 4 dias” e como início de conversa troco a expressão Bate Volta por Vapt Vupt. Facilita minha compreensão. Parto do princípio que palavras internalizadas influenciam comportamentos e seus resultados.
Minha sugestão sempre será: ao invés de um Vapt Vupt à Londres demonstre seu amor por Paris e dedique o dia ao Museu Carnavalet, depois se perca no Marais …
Ou conheça os arredores. Que tal o Vale do Loire? Reims… ou Strasbourg? Tem mesmo que ser um Vapt Vupt até Londres? Então está bom.
Londres fica a apenas 2:30 horas de Eurostar! Ainda ganha-se uma hora de bônus por causa da diferença horária!
Mas querem ir a Londres só para contar para o pessoal em casa e dizer aos amigos: conheço Londres? Ah…quer fotos no museu Madame Tussaud! Jura? Museu de cera por cera tem o Museu Grévin no Boulevard Montmartre em Paris.
Querem algo mais histórico, mais histérico, mas também em cera como no London Dungeons? Visitem o Musée des Martyrs de Paris bem ao lado do Grévin. Proibido para menores de 12 anos.
Giro no London Eye? Então está bom. A volta completa dura meia hora mas o itinerário até o objetivo pode demorar bastante.
Se é para alardear que viram o Big Ben… anotem! Não é o relógio mas sim o sino!
A troca da Guarda é as 11:00 am será que vai dar? Ai que aflição! É perto daquela rua vermelha… Para que lado fica Trafalgar Square? National Gallery, belas exposições!
Mas eu queria tanto ir a Covent Garden…
E o British Museum? Entre por uma porta e saia pela outra, dê uma olhada na Rosetta e pronto.
Harrods? É em Knightsbridge!! Atenha-se ao Food Hall.
Não circule no térreo nem suba os scalators e já lhe foram mais hora e meia.
Não pare para almoço distancie-se dos maravilhosos balcões!
E não faça economia, vá de taxi para onde for!
Não se atreva ao metrô a não ser que tenha feito cursinho preparatório. Tem uma linha circular que pega você e leva ao mesmo lugar de partida. Com o agravante que não vê a luz do dia, não se enxerga a cidade.
Não pretendo desencorajá-los mas fisicamente e geograficamente será complicado cumprir, em 8 ou 9 horas de atividades ininterruptas, a metade do que citei acima.
Uma verdadeira maratona.
Mas se ainda assim pretende atravessar o canal, se já provou Londres e gostou, existem probabilidades de um Vapt Vupt com sucesso garantido.
Que tal uma peça de teatro? Uma matinée em WestEnd? Acontece quarta, quinta e sexta feira.
Já viu Phanton of the Opera? Ainda está no Her Majesty’s!
Um almoço, como na aventura de Dodô&LaBlonde no Simpson’s-in-the-Strand. Relato inspirado de Evandro Barreto em sua crônica. Leia aqui.
Museus? Victoria&Albert ou quem sabe? Exposição especial no Museu de História Natural.
Harrod’s e arredores fascinam!
E para requintados gourmets, da Estação Saint Pancras direto para almoço em Bray, Maidenhead. Carro alugado, 50 minutos pela A4 até esta mínima cidade estrelada na beira do Tamisa, pertinho de Windsor Castle. Ao todo são 7 estrelas. Waterside Inn, Fat Duck e The Royal Oak com 1 estrela. Este a uns 3kms de Bray. Um lindo passeio pelo o campo inglês. Não é mesmo?
E para vocês, Londres em 1 dia…
Vocês gostam da idéia?
Como ir de Paris até Londres
. De avião. A viagem de avião dura 1h20. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De trem. O trajeto pode variar de alguns minutos dependendo do trem que você escolher, mas a viagem dura em torno de 2h30. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
. De carro. A viagem de carro dura em torno de 5h30 e é possível estacionar o carro dentro do Eurostar, verifique apenas os valores e disponibilidades de data e hora. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta é a opção mais barata e também a mais longa, com 9 horas de trajeto. Consulte valores e horários, e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
195 Comentários
Renata Capute
Lúcia!!! Me identifiquei muito…
Acabei de voltar de Paris. Só Paris. A primeira vez. Várias pessoas me criticaram quanto ao número de dias, dizendo serem muitos, mas fiquei tão feliz com a minha escolha. 10 dias onde pude fazer e refazer o que mais gostei, sem pressa. 10 dias não deu para tudo, óbvio (Montparnasse, La Defense ficarão para a próxima), mas foi o que o dinheiro deu…rs
Joao
Quando vejo esse tipo de post confesso que sinto arrepios de filme de terror. Já tive a oportunidade de visitar Paris por 5 vezes, tres delas por 7 dias. Londres já visitei por 2 vezes por 6 dias cada e digo a vocês, meus amigos, conheço muito pouco dessas duas e maravilhosas cidades. E olha que sou disciplinado e organizo os meus planejamentos de viagem com muito critério, mas me perdoem os apressadinhos: Londres, Paris, Roma, Praga, Amsterdã etc, etc merecem, no mínimo, 6 dias de visita. E olhem lá, eu diria dias inteiros e não noites. Podem pensar que eu seja radical mas, a verdade nua e crua, é que valorizo muito o meu dinheiro, tempo e meus momentos agradáveis. Abs a todos
Flavia
Confesso que este post foi um “Banho de àgua fria” pra mim que já estou com as passagens compradas e farei um “Vapt-vupt” em Londres.
Concordo com o comentário de: “Familia Recomenda” e tô contigo Jose Mauro.
conexaoparis
Flavia
Não desista do seu Vapt Vupt. Eu mesma conheci Londres assim, rapidinho. Depois, mais tarde, voltei com calma.
José Mauro
Olá Lúcia,
Eu vou fazer o “vapt-vupt” em Londres, inclusive, vou andar na London Eye e ver a troca da guarda. E tenho dito
Abraços.
conexaoparis
José Mauro
Leia meu comentário em negrito.
Ana
Olá Lúcia!
Li o seu post e concordo plenamente que é impossível conhecer Londres em apenas um dia. Porém, para aqueles que, como eu, não sabem quando terão novamente a oportunidade de fazer uma viagem desse porte, acho que vale a pena.
Irei para Paris pela primeira vez no dia 12/04, onde ficarei por 11 dias, sendo que um deles reservei para fazer o “vapt-vupt” em Londres. Acho que não me arrependerei, até porque a própria viagem de trem Eurostar já será uma experiência diferente para mim.
Quanto aos outros 10 dias, farei o máximo para conhecer tudo de maravilhoso que a linda cidade de Paris tem a nos oferecer!
Abraços.
Ludwig
Quem se aventurar a fazer um “vapt-vupt” em Londres, vai ficar frustrado.
Conhecê-la assim, tão rápido, vai deixar uma sensação muito ruim, de perda… Não estamos falando de um local específico, pontual, feito um museu, parque, etc. Estamos falando de uma grande cidade grande.
Concordo plenamente com Lucia Carneiro!
beatriz
Há pessoas que viajam só para colocar um album de fotos no facebook.
Maurício Christovão
Estou com o Jorge Fortunato. Esse negócio de 11 países em 15 dias é uma loucura. Vou confessar: fui sócio de uma pequena agência de turismo e sempre desaconselhei essas maratonas. As pessoas passam mais tempo em translados e arrumando e desarrumando malas do que aproveitando os lugares. Mas que o Euro Star é um trem bão, é mesmo….
jorge fortunato
LuciaC
Vc está cada dia melhor! Uma cronista e tanto!
Eu sempre digo que viagem não é maratona. Um a amiga ficou espantada quando eu disse que passei um dia inteiro em Sintra. Nossa!, Jorge, que absurdo, não tem nada lá! Uns castelinhos e pronto, fiquei nem metade do dia… Eu respondi apenas que na vida fazemos escolhas e escolher significa abrir mão de algo. Eu fiquei o dia inteiro, caminhei tranquilamente, visitei os castelos, almocei, comi ótimos doces. Conversei com os locais. Enfim, aproveitei o dia do meu jeito. Sempre observo as pessoas no Aeroporto falando dos muitos lugares que visitaram, uma verdadeira competição. Visitam 5 museus num único dia e ao final, já nem sabe o que viram, não apreciaram um detalhe. Porém, tiraram várias fotos e marcaram presença. Este post é um alerta. Por que deixar Paris para correr para outra cidade? Vale mais ficar e aproveitar, do que ficar correndo e não aproveitar nem uma nem outra. Claro que nem sempre podemos ficar um mês viajando, mas pelo menos que a semana ou 4 dias sejam bem aproveitados. E mais, vale acreditar que um dia vc retornará. Eu acredito.
Claudia Burigo
Cheguei ontem depois de 12 dias em Paris e não vimos tudo.
Prefiro fazer uma viagem longa a um lugar só do que um monte de viagens picadinhas tirando fotos só pra dizer que estive em tal lugar. Vi grupos aos pés da Torre atendendo ao chamado da guia:_ Vocês tem 10 minutos para fotos. :((((
Muitas pessoas disseram para irmos a Londres num bate e volta, não discuti, apenas descartei. Cada um tem sua maneira de aproveitar a viagem. Eu e meu marido prefirimos aproveitar devagarzinho tudo o que a cidade tem a oferecer. Pois não há dinheiro que pague um final de tarde despreocupado, as margens do Sena, sem nenhum compromisso. Só o de berber vinho, comer o pão e o queijo.