Por Lucia Carneiro
“O dinheiro não traz felicidade. Mas permite que você seja infeliz em Paris” – Millor Fernandes
Hoje o assunto é polêmico, mas como tudo mais na vida… relativo.
Todas as vezes que leio pedidos de sugestão para “BateVolta” nos comentários do Conexão Paris, do tipo:
“…é nossa primeira vez na Europa, vamos para Paris por 9 dias. O que você acha de um bate-volta à Londres…”
“…estamos por 1 semana pela primeira vez em Paris, já compramos Eurostar para bate-volta em Londres, o que você sugere?”
“…para primeira vez já vimos tudo, estamos há 4 dias em Paris. Pensamos num bate-volta a Londres. Vale a pena?”
Em mim, bate que bate uma vontade de conversa. Em 4 dias viram tudo!!!
Sem preconceitos ou julgamentos, ignoro a possibilidade de “um tudo em Paris ser visto em 4 dias” e como início de conversa troco a expressão Bate Volta por Vapt Vupt. Facilita minha compreensão. Parto do princípio que palavras internalizadas influenciam comportamentos e seus resultados.
Minha sugestão sempre será: ao invés de um Vapt Vupt à Londres demonstre seu amor por Paris e dedique o dia ao Museu Carnavalet, depois se perca no Marais …
Ou conheça os arredores. Que tal o Vale do Loire? Reims… ou Strasbourg? Tem mesmo que ser um Vapt Vupt até Londres? Então está bom.
Londres fica a apenas 2:30 horas de Eurostar! Ainda ganha-se uma hora de bônus por causa da diferença horária!
Mas querem ir a Londres só para contar para o pessoal em casa e dizer aos amigos: conheço Londres? Ah…quer fotos no museu Madame Tussaud! Jura? Museu de cera por cera tem o Museu Grévin no Boulevard Montmartre em Paris.
Querem algo mais histórico, mais histérico, mas também em cera como no London Dungeons? Visitem o Musée des Martyrs de Paris bem ao lado do Grévin. Proibido para menores de 12 anos.
Giro no London Eye? Então está bom. A volta completa dura meia hora mas o itinerário até o objetivo pode demorar bastante.
Se é para alardear que viram o Big Ben… anotem! Não é o relógio mas sim o sino!
A troca da Guarda é as 11:00 am será que vai dar? Ai que aflição! É perto daquela rua vermelha… Para que lado fica Trafalgar Square? National Gallery, belas exposições!
Mas eu queria tanto ir a Covent Garden…
E o British Museum? Entre por uma porta e saia pela outra, dê uma olhada na Rosetta e pronto.
Harrods? É em Knightsbridge!! Atenha-se ao Food Hall.
Não circule no térreo nem suba os scalators e já lhe foram mais hora e meia.
Não pare para almoço distancie-se dos maravilhosos balcões!
E não faça economia, vá de taxi para onde for!
Não se atreva ao metrô a não ser que tenha feito cursinho preparatório. Tem uma linha circular que pega você e leva ao mesmo lugar de partida. Com o agravante que não vê a luz do dia, não se enxerga a cidade.
Não pretendo desencorajá-los mas fisicamente e geograficamente será complicado cumprir, em 8 ou 9 horas de atividades ininterruptas, a metade do que citei acima.
Uma verdadeira maratona.
Mas se ainda assim pretende atravessar o canal, se já provou Londres e gostou, existem probabilidades de um Vapt Vupt com sucesso garantido.
Que tal uma peça de teatro? Uma matinée em WestEnd? Acontece quarta, quinta e sexta feira.
Já viu Phanton of the Opera? Ainda está no Her Majesty’s!
Um almoço, como na aventura de Dodô&LaBlonde no Simpson’s-in-the-Strand. Relato inspirado de Evandro Barreto em sua crônica. Leia aqui.
Museus? Victoria&Albert ou quem sabe? Exposição especial no Museu de História Natural.
Harrod’s e arredores fascinam!
E para requintados gourmets, da Estação Saint Pancras direto para almoço em Bray, Maidenhead. Carro alugado, 50 minutos pela A4 até esta mínima cidade estrelada na beira do Tamisa, pertinho de Windsor Castle. Ao todo são 7 estrelas. Waterside Inn, Fat Duck e The Royal Oak com 1 estrela. Este a uns 3kms de Bray. Um lindo passeio pelo o campo inglês. Não é mesmo?
E para vocês, Londres em 1 dia…
Vocês gostam da idéia?
Como ir de Paris até Londres
. De avião. A viagem de avião dura 1h20. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De trem. O trajeto pode variar de alguns minutos dependendo do trem que você escolher, mas a viagem dura em torno de 2h30. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
. De carro. A viagem de carro dura em torno de 5h30 e é possível estacionar o carro dentro do Eurostar, verifique apenas os valores e disponibilidades de data e hora. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta é a opção mais barata e também a mais longa, com 9 horas de trajeto. Consulte valores e horários, e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
195 Comentários
Evani Pelegati
Lucia, parabens pelo post! Muito bem descrito a angustiante necessidade de se fazer nada direito em duas cidades maravilhosas! É um despercício de tempo e dinheiro pra nada! Eu que morei de férias em Paris por 4 meses tice a sensação de ter deixado muito pra trás! Tantas são as opçoes que temos nesta cidade! E visitei apenas o Vale do Loire, Strasbourg e Colmar. Só! Porque não queria fazer outra coisa a não ser ficar em Paris! Não só os pontos turisticos conhecidos são pra ver, mas o charme da cidade em flanar sem destino certo, de bike ou a pé! Entrar nas livrarias sem compromisso, resolver sentar num cafe para ver o povo passar! Isso é passeio gostoso! Vou repetir 2 meses em set e out deste ano! Bjoca
Elaine
Acho que é uma questão bem pessoal, apesar de ser contra esses bate-voltas. Mas se hoje pudesse passar 1 único dia em Londres certamente passearia pelas margens do Tamisa depois cruzaria a Westminster Brigde indo em direção ao Green Park onde comeria um sanduba sentada no gramado.
Beth Lima
Opa! Desculpem a falha… pretensão
Beth Lima
LuciaC
Também concordo que esse bate-volta de um dia é uma verdadeira maratona, além de ser cansativo.
Particularmente, prefiro visitar as cidades com calma pra tentar conhecer melhor os lugares, especialmente se for na França. Mas, desta vez resolvi reservar três dias para Londres. Não é o suficiente mas quero ir mesmo pra fazer um breve passeio, sem a preteção de querer correr pra ver o máximo que der. Se gostar, reservo um tempo maior numa próxima vez.
Meu interesse está mesmo em Paris e na Provence, região onde irei pela primeira vez e passarei a maior parte de minha viagem de um mês. Lá sim, vou tentar conhecer com calma cada cantinho do roteiro que montei.
Fabiana Lagassa
Também já ouvi muito essa frase “por quê Paris/França de novo? Essa pergunta é de que não entende essa paixão.
suzy
na minha opiniaõ,realmente conhecer Londres em um dia pode ser frustrante pois lá tem muitas coisas interesantes prara ver como a roda gigante a troca de guarda a cidade em si ,bares ,parques,e ate as lojas em geral,fui com meu marido a trabalhoe ficamos mais ou menos uma semana, nao me lembro ao certo.so sei que adorei achei a cidade muito dinamica com pessoas de diversos paisesuma esperiencia bem rica pois adoro viajar e conhecer coisas novas.Mas amo de paixão Paris entro quase todos os dias em conexão paris e recomento para muitos amigos.Fui a Paris duas vezes a pimeira com a familia e a segunda com meu marido,a primeira fomos nos museus,restaurantes ,lojas.na segunda fui na casa de Monet fiquei encantada era um sonho meu pois gosto de pintar e nao conseguia ir embora de tao tranquilo e lindo o lugar. Como voce disse e sempre bom escolher os lugares antes de viajar fazer um roteiro para nao perder nada de interesante que o lugar tem a oferecer.bjs
Beth
Jacqueline
Sou como vc, uma vez em Paris, não cogito a idéia de sair de lá.
E nem que seja uma vez por ano (ou década), Paris merece uma estadia de mais de 25 dias. Idem Londres.
Melhor viajar menos e ficar mais tempo por lá…
Abs.
David
Assim como Paris, Londres é show de bola. Essas duas, junto com Nova York, são as cidades que se deve conhecer antes de morrer. Cada uma tem uma personalidade diferente, forte e interessante. Mas um dia só pra Londres é crueldade…
Jacqueline
Fabiana Lagassa
Eu também sempre escuto isso: “Por que Paris de novo? Agora já conheces…”tkstks
Jacqueline
Depois de 14 dias em Paris, fui para Londres por 4 dias. Doeu deixar Paris, pois para mim uma vida seria pouco para saboreá-la. Da próxima, nada menos que um mês. Adorei Londres, mas considerei os 4 dias um vapt-vupt. Troca de guardas, uma tarde no Museu Tussaud, city tour de 2 dias, The Lion King no Lyceum Theatre, muitas caminhadas. Já tive e estou tendo chance de voltar por 6,7 dias, mas não acho que mais de 12 horas num avião seja para ficar pouco tempo. Gosto de sentir as cidades, seu ritmo, seu jeito. E estender, aí sim, alguns dias em outro lugar que não era meu foco. Dessa vez foram uns dias em Lisboa e Londres. Da próxima, será um mês em Paris e alguns dias em Roma e Madri. Prefiro viajar mais espaçadamente e por períodos mais longos. Mas acho válido que sejam feitos vapt-vupt para lugares onde a gente sonha em, ao menos, por o pé. Por menos que seja visto, já é alguma coisa boa.
Beth
Sil
Concordo com vc, Londres vale mais do que um dia de visita.
Ano passado demos sorte, estava um lindo e ensolorado dia de outono.
Quanto à Bruges, discordo de vc!
A belíssima cidade merce bem uns três dias de estadia…
Abs.