Por Lucia Carneiro
“O dinheiro não traz felicidade. Mas permite que você seja infeliz em Paris” – Millor Fernandes
Hoje o assunto é polêmico, mas como tudo mais na vida… relativo.
Todas as vezes que leio pedidos de sugestão para “BateVolta” nos comentários do Conexão Paris, do tipo:
“…é nossa primeira vez na Europa, vamos para Paris por 9 dias. O que você acha de um bate-volta à Londres…”
“…estamos por 1 semana pela primeira vez em Paris, já compramos Eurostar para bate-volta em Londres, o que você sugere?”
“…para primeira vez já vimos tudo, estamos há 4 dias em Paris. Pensamos num bate-volta a Londres. Vale a pena?”
Em mim, bate que bate uma vontade de conversa. Em 4 dias viram tudo!!!
Sem preconceitos ou julgamentos, ignoro a possibilidade de “um tudo em Paris ser visto em 4 dias” e como início de conversa troco a expressão Bate Volta por Vapt Vupt. Facilita minha compreensão. Parto do princípio que palavras internalizadas influenciam comportamentos e seus resultados.
Minha sugestão sempre será: ao invés de um Vapt Vupt à Londres demonstre seu amor por Paris e dedique o dia ao Museu Carnavalet, depois se perca no Marais …
Ou conheça os arredores. Que tal o Vale do Loire? Reims… ou Strasbourg? Tem mesmo que ser um Vapt Vupt até Londres? Então está bom.
Londres fica a apenas 2:30 horas de Eurostar! Ainda ganha-se uma hora de bônus por causa da diferença horária!
Mas querem ir a Londres só para contar para o pessoal em casa e dizer aos amigos: conheço Londres? Ah…quer fotos no museu Madame Tussaud! Jura? Museu de cera por cera tem o Museu Grévin no Boulevard Montmartre em Paris.
Querem algo mais histórico, mais histérico, mas também em cera como no London Dungeons? Visitem o Musée des Martyrs de Paris bem ao lado do Grévin. Proibido para menores de 12 anos.
Giro no London Eye? Então está bom. A volta completa dura meia hora mas o itinerário até o objetivo pode demorar bastante.
Se é para alardear que viram o Big Ben… anotem! Não é o relógio mas sim o sino!
A troca da Guarda é as 11:00 am será que vai dar? Ai que aflição! É perto daquela rua vermelha… Para que lado fica Trafalgar Square? National Gallery, belas exposições!
Mas eu queria tanto ir a Covent Garden…
E o British Museum? Entre por uma porta e saia pela outra, dê uma olhada na Rosetta e pronto.
Harrods? É em Knightsbridge!! Atenha-se ao Food Hall.
Não circule no térreo nem suba os scalators e já lhe foram mais hora e meia.
Não pare para almoço distancie-se dos maravilhosos balcões!
E não faça economia, vá de taxi para onde for!
Não se atreva ao metrô a não ser que tenha feito cursinho preparatório. Tem uma linha circular que pega você e leva ao mesmo lugar de partida. Com o agravante que não vê a luz do dia, não se enxerga a cidade.
Não pretendo desencorajá-los mas fisicamente e geograficamente será complicado cumprir, em 8 ou 9 horas de atividades ininterruptas, a metade do que citei acima.
Uma verdadeira maratona.
Mas se ainda assim pretende atravessar o canal, se já provou Londres e gostou, existem probabilidades de um Vapt Vupt com sucesso garantido.
Que tal uma peça de teatro? Uma matinée em WestEnd? Acontece quarta, quinta e sexta feira.
Já viu Phanton of the Opera? Ainda está no Her Majesty’s!
Um almoço, como na aventura de Dodô&LaBlonde no Simpson’s-in-the-Strand. Relato inspirado de Evandro Barreto em sua crônica. Leia aqui.
Museus? Victoria&Albert ou quem sabe? Exposição especial no Museu de História Natural.
Harrod’s e arredores fascinam!
E para requintados gourmets, da Estação Saint Pancras direto para almoço em Bray, Maidenhead. Carro alugado, 50 minutos pela A4 até esta mínima cidade estrelada na beira do Tamisa, pertinho de Windsor Castle. Ao todo são 7 estrelas. Waterside Inn, Fat Duck e The Royal Oak com 1 estrela. Este a uns 3kms de Bray. Um lindo passeio pelo o campo inglês. Não é mesmo?
E para vocês, Londres em 1 dia…
Vocês gostam da idéia?
Como ir de Paris até Londres
. De avião. A viagem de avião dura 1h20. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De trem. O trajeto pode variar de alguns minutos dependendo do trem que você escolher, mas a viagem dura em torno de 2h30. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
. De carro. A viagem de carro dura em torno de 5h30 e é possível estacionar o carro dentro do Eurostar, verifique apenas os valores e disponibilidades de data e hora. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta é a opção mais barata e também a mais longa, com 9 horas de trajeto. Consulte valores e horários, e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
195 Comentários
Lucia Tavares
Bate e volta vale a pena ir a metz pegueo tgv na gare d lest a 1:30 h de Parismmuito rápido e conheça o centro pompidou de Mets e as Catedrais ja muito apena
Luciane
Vou para Paris em julho e pretendo fazer um vapt vupt para Londres. Quero comprar as passagens de trem aqui no Brasil pelo site, mas não sei que horario consigo chegar na estação. Quanto tempo antes devo chegar na estação de trem ? Sei que existe fila da imigração, mas não tenho noção da antecedencia.
Lina
Luciane
Se chegar uma hora antes terá tempo para tudo.
Fátima Hadad
Olá Lina. Adoro seu blog , sempro estou lendo,
vendo os comentários,ainda mais agora que vou fazer minha primeira viagem a Paris, no mês de julho/2013.Vamos chegar de Londres, na Estação Gare du Nord, nosso hotel é Hotel Le General, fica na 5-7 Rue Rampon-75011.Qua a melhor maneira de se chegar ao Hotel? Contratamos um serviço de transfer ,ou dá pra fazer o trajeto de trem/metrô?Somos um grupo de 8 pessoas.Vc conhece a localização do Hotel?O que vc acha?
Desde já obrigada e fico aguardando suas valiosas dicas.
Fátima.
Lina
Fátima
Na Gare du Nord pegue o metro linha 5 até Republique. É direto. Se todos conseguirem carregar as malas nas escadas do metro, peguem este meio de transporte.
O hotel está perto da praça Republique, área animada, popular e com muitos restaurantes.
mirts
Pessoal,foi de suma importância o comentário de todos para que eu chegasse a minha conclusão de fazer ou não Londres em um dia:definitivamente vou deixar para uma próxima oportunidade.Abraços.Mirts.
Angela S
Lina, adoro seu blog e desde que decidi ir a Paris o acompanho diariamente. Estarei em Paris com meu marido de 10/12 a 23/12 (13 dias) e pensamos em talvez por um dia sair de Paris…já adianto que sou fã de permanecer na mesma cidade pelo menos por 10 dias, foi o que fizemos em 2011 em Roma, esta história de que 4 dias são suficientes é balela!!! Ficamos por 10 dias em Roma e 6 em Florença (alguns vapt vupts pela Toscana) e digo, foi pouco!!! Gostaria muito de ir a Giverny, porém no inverno os jardins de Monet estão fechados, o que você sugere? Vale do Loire ou Bordeaux?
Lina
Angela
Eu prefiro Bordeaux. A cidade é linda, preparada para receber o turista. Restaurantes ótimos e vinhos maravilhosos. Não deixe de visitar a cidade de Saint Emilion, pertinho.
maira
Olá Lina, mais uma vez obrigada por todas as preciosas dicas! Vou ter um dia livre em Paris antes de seguir para Strasburgo e gostaria de fazer um bate-volta. O que vc indica? Londres, Reims, Mont Saint Martin, Rouen ou Bruxellas? Obrigada!
Lina
Maira
Indico Reims ou Rouen. Porque os outros lugares merecem mais de um dia.
DENISE
Respeito pela opinião e experiência alheia vem de berço, independente do “valor” do berço.
Amei o trocadilho da degustação, Degusta-se e se gostar, toma “uma garrafa inteira”, ou semanas, meses e anos inteiros. Se vivi ou se corri, o importante é que emoções eu vivi…
Luciana Rosa
Eu fiz um bate-volta em Londres, e sinceramente não me arrependo, conheci o Madame Toussaud, fui a Trafalgar Square, Big Ben, só não consegui ver a troca da guarda pq não era aquele dia, London Eye, passeio de barco no Rio Tâmisa, ainda andei de ônibus 2 andares, de metrô e consegui ir a um PUB..ufa!…, e isso tudo no mês de agosto, em alta temporada, não vou dizer que foi fácil, mas realmente não me arrependo…porém se voltar a Londres um dia, aí sim gostaria de ficar mais tempo e conhecer os lugares que não fui desa vez…
ana adipietro
Quando fui comprar a minha 1ª passagem para Paris em 2010 o”Agente de Viagens” me perguntou porque eu queria ficar mais de 5 dias na cidade já que eu não teria mais o que ver depois de 4 dias…Simplesmente levantei-me e partí sem nada dizer!Como não sou pessoa de poucas palavras achei por bem não dizer nenhuma…
O problema é que os brasileiros com grana no bolso e nada na cabeça vão só prá ver “Os clichês” e prá depois dizer fui à Paris,Londres…não foram a lugar nenhum!!
Em 2010 fui aos principais monumentos depois retornei em 2011,fui ao Grevín,fui ao Musée de Cluny que poucos conhecem,conheci as Passages,(quase todas elas!)andei muito à pé na cidade,fui novamente ao Louvre (impossível conhecê-lo em um único dia) fui em muitas dicas do Conexão Paris,enfim posso dizer que conheço Paris um pouquinho…
Mas se tudo der certo estarei em Paris novamente em 2013!
Incrível como me identifico com vc CONEXÃO PARIS!!!
Dagmilson
Lucia, em maio estarei em Paris pela segunda vez. Fora de Paris que cidades vc recomendaria, desta vez vou ao Vale do Loire que queria ano passado mas não deu. Já fui a Giverny, e pretendo conhecer outras cidades se possível pernoitar no máximo 1 noite, então, que outras cidades?
Strasbourg, por exemplo?
abraços
conexaoparis
Dagmilson
Eu sugiro Reims, para visitar as caves de champagne Pommery, Veuve Cliquot…
Strasbourg é linda. Aproveite para conhecer também Colmar que é mais bonitinha ainda, porque menor.
Avignon, é uma cidade maravilhosa. Vá e volte de TGV. Programa ótimo.