Por Lucia Carneiro
“O dinheiro não traz felicidade. Mas permite que você seja infeliz em Paris” – Millor Fernandes
Hoje o assunto é polêmico, mas como tudo mais na vida… relativo.
Todas as vezes que leio pedidos de sugestão para “BateVolta” nos comentários do Conexão Paris, do tipo:
“…é nossa primeira vez na Europa, vamos para Paris por 9 dias. O que você acha de um bate-volta à Londres…”
“…estamos por 1 semana pela primeira vez em Paris, já compramos Eurostar para bate-volta em Londres, o que você sugere?”
“…para primeira vez já vimos tudo, estamos há 4 dias em Paris. Pensamos num bate-volta a Londres. Vale a pena?”
Em mim, bate que bate uma vontade de conversa. Em 4 dias viram tudo!!!
Sem preconceitos ou julgamentos, ignoro a possibilidade de “um tudo em Paris ser visto em 4 dias” e como início de conversa troco a expressão Bate Volta por Vapt Vupt. Facilita minha compreensão. Parto do princípio que palavras internalizadas influenciam comportamentos e seus resultados.
Minha sugestão sempre será: ao invés de um Vapt Vupt à Londres demonstre seu amor por Paris e dedique o dia ao Museu Carnavalet, depois se perca no Marais …
Ou conheça os arredores. Que tal o Vale do Loire? Reims… ou Strasbourg? Tem mesmo que ser um Vapt Vupt até Londres? Então está bom.
Londres fica a apenas 2:30 horas de Eurostar! Ainda ganha-se uma hora de bônus por causa da diferença horária!
Mas querem ir a Londres só para contar para o pessoal em casa e dizer aos amigos: conheço Londres? Ah…quer fotos no museu Madame Tussaud! Jura? Museu de cera por cera tem o Museu Grévin no Boulevard Montmartre em Paris.
Querem algo mais histórico, mais histérico, mas também em cera como no London Dungeons? Visitem o Musée des Martyrs de Paris bem ao lado do Grévin. Proibido para menores de 12 anos.
Giro no London Eye? Então está bom. A volta completa dura meia hora mas o itinerário até o objetivo pode demorar bastante.
Se é para alardear que viram o Big Ben… anotem! Não é o relógio mas sim o sino!
A troca da Guarda é as 11:00 am será que vai dar? Ai que aflição! É perto daquela rua vermelha… Para que lado fica Trafalgar Square? National Gallery, belas exposições!
Mas eu queria tanto ir a Covent Garden…
E o British Museum? Entre por uma porta e saia pela outra, dê uma olhada na Rosetta e pronto.
Harrods? É em Knightsbridge!! Atenha-se ao Food Hall.
Não circule no térreo nem suba os scalators e já lhe foram mais hora e meia.
Não pare para almoço distancie-se dos maravilhosos balcões!
E não faça economia, vá de taxi para onde for!
Não se atreva ao metrô a não ser que tenha feito cursinho preparatório. Tem uma linha circular que pega você e leva ao mesmo lugar de partida. Com o agravante que não vê a luz do dia, não se enxerga a cidade.
Não pretendo desencorajá-los mas fisicamente e geograficamente será complicado cumprir, em 8 ou 9 horas de atividades ininterruptas, a metade do que citei acima.
Uma verdadeira maratona.
Mas se ainda assim pretende atravessar o canal, se já provou Londres e gostou, existem probabilidades de um Vapt Vupt com sucesso garantido.
Que tal uma peça de teatro? Uma matinée em WestEnd? Acontece quarta, quinta e sexta feira.
Já viu Phanton of the Opera? Ainda está no Her Majesty’s!
Um almoço, como na aventura de Dodô&LaBlonde no Simpson’s-in-the-Strand. Relato inspirado de Evandro Barreto em sua crônica. Leia aqui.
Museus? Victoria&Albert ou quem sabe? Exposição especial no Museu de História Natural.
Harrod’s e arredores fascinam!
E para requintados gourmets, da Estação Saint Pancras direto para almoço em Bray, Maidenhead. Carro alugado, 50 minutos pela A4 até esta mínima cidade estrelada na beira do Tamisa, pertinho de Windsor Castle. Ao todo são 7 estrelas. Waterside Inn, Fat Duck e The Royal Oak com 1 estrela. Este a uns 3kms de Bray. Um lindo passeio pelo o campo inglês. Não é mesmo?
E para vocês, Londres em 1 dia…
Vocês gostam da idéia?
Como ir de Paris até Londres
. De avião. A viagem de avião dura 1h20. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De trem. O trajeto pode variar de alguns minutos dependendo do trem que você escolher, mas a viagem dura em torno de 2h30. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
. De carro. A viagem de carro dura em torno de 5h30 e é possível estacionar o carro dentro do Eurostar, verifique apenas os valores e disponibilidades de data e hora. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta é a opção mais barata e também a mais longa, com 9 horas de trajeto. Consulte valores e horários, e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
195 Comentários
Beth
Lenna
Mas é isto mesmo!
Que venham outros textos muito agradáveis da LuciaC nos próximos domingos!
E Lina, mais uma vez parabéns!
Maria Helena Ranghetti(Lenna)
Monica, pitaqueira de fé, é isto aí!
Lucia escreve muito bem, viveu na Europa e, fez um delicioso texto para encantar o domingo de quem curte o CP! Sempre haverão os “a favor”, os “contra” e, até os tendenciosos…
O CP é um blog que está fazendo um sucesso incrível. Claro que pela dedicação de Lina e sua equipe.
Criar uma celeuma em torno de um texto tão agradável é completamente desnecessário!!!
Que venham outros maravilhosos textos de Lucia neste contexto enriquecedor, que é o blog de Lina…
Monica Amadeo
Para quem não leu,ou não entendeu, o texto diz:
“Sem preconceitos ou julgamentos”.
Flavia
Olá Thais A.
Já que quem está na chuva é para se molhar, vamos nos refrescar com nosso “banho de água fria” em Londres , rs,rs,rs…
Acho que o significado de “conhecer” está sendo confundido com “visitar”. Eu farei um vapt-vupt para visitar Londres, sentir o clima de lá para com certeza voltar com mais calma e conhecer um pouco dessa grande cidade. Eu, que nasci e vivo na linda Cidade de São Paulo, não a conheço por completo, com que pretensão vou querer conhecer Londres??? Aposto que muita gente que está a fazer criticas ao invés de sugestões, sequer conhcece sua cidade direito. Aliás, falando em sugestões, estive neste final de semana no Museu da Lingua Portuguesa na Linda Estação da Luz e recomendo.
O pessoal vem com essa de que ” O Big Ben é o sino e não o relógio” blá, blá. blá… Andam lendo isso no papel da bandeja do Mc Donalds (Ref. à Olimpíadas) e ficam de gabando agora, ofendendo com irônia a quem não sabia deste fato.
Para acabar com o blá, blá, blá do sino, segue texto Wikipédia sobre o polêmico Big Ben:
– Big Ben, ao contrário do que muitos pensam, não é o famoso relógio do Parlamento Britânico, nem tão pouco a sua torre. É o nome do sino, que pesa 13 toneladas e que foi instalado no Palácio de Westminster durante a gestão de sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra, em 1859. Por ser um sujeito alto e corpulento, Benjamim tinha o apelido de Big Ben. Todos os dias, a rádio BBC transmite as badaladas do sino. O sino foi fundido por George Mears em 1858, media quase 3 metros de diâmetro e pesava 13, 5 toneladas.
O nome do relógio é Tower Clock, ou Clock Tower (Torre do Relógio), e é muito conhecido pela sua precisão e tamanho.
Thais A.
Flavia, Familia Recomenda, Lina e demais,
Para mim, esse blog é FANTÁSTICO!!! O conheci quando programava minha primeira viagem a Paris em 2008 e, volta e meia, venho aqui para me atualizar e matar as saudades.
Ao ler o post, apesar de estar bem certa quanto ao vapt-vupt programado a Londres, tive a mesma sensação da Flavia, que descreveu com precisão: “Confesso que este post foi um “Banho de àgua fria” pra mim que já estou com as passagens compradas e farei um “Vapt-vupt” em Londres.
Concordo com o comentário de: “Familia Recomenda” e tô contigo Jose Mauro.”
Fui a Paris pela primeira vez no reveillon de 2008/2009, passei 9 dias incríveis, apesar do frio cortante e da cidade cheia. Fui a Reims (visitei a Taittinger) e a Versailles. Aproveitei a oportunidade.
Agora irei passar 18 dias na Itália e, como irei de Air France, vou passar mais 4 noites em Paris e – a polêmica – ficarei 2 noites em Londres. Já estou com as passagens do Eurostar compradas (vamos chegar a Londres beeeem cedinho) e hotel reservado. Portanto, ao ler esse post, confesso que se não tivesse com td pago talvez pensasse mais… Mas já era rsrsrs
Sei, claro que sei, que vai ser uma correria danada. Mas não pretendo fazer roteiros mirabolantes e nem abraçar a cidade com as pernas. Quero apenas respirar o ar de Londres, curtir esses momentos e, num futuro breve espero poder voltar com mais calma!
Parto do pressuposto de que quem programa vapt-vupts de 1 , 2 ou 3 dias em cidades grandes tem discernimento suficiente para saber que estará longe de conhecer a cidade. Acho que a moral da história é, no final das contas, aproveitar mesmo cada momento. Se vc sonha ir a Londres, vá, e aproveite muito. É o que eu irei fazer!
jorge fortunato
Ana
Acho que não foi a intenção da autora dizer que o turista brasileiro viaja para se exibir. Longe disso. Algumas pessoas gostam muito de viajar e conhecer muitos lugares em poucos dias. em abril do ano passado fui ao Peru e só fiquei em Lima. Feriado de Corpus Christi, só quatro dias. Queria muito conhecer Machu Pichu, mas seria impossível ficando apenas 4 dias. Mas para minha surpresa, conheci um rapaz que foi a Machu Pichu e mais duas cidades no mesmo período. Uma outra moça que conheci no avião, voltando para o Rio, também fez esses passeios todos em 4 dias. Estava exausta, mas passeou. Cada viagem é uma viagem. Eu não faria, aliás nunca farei isso porque gosto de viajar de outra maneira. é uma questãod e gosto. Conheci em outra viagem, desta vez á Buenso Aires um casal simpático que tinha esse perfil: conhecer o mairo número de lugares nos 5 dias de viagem. E ainda comentaram comigo “ah é bom, mais um lugar que vc conhece”. Só estou citando isso para dizer que faz parte do ser humano, independentemente da nacionalidade. Existem os que preferem conhecer aos poucos e tranquilamente e outros que preferem dar a volta ao mundo em uma semana. Cada um faz a viagem que gosta.
Ana
Ooops alguém puxou a minha orelha agora, 16 anos e nao 17 !! 🙂 Garotas!
Ana
Postando esse comentário baseado na opinião da minha prima de 17 anos que acabou de ler o post. “…Mas querem ir a Londres só para contar para o pessoal em casa e dizer aos amigos: conheço Londres? Ah…quer fotos no museu Madame Tussaud! Jura?
Se é para alardear que viram o Big Ben…anotem! Não é o relógio mas sim o sino!” (O que chamou a atenção da minha prima nao foi o “vapt-vupt” mas o que ela leu, disse que dava a impressão de que o perfil do turista brasileiro e de viajar para se exibir para os demais e nao viajar por diversão, realização pessoal, conquista ou celebração. Ou seja, um turista vazio). A simples opinião de uma mocinha de 17 anos de idade me fez pela primeira vez pensar “perfil de turista brasileiro” 🙂 Sinceramente rotular nao e comigo , cada pessoa, independente de cultura e nacionalidade o que os outros fazem ou dexam de fazer nao me importa e todos felizes a sua maneira. Como brasileira garanto que viajar pra mim e uma satisfação pessoal 😉
marcy
Fernanda Gomes
Nada contra as possibilidades de viajar , agora com falta de nível e educação tudo contra. Não acrescenta , só subtrai !!!
Beth
Paulo R Filomeno
Aqui mesmo no Conexão Paris vc vai encontrar outros posts de LuciaC sobre Londres, cidade onde ela viveu por muitos anos….
E como diz Eymard, cidade apaixonante….
Abs.