Por Lucia Carneiro
“O dinheiro não traz felicidade. Mas permite que você seja infeliz em Paris” – Millor Fernandes
Hoje o assunto é polêmico, mas como tudo mais na vida… relativo.
Todas as vezes que leio pedidos de sugestão para “BateVolta” nos comentários do Conexão Paris, do tipo:
“…é nossa primeira vez na Europa, vamos para Paris por 9 dias. O que você acha de um bate-volta à Londres…”
“…estamos por 1 semana pela primeira vez em Paris, já compramos Eurostar para bate-volta em Londres, o que você sugere?”
“…para primeira vez já vimos tudo, estamos há 4 dias em Paris. Pensamos num bate-volta a Londres. Vale a pena?”
Em mim, bate que bate uma vontade de conversa. Em 4 dias viram tudo!!!
Sem preconceitos ou julgamentos, ignoro a possibilidade de “um tudo em Paris ser visto em 4 dias” e como início de conversa troco a expressão Bate Volta por Vapt Vupt. Facilita minha compreensão. Parto do princípio que palavras internalizadas influenciam comportamentos e seus resultados.
Minha sugestão sempre será: ao invés de um Vapt Vupt à Londres demonstre seu amor por Paris e dedique o dia ao Museu Carnavalet, depois se perca no Marais …
Ou conheça os arredores. Que tal o Vale do Loire? Reims… ou Strasbourg? Tem mesmo que ser um Vapt Vupt até Londres? Então está bom.
Londres fica a apenas 2:30 horas de Eurostar! Ainda ganha-se uma hora de bônus por causa da diferença horária!
Mas querem ir a Londres só para contar para o pessoal em casa e dizer aos amigos: conheço Londres? Ah…quer fotos no museu Madame Tussaud! Jura? Museu de cera por cera tem o Museu Grévin no Boulevard Montmartre em Paris.
Querem algo mais histórico, mais histérico, mas também em cera como no London Dungeons? Visitem o Musée des Martyrs de Paris bem ao lado do Grévin. Proibido para menores de 12 anos.
Giro no London Eye? Então está bom. A volta completa dura meia hora mas o itinerário até o objetivo pode demorar bastante.
Se é para alardear que viram o Big Ben… anotem! Não é o relógio mas sim o sino!
A troca da Guarda é as 11:00 am será que vai dar? Ai que aflição! É perto daquela rua vermelha… Para que lado fica Trafalgar Square? National Gallery, belas exposições!
Mas eu queria tanto ir a Covent Garden…
E o British Museum? Entre por uma porta e saia pela outra, dê uma olhada na Rosetta e pronto.
Harrods? É em Knightsbridge!! Atenha-se ao Food Hall.
Não circule no térreo nem suba os scalators e já lhe foram mais hora e meia.
Não pare para almoço distancie-se dos maravilhosos balcões!
E não faça economia, vá de taxi para onde for!
Não se atreva ao metrô a não ser que tenha feito cursinho preparatório. Tem uma linha circular que pega você e leva ao mesmo lugar de partida. Com o agravante que não vê a luz do dia, não se enxerga a cidade.
Não pretendo desencorajá-los mas fisicamente e geograficamente será complicado cumprir, em 8 ou 9 horas de atividades ininterruptas, a metade do que citei acima.
Uma verdadeira maratona.
Mas se ainda assim pretende atravessar o canal, se já provou Londres e gostou, existem probabilidades de um Vapt Vupt com sucesso garantido.
Que tal uma peça de teatro? Uma matinée em WestEnd? Acontece quarta, quinta e sexta feira.
Já viu Phanton of the Opera? Ainda está no Her Majesty’s!
Um almoço, como na aventura de Dodô&LaBlonde no Simpson’s-in-the-Strand. Relato inspirado de Evandro Barreto em sua crônica. Leia aqui.
Museus? Victoria&Albert ou quem sabe? Exposição especial no Museu de História Natural.
Harrod’s e arredores fascinam!
E para requintados gourmets, da Estação Saint Pancras direto para almoço em Bray, Maidenhead. Carro alugado, 50 minutos pela A4 até esta mínima cidade estrelada na beira do Tamisa, pertinho de Windsor Castle. Ao todo são 7 estrelas. Waterside Inn, Fat Duck e The Royal Oak com 1 estrela. Este a uns 3kms de Bray. Um lindo passeio pelo o campo inglês. Não é mesmo?
E para vocês, Londres em 1 dia…
Vocês gostam da idéia?
Como ir de Paris até Londres
. De avião. A viagem de avião dura 1h20. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De trem. O trajeto pode variar de alguns minutos dependendo do trem que você escolher, mas a viagem dura em torno de 2h30. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
. De carro. A viagem de carro dura em torno de 5h30 e é possível estacionar o carro dentro do Eurostar, verifique apenas os valores e disponibilidades de data e hora. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta é a opção mais barata e também a mais longa, com 9 horas de trajeto. Consulte valores e horários, e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
195 Comentários
Sil
O post fala de duas coisas: a ilusão de achar que quatro dias em Paris dá pra ver muito, e a oportunidade de um vapt-vupt. Quatro dias em Paris é apenas um bom começo.
Estive em Londres quatro vezes e acho uma cidade complexa, longe de ser óbvia. Como na primeira e na última, há um mês atrás eu fiquei uma semana, gostei muito. As outras duas foram vapt-vupt, a caminho de algum lugar, e aí achei um porre. Chuvosa (que ninguém conte com um bom tempo, embora possa até acontecer no verão), difícil de se localizar, com o já citado metrô circular, e mais cara do que o resto da Europa.
Se eu fosse, iria mesmo de Eurostar, que é bem legal. E escolheria uma exposição e um restaurante. Nada mais. Para entre uma coisa e outra poder flanar um pouco sem rumo.
Agora, vapt-vupt numa cidade pequena pode valer a pena. Sei lá, um bate-pronto a Bruges, por exemplo. Pra tomar cerveja belga em meio ao casario da cidade medieval.
Dodô
A vida é feita de escolhas, a maioria destas guiada por motivações subjetivas.
O que este post da Lucia traz de novo, com conhecimento de causa, sensibilidade e bom-senso é um conjunto de informações destinado a ajudar quem está sonhando/planejando uma viagem nos limites de sua disponibilidade de tempo, verba, interesse e disposição. Está é a função e a virtude de de um blog como Conexão Paris: cotejar e partilhar as mais diversas experiências em benefício de todos.
Lucia C
Bom dia!
Eu concordo inteiramente com Fernanda!
Angela,
viagens para marcar território são insatisfatórias.
Tenho certeza que sua semana em Paris será deliciosa.
Aproveite muito!
Ana,
embora ame Paris de paixão, minha alma pertence a Londres.
Ela ainda mora lá em SW1X 9AG.
Oops! Fui testar para ver se ainda sabia de cor o código postal e
descobri que : parece que o flat foi colocado no mercado para venda!
Vivi a cidade intensamente por adoráveis e inesquecíveis 5 anos.
Por isso, numa olhadinha, já posso também concordar com você.
Adicionei o Blog da Dri a favoritos para apreciar com calma.
Me pareceu muito bom mesmo. Obrigada pela informação!
Um ótimo domingo para vocês!
Leandro Ramos
Muito bom Lúcia. Lindo Post.
Família Recomenda
Geralmente gostamos muito das postagens do Conexão Paris, mas essa em particular nos decepcionou um pouco… Jamais pensaríamos em tentar conhecer Londres em 1 dia, mas infelizmente nem todo mundo tem oportunidade de ir várias vezes à Europa para passar 10 dias em Paris da primeira vez, 6 dias em Londres da segunda vez, 15 dias rodando pela Espanha da terceira vez… Assim, quantas vezes teríamos que ir à Europa pra poder conhecer tudo “como se deve”?
Concordamos com a opinião do site sobre Londres, mas nem sempre os leitores têm disponibilidade ou recursos para fazer a viagem ideal como “deve ser”. Então, quando as pessoas fazem esse tipo de pergunta no nosso site, sempre dizemos: nós não recomendamos fazer assim, mas se é o único jeito que você terá de pôr os pés em Londres (ou levar sua família pra Disney, ou conhecer Barcelona, ou viajar para NY, ou fazer uma viagem de avião, ou, ou, ou…) na sua vida toda, então não perca a oportunidade!
Como diz a Dri do Dri Everywhere que a leitora Ana indicou acima: “infelizmente, quando estamos de ferias, muitas vezes o tempo é o principal luxo, e nem sempre da pra passar o tempo necessário em todos os lugares.”
Pensamos que, quando os viajantes inexperientes recorrem a um site cheio de dicas boas como o Conexão Paris com a pergunta “o que fazer em um dia em Londres?”, estão apenas querendo algumas dicas sobre programas imperdíveis na cidade, apenas querendo a opinião de alguém que sempre dá boas opiniões!
Fernanda H.
Adoro os textos da Lucia C! 🙂
Pois é, 1 diazinho em Londres é incontestavelmente muito pouco, mas eu até entendo quem quer aproveitar a oportunidade de estar por aqui e dar uma espiadinha. Se não tiver mesmo jeito de esticar as férias de uns diazinhos e fazer a coisa direito, né!
Eymard
Lucia, não dá mesmo para ser tudo de uma vez. Nem mesmo de uma vez por todas! Suas dicas são precisas e preciosas. No vapt-vupt só mesmo para um “capricho”; um encontro; uma comemoração especial e a oportunidade do euroestar. Bom domingo com esta manha azul ensolarada!!!
Angela Aguiar
Bom… eu estive o ano passado na Europa e fiz alguns países em 17 dias… Londres foi o último.. e o que aconteceu? não gostei…. mas tenho certeza que se eu tivesse conhecido com calma, teria tido uma experiência maravilhosa…. por isso 4, 9 dias em Paris… (apesar de não conhecer ainda, pois vou agora em maio, por uma semana), vai ser pouco… Paris pelo que já pesquisei tem muuuuita coisa pra fazer!!.. viagem para dizer “estive aqui” nunca mais…. o bacana é você sentir a cultura, vivenciar a cidade… bom… minha dica ok? bjos a todos!
Ana
Londres 1 Dia. Recomendo o blog da Dri que mora em Londres há 7 anos e ama a cidade.
Em Nov 2011 ela escreveu esse post http://drieverywhere.net/2011/11/01/roteiro-de-londres-oque-fazer-em-apenas-1-dia/
conexaoparis
Ana
Eu também gosto muito do blog da Adriana. Acabei de adicioná-lo no blogroll do CP. Graças à você que me lembrou esta falha.
Fernanda
Londres nao merce ser vista em 1 dia…