Vandalismo turístico na Pont des Arts, quando os turistas trocam cadeados por desenhos.
A questão dos “cadeados do amor” é delicada e controversa. No início, o fenômeno se restringia à Pont des Arts que se tornou mundialmente conhecida como Ponte dos Cadeados. Com a retirada e reforma dos parapeitos da ponte, os cadeados se proliferaram por toda a cidade. O remédio não foi adequado e o feitiço se virou contra o feiticeiro.
Vejam o exemplo de vandalismo turístico na ponte Debilly, uma passarela que liga o museu Palais de Tokyo e a torre Eiffel. Ela não é muito conhecida, não se encontra no centro da cidade e sua frequentação é pequena se compararmos com pontes famosas e centrais.
Um exame atento da situação revela os danos causados à estrutura da Debilly pelos cadeados. Os encontramos pendurados até nos fios da instalação elétrica.
Enquanto que na Pont des Arts, os cadeados foram substituídos por desenhos infantis de corações rodeando os nomes dos casais. Evito usar a palavra grafite. Em certos momentos o grafite se torna street art e símbolo de energia criativa. Neste caso temos somente poluição visual.
Um mínimo de sensatez não faria mal a ninguém. O casal que rabisca na proteção de vidro transparente, que é propositalmente transparente, considera seu rabisco mais atrativo ou interessante do que Sena e seus monumentos?
Do ponto de vista dos cidadãos, exasperados com tanta infantilidade e com a danificação do patrimônio, a prática deveria ser proibida e os infratores reprimidos. Do ponto de vista do Estado, diante do potencial turístico do ritual, a questão é tratada com luvas. E a solução para limpar as intervenções do “voto de amor eterno” nas margens do Sena não foi ainda encontrada.
O problema é que do ponto de vista dos visitantes, esta prática é romântica e inofensiva. Que todos saibam que o vandalismo é um conjunto de atos constituindo uma degradação deliberada aos bens privados e públicos. Estes fatos são sancionados por lei. Como exemplo o tag. Se um desenho provocar degradação leve – se a tinta for lavável – a pena máxima é de 3.750 euros. Se a degradação for mais importante a multa será de 30.000 euros (leia aqui).
Leia também a longa briga entre a Prefeitura de Paris e os cadeados da Pont des Arts aqui, aqui e aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
12 Comentários
Joe
Coisa de gente mal educada, deveria sim ter recebido uma baita de uma multa. Vandalismo com a coisa pública que custa e muito aos cofres públicos. Nada justifica tais atos.
Juliana
Inspirando-se na Beyoncé: se você ama, você deve colocar um anel.
E aí sim da para gravar os nomes e as datas 😉
Jaqueline
Eu não entendo isso…
Fui para Paris a primeira vez em 2015 em lua de mel, no auge do burburinho da retirada dos parapeitos da Pont des Arts, não coloquei cadeados na ponte, nem em outro lugar… Pra mim, não faz sentido colocar um cadeado ou qualquer outra coisa, quando esta prática está sendo coibida pela cidade.
Enfim, acho que é uma questão de bom senso mesmo, que, infelizmente, nem todos tem.
E como disse a MonicaSA “Quem ama protege, e nāo destrói.”
Grego
O Pior de tudo é ver que sao brasileiros…eita raça triste. Ranço .
MonicaSA
Quem ama protege, e nāo destrói.
Adriano
Que Ranso da materia e comentarios.bla bla bla… Insensata acho que foi esta materia. Um pano com alcool semanal na ponte e ta resolvido. São milhões de turistas anuais la, achar que todos serão 100% sensatos é falta de imaginacão ou sera muita inocência? Feliz se fosse esse todo mal de Paris… Uma pessoa disse que casais apaixonados são um bando de cafonas…reflita o que é ser feliz e o que é ser cafona.Cafonice esta na cabeça de quem gosta de certo modo ou em algum aspecto hostentar….menos né!
Rodrigo Lavalle
Adriano, o fato de ser “fácil” limpar a sujeira não a justifica. Isso custa dinheiro aos cofres públicos.
Dillemba
Total falta de noção! Deve ser o tipo de gente que vai a museus e monumentos para fazer selfies.
Itamara
Carol e Diego, foi vergonhoso!
Nick
Gente civilizada não faz isso….Portanto os essas criaturas ou não são civilizadas ou não são gente, ou ainda pior, não são nenhum dos dois !!!!
jorge fortunato
Esses “casais apaixonados” não passam de um bando de cafonas. Pior que dia desses a Alliance Française (rio) incentivava as pessoas a escreverem nos panos de vidro da ponte. Daí pra pior.