A obra de Vincent van Gogh é dividida em períodos de acordo com o lugar onde viveu.
Temos o período holandês e o período francês que, em seguida, são divididos em etapas geográficas mais precisas. Assim o período francês se subdivide em Paris, Arles, Saint Rémy e Auvers sur Oise.
Auvers sur Oise é uma pequena cidade a somente 30 km de Paris, às marges do rio Oise. Ali Van Gogh passou os últimos 70 dias de sua vida, de a .
Mas nestes últimos dois meses da sua vida, Vincent foi de uma produtividade extraordinária pintando 70 quadros.
No final de inverno 2015, visitei pela primeira vez Auvers sur Oise e me pergunto por que esperei mais de 30 anos para tomar esta decisão.
Passei uma parte do dia na cidade e vivi emoções fortes. O circuito começou pelo cemitério onde se encontram enterrados Vincent e Theodore, seu irmão e mecenas.
Vincent morreu em Auvers sur Oise em 1890 e Theo morreu em Utrech em 1891. Alguns anos depois, Theo foi transferido e os dois estão lado a lado neste pequeno cemitério da campagne francesa.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
A primeira emoção foi diante destes túmulos singelos, apenas duas placas rodeadas por heras. Nada mais.
Neste instante, todos nós devemos pensar no contraste entre a simplicidade deste ritual funerário e as somas astronômicas que envolvem os rituais das vendas dos quadros pintados por um com o apoio do outro.
A segunda emoção aconteceu no início do circuito que nos permite seguir os passos de Van Gogh.
Durante um instante ocupamos o lugar do pintor para tirarmos a foto de uma igreja simples que se transformou em ícone da obra do artista. Neste final de inverno o céu estava cinza e a luz triste.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
Quando Vincent a pintou, dia 13 de junho de 1890 o dia estava maravilhoso. Em carta ao seu irmão, ele descreve a cena:
“…este é um grande quadro da igreja do vilarejo – em um momento onde a construção adquire um tom violeta contra um céu azul profundo, as janelas com vitrais são manchas de azul outremer, o telhado é violeta e com uma parte laranja. Na frente, um plano com ervas floridas e um pouco de areia ensolarada…”. Wouter van der Veen e Peter Knapp; Vincent van Gogh à Auvers. Hachette Livre, 2009.
O circuito nos revela muitas surpresas e novas emoções. Voltaremos com mais calma sobre esta visita em próximo artigo.
Como ir a Auvers sur Oise saindo de Paris
Na Gare Saint-Lazare ou Gare du Nord pegue um trem para a cidade de Pontoise, lá troque para o trem com destino a Persan-Beaumont. Desça na estação de trens de Auvers, fica a 250 metros do Auberge Ravoux.
O trajeto dura cerca de 1 hora.
Para mais informações sobre a visita, clique aqui e acesse o site da Maison de Van Gogh.
Caso você queira fazer o passeio de carro privativo, clique aqui para reservar.
Leia também
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
33 Comentários
Silvana
Eu me interesso pelo passeio sugerido Provence-van Gogh. Minha dúvida é como ir de Paris para encontrar o grupo?
Rodrigo Lavalle
Silvana, o passeio (clique aqui para ler mais sobre ele) sai da cidade de Aix-en-Provence. Para ir até lá é preciso pegar um trem de alta velocidade (TGV) em Paris. Clique aqui para pesquisar horários e preços das passagens Paris-Aix.
Maria de Fatima Rozadas
Olá. Gostaria de saber se vcs fazem o passeio até Auvers ou sabem indicar quem faça. Estarei em Paris em maio e gostaria muito de ir até lá. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Maria de Fátima, nós fazemos. Iremos entrar em contato com você por email.
Silvana
Estou planejando uma viagem para conhecer a vida de Van Gogh. Vou começar em Amsterdam, depois Paris e visitar Auvrers-sur-oise e Arles.
Pelo Conexão Paris encontro dicas valiosas. Estarei acompanhando.
Rodrigo Lavalle
Silvana, temos um outro artigo sobre Auvers-sur-oise e Van Gogh: https://www.conexaoparis.com.br/2015/03/23/o-quarto-de-van-gogh. Na nossa agência online Minha Viagem Paris você encontra passeios guiados pela Provence de Van Gogh: http://www.minhaviagemparis.com.br/passeios-turismo-paris/passeios-em-outras-regioes-da-franca/passeios-provence/provence-van-gogh-grupo.html.
Rute Maria
Olá, irei a Paris em maio , e consultei algumas vezes conexãoparis, tem dicas ótimas, mas na verdade estou precisando de uma informação, gostaria de saber se é possível fazer o circuito passos de Van Gogh a pé após desembarcar no vilarejo?
Grata.
Carol Marcondes Cabral
Bom dia!
Estarei agora em outubro em Paris, no 12eme, e gostaria muito de visitar Auvers-sur-Oise.
Qual o melhor modo de chegar na cidade? Trem ou RER?
Tenho visto muitas alternativas na net mas tudo muito confuso. Uns mandam pegar o RER C, outros mandam ir de trem. Qual o mais rápido e mais barato?
Muito obrigada. Abraços
Rodrigo Lavalle
Carol, o site oficial do albergue onde fica o quarto de Van Gogh sugere o seguinte: na Gare du Nord pegue o trem linha H (ou na Gare Saint Lazare pegue o trem linha J) até Pontoise. Em Pontoise pegue outro trem com direção a Persan-Beaumont e desça na Gare d’Auvers-sur-Oise.
Danielle
Bom dia, ótimo artigo. Gostaria de saber como faço para chegar e conhecer esses lugares sobre a vida de Van Gogh, saindo de Paris. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Danielle, nós fomos de carro pois em breve lançaremos um passeio de carro com motorista até o local. O site oficial da Maison de Van Gogh ensina o seguinte trajeto: na Gare Saint-Lazare ou Gare du Nord pegue um trem com direção a Pontoise. Chegando em Pontoise mudar para um trem com direção à Persan-Beaumont e descer na Gare d’Auvers (essa estação fica a 250 metros do Auberge Ravoux – Maison de Van Gogh).
Abraços.
Cristina
Adorei saber que tão perto de Paris, teriamos uma experience maravilhosa. Adicionando mais arte e cultura em nossas vidas. La vie est belle !
Merci Beaucoup !
Fernanda Abreu
Perfeito….. Amei o artigo!! Beijao
Lika Nóbrega
Minha visita em Auvers sur Oise foi inesquecível! É preciso conhecer esse canto mágico! Passei o Natal de 2014 em Auvers sur Oise com uma família francesa muito, muito especial. No dia 24 estava caminhando pela cidade com Louis, e passei pela paisagem de algumas obras. Fazia um frio de 9 graus, chovia fino durante a caminhada, mas uma chuva doce que Van Gogh adoraria porque tinha uma vida inquietante e ao mesmo tempo de paz. Quando entrei na igreja – pequena e autenticamente gótica – reparei que ela estava decorada para a de Natal que aconteceria logo mais. Fitas vermelhas penduradas do teto desciam do centro da igreja e se amarravam nas laterais das colunas de forma muito preciosa. A iluminação, que variava entre algumas velas acesas e as rosáceas de lindos vitrais, tornava o ambiente ainda mais mágico. Um presépio armado tinha um ponto de luz focado na manjedoura vazia. Todos os elementos da cena rodeavam os pais do Petit Jésus à espera do momento do nascimento. Depois passeei pela cidade num silêncio de esperança, admirando as construções típicas de pedras, presépios delicadamente escondidos e parcialmente visíveis nas lojas ativas e casas aparentemente abandonadas, mas cheias de vida aguardando a noite de Natal. Passamos pela Prefeitura e pelo albergue onde Van Gogh passou seu último dia, que fica logo em frente. Não visitei o museu porque estava fechado, nem mesmo o seu túmulo. Já estava tão mergulhada em sua presença que aconteceu o famoso “tudo bem, sem problemas”, ou para os franceses: “tant pis”. Melhor assim, sentindo a cidade, imaginando os tons da época, sabendo que ali passou um dos mais extraordinários mestres da arte. É indescritível – para quem é apaixonado pela obra de Van Gogh – se colocar na mesma (ou quase) posição em que o pintor executou as telas de Auvers sur Oise. Algo incomparável. Foi o dia mais especial de toda a minha viagem pela França. Saímos de Paris de trem e ao chegar na cidade pegamos apenas um ônibus para a casa da irmã de meu amigo. Ela morava bem perto da igreja e do centro da cidadela. Eu não me lembro quais foram as estações ou o nome do ônibus, porque havia recém chegado na França. Posso perguntar. Foi uma viagem muito agradável de 30 minutos até a cidade, e mais 15 minutos de ônibus comum. Ele também pára no centro da cidade. Agora, voltei no tempo… Saudades…
Françoise TEChio
Que grata surpresa! Dever ser mesmo emocionante. Obrigada por mais essa dica
Brunno ferreira
Gente estou indo para Paris esse domingo! Ureia saber se está frio frio lá !!! Alguém pode me da uma informação ??
Rodrigo Lavalle
Brunno, está frio. Antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site:http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
Abraços.