A Igreja Madeleine em Paris chama atenção pelo sua arquitetura inspirada nos templos greco-romanos. Pela sua localização e história, vale a pena conhecê-la.
Quando caminhamos pelo centro histórico de Paris e descobrimos pela primeira vez a Igreja Madeleine ficamos intrigados. Seu aspecto exterior é mais próximo de um templo grego romano do que dos outros edifícios religiosos da cidade.
Igreja Madeleine
Mais intrigados ainda ficamos quando viramos as costas para a Madeleine e percebemos, do outro lado do Sena, uma construção similar com colunas na fachada.
A construção da Madeleine durou 85 anos por causa dos problemas políticos da época. O projeto inicial foi de uma igreja, mais tarde templo dedicado à gloria das Forças Armadas, em seguida quase virou estação ferroviária, e no final, em 1845, Napoleão retornou à primeira proposta.
Assembléia Nacional vista da Madeleine. Tim Lam no Flickr
A decisão do estilo inspiração romana foi de Napoleão. E foi ele também que mudou a fachada da Assembléia Nacional dando à ela a mesma configuração arquitetônica. Foi criado assim, dos dois lados do Sena, rive droite e rive gauche, um face a face histórico entre as colunas dos dois monumentos.
Fahada. Damien Roué no Flickr
No exterior, além das colunas, o frontão monumental da Madeleine também chama atenção: D.O.M. SVB. INVOCAT S. MAR. MAGDALENÆ, “Deus todo podereso e grande, sob a invocação da Santa Madalena”. Ele descreve o último julgamento, com Maria Madalena ajoelhada à direita de Cristo.
Altar da Madeleine. Foto arquivo do Conexão Paris
O opulento interior da igreja contrasta com a severidade do seu exterior. A planta interna lembra a arquitetura de templos e termas romanas.
Interior da Madeleine. Os Rúpias no Flickr
Seu afresco é reconhecidamente uma bela pintura da época. Ele represena a história do cristianismo com o personagem central presidindo, à direita a história oriental e, à esquerda, a ocidental.
Orgão Madeleine. Thomas Favre-Bulle no Flickr
Seu famoso orgão tornou a Madeleine um dos lugares privilegiados para concertos de música sacra.
Lateral exterior da Madeleine. Foto arquivo do Conexão Paris
A Madeleine se encontra em um dos pontos mais importantes de Paris, nas proximidades do Palácio do Governo e da Embaixada dos USA, implantada na praça mais gastronômica da cidade, perto da Opéra Garnier e do centro de consumo de Paris, o boulevard Haussmann.
Por sua história e pelo lugar que ela ocupa no espaço urbano parisiense, Madeleine deve ser visitada.
Clique aqui e leia nosso artigo cheio de dicas da região onde a Igreja Madeleine fica.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
12 Comentários
Ana Albuquerque
Rodrigo, acho melhor então chegar no aeroporto mais cedo. Muito obrigada!
Ana Albuquerque
Visitaremos em abril/2017 a Gruta de Sta. Maria Madalena, em Plan d’Aups – Provence. Na volta pegaremos os ônibus linha 36 – Le Luc – Aéroport Marseille Provence. Ele chega no aeroporto às 18h55. Nosso vôo para Paris parte às 20h35. Pergunto: 1h30 é tempo suficiente para chegarmos e embarcarmos? Com quantas horas de antecedência devemos chegar nos aeroportos franceses? Agradeço.
Rodrigo Lavalle
Ana, geralmente chegamos com 2 horas de antecedência. Creio que seja possível chegar com somente 1h30, o problema é se houver algum imprevisto com o ônibus.
marcy
Vale sim uma visita e se possível assistir um concerto.
Isabela Almeida
Fiquei surpresa quando visitei a Madeleine pela primeira vez! Realmente o estilo da fachada e do interior são muito diferentes, o que deixa o sabor da visita ainda maior! Amei! Linda demais! Minha próxima meta é assistir um dos concertos, que ainda não consegui. Vale muito a pena!
HELIANA
Estive ali mais uma vez no último outubro 2015. É visita obrigatória em Paris
É sempre uma enoção rwnovada visitar a Madeleine.
Solanger
Gostei muito de uma apresentação de música Gospel que assisti na Madeleine, realmente ela é majestosa, mas não tinha reparado no detalhe de espelho das formas na outra margem do Sena. Bem inteligente este detalhe!! Aproveito para parabenizar o Conexão Paris, que de uma forma profissional, inspirada, variada, agradável e até que meio artística, nos traz informações diárias tão interessantes, abrangentes para nos tornar mais lapidados sobre estas queridas Paris e França. Vocês merecem o sucesso que estão tendo. Parabéns e continuem pois estamos aqui sempre aguardando.
Maria das Graças
Já assisti vários concertos lá. Na primavera/verão/outono o jardim da entrada ao lado das escadarias é uma lindeza.
Luiz Bastos
Realmente merece uma visita. Já entrei várias vezes, mas a inesquecível foi numa 6ª-feira da Paixão de Cristo. Uma iluminação dramática, emocionante.
Nilson Ramos
A Madeleine é realmente bela! Foi nela que foram realizadas as exéquias de D. Pedro II em Paris.
Só complementando, a inspiração de estilo foi de Napoleão I, a retomada das obras foram feitas por Napoleão III (seu sobrinho) bem mais tarde.
Vale uma visita!