A Igreja Madeleine em Paris chama atenção pelo sua arquitetura inspirada nos templos greco-romanos. Pela sua localização e história, vale a pena conhecê-la.
Quando caminhamos pelo centro histórico de Paris e descobrimos pela primeira vez a Igreja Madeleine ficamos intrigados. Seu aspecto exterior é mais próximo de um templo grego romano do que dos outros edifícios religiosos da cidade.
Mais intrigados ainda ficamos quando viramos as costas para a Madeleine e percebemos, do outro lado do Sena, uma construção similar com colunas na fachada.
A construção da Madeleine durou 85 anos por causa dos problemas políticos da época. O projeto inicial foi de uma igreja, mais tarde templo dedicado à gloria das Forças Armadas, em seguida quase virou estação ferroviária, e no final, em 1845, Napoleão retornou à primeira proposta.
A decisão do estilo inspiração romana foi de Napoleão. E foi ele também que mudou a fachada da Assembléia Nacional dando à ela a mesma configuração arquitetônica. Foi criado assim, dos dois lados do Sena, rive droite e rive gauche, um face a face histórico entre as colunas dos dois monumentos.
No exterior, além das colunas, o frontão monumental da Madeleine também chama atenção: D.O.M. SVB. INVOCAT S. MAR. MAGDALENÆ, “Deus todo podereso e grande, sob a invocação da Santa Madalena”. Ele descreve o último julgamento, com Maria Madalena ajoelhada à direita de Cristo.
O opulento interior da igreja contrasta com a severidade do seu exterior. A planta interna lembra a arquitetura de templos e termas romanas.
Seu afresco é reconhecidamente uma bela pintura da época. Ele represena a história do cristianismo com o personagem central presidindo, à direita a história oriental e, à esquerda, a ocidental.
Seu famoso orgão tornou a Madeleine um dos lugares privilegiados para concertos de música sacra.
A Madeleine se encontra em um dos pontos mais importantes de Paris, nas proximidades do Palácio do Governo e da Embaixada dos USA, implantada na praça mais gastronômica da cidade, perto da Opéra Garnier e do centro de consumo de Paris, o boulevard Haussmann.
Por sua história e pelo lugar que ela ocupa no espaço urbano parisiense, Madeleine deve ser visitada.
Clique aqui e leia nosso artigo cheio de dicas da região onde a Igreja Madeleine fica.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
12 Comentários
Ana Albuquerque
Rodrigo, acho melhor então chegar no aeroporto mais cedo. Muito obrigada!
Ana Albuquerque
Visitaremos em abril/2017 a Gruta de Sta. Maria Madalena, em Plan d’Aups – Provence. Na volta pegaremos os ônibus linha 36 – Le Luc – Aéroport Marseille Provence. Ele chega no aeroporto às 18h55. Nosso vôo para Paris parte às 20h35. Pergunto: 1h30 é tempo suficiente para chegarmos e embarcarmos? Com quantas horas de antecedência devemos chegar nos aeroportos franceses? Agradeço.
Rodrigo Lavalle
Ana, geralmente chegamos com 2 horas de antecedência. Creio que seja possível chegar com somente 1h30, o problema é se houver algum imprevisto com o ônibus.
marcy
Vale sim uma visita e se possível assistir um concerto.
Isabela Almeida
Fiquei surpresa quando visitei a Madeleine pela primeira vez! Realmente o estilo da fachada e do interior são muito diferentes, o que deixa o sabor da visita ainda maior! Amei! Linda demais! Minha próxima meta é assistir um dos concertos, que ainda não consegui. Vale muito a pena!
HELIANA
Estive ali mais uma vez no último outubro 2015. É visita obrigatória em Paris
É sempre uma enoção rwnovada visitar a Madeleine.
Solanger
Gostei muito de uma apresentação de música Gospel que assisti na Madeleine, realmente ela é majestosa, mas não tinha reparado no detalhe de espelho das formas na outra margem do Sena. Bem inteligente este detalhe!! Aproveito para parabenizar o Conexão Paris, que de uma forma profissional, inspirada, variada, agradável e até que meio artística, nos traz informações diárias tão interessantes, abrangentes para nos tornar mais lapidados sobre estas queridas Paris e França. Vocês merecem o sucesso que estão tendo. Parabéns e continuem pois estamos aqui sempre aguardando.
Maria das Graças
Já assisti vários concertos lá. Na primavera/verão/outono o jardim da entrada ao lado das escadarias é uma lindeza.
Luiz Bastos
Realmente merece uma visita. Já entrei várias vezes, mas a inesquecível foi numa 6ª-feira da Paixão de Cristo. Uma iluminação dramática, emocionante.
Nilson Ramos
A Madeleine é realmente bela! Foi nela que foram realizadas as exéquias de D. Pedro II em Paris.
Só complementando, a inspiração de estilo foi de Napoleão I, a retomada das obras foram feitas por Napoleão III (seu sobrinho) bem mais tarde.
Vale uma visita!