O turista, em geral, prefere evitar Paris no verão. Mas nesta estação a cidade é uma festa, é a celebração da vida ao ar livre.
O turista em geral não gosta do verão em Paris. Dá pra entender: o calor pode ser pra lá de insuportável e ar condicionado é coisa rara.
E mais: alguns dos melhores restaurantes e lojas fecham em agosto. Como se ouve por aqui, enquanto os americanos vivem para trabalhar, os franceses trabalham para viver. Ou seja, verão é férias. Então, fecham-se as portas e pronto! Não tem mais restaurante, padaria, lojinha… Tá todo mundo na praia. Sim, estou exagerando, mas você vai encontrar muita coisa fechada no mês de agosto.
Mas eu adoro o verão em Paris, assim como muitos parisienses. Já escrevemos um post com dicas sobre o que fazer em Paris no verão. Mas não é só uma questão de o que fazer. O verão tem também o seu charme, que está na descontração, na alegria, na celebração da vida ao ar livre. No vídeo abaixo, tentamos capturar um pouco do espírito parisiense nos meses de julho e agosto.
No verão, Paris é uma festa maior e mais intensa do que nunca. Com o calor e os dias longos, ninguém volta pra casa antes do escurecer, que é depois das 10 da noite. As ruas ficam lotadas; as varandas dos cafés e restaurantes, abarrotadas.
No verão, vivemos de forma coletiva. Os espaços públicos – que são muitos e são todos excelentes – são utilizados em toda a sua potencialidade. Nos jardins e parques, margens do Sena e praças fazemos piquenique, nos refrescamos na água, fazemos esporte, deitamos na sombra enquanto os mais corajosos se bronzeiam horas a fio no sol.
No verão, Paris fica mais informal, mais relax, mais alegre. Os horários são menos rígidos, as pessoas estão menos apressadas, o metrô fica mais vazio, as caras estão menos carrancudas. A cidade fica colorida (apesar de bem menos elegante…).
Então, se você não tem medo de calor, Paris no verão é uma ótima pedida!
Visite e assine nosso canal no You Tube.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
25 Comentários
Raquel Leão
Olá!
Irei para Paris no comecinho de Setembro (5 a 16) desse ano. Pela data ainda é verão, porém pesquisando sobre eventos de verão quase todos acontecem até Agosto. No post aqui também se refere a Julho e Agosto, como verão.
Como está o clima nesse começo de Setembro? Ainda é calor? Ou me preparo para um quase Outono?
A propósito, obrigada por tanto conteúdo maravilhoso!
Rodrigo Lavalle
Raquel, em setembro não costuma mais fazer calor. Prepare-se para um quase outono. No entanto, é sempre bom pesquisar a previsão do tempo para Paris alguns dias antes de fazer as malas. Sugiro que você faça isso no site Meteo Paris, clique aqui.
Marcelo
ola.
Ja fui a Paris 2 vezes e vou novamente em julho deste ano.
Gostaria de uma dica extra do verão na França: Vamos a Paris e gostaria de ir tambem a uma boa praia para passar uns 5 dias na França. Estamos indo com 4 crianças.
Obrigado
Rodrigo Lavalle
Marcelo, vá para a Côte d’Azur. Nós gostamos muito de Nice. Leia aqui os artigos sobre a região.
Biarritz também é uma boa opção.