A SNCF, a empresa francesa que administra os transportes ferroviários, oferece um serviço que se chama “viajar de mãos vazias”. Já discutimos aqui no blog sobre a dificuldade de viajar de trem, na França, com malas pesadas. Os cais para o embarque são longos e os passageiros caminham muito até o vagão. Além disto o compartimento para as malas grandes se encontra, às vezes, separado dos assentos e os roubos são frequentes. E por último, descobri que os trens limitam o número de bagagens a dois volumes por pessoa. Não sabia disto. O controle não deve ser rígido porque nunca vi o controlador pedir aos passageiros o pagamento de multas por excesso de bagagem. Mas é bom saber a existência deste limite.
Por isto aconselho viajarem com uma malinha pequena e quando comprarem suas passagens, comprem também este serviço da SNCF que funciona da seguinte maneira. A SNCF pega as malas no endereço indicado e as entrega, 24 horas mais tarde, no endereço desejado. A primeira mala custa 38 euros e as seguintes, 20 euros cada.
Um outro serviço, que eu pessoalmente acho excelente, é a possibilidade de colocar, na véspera da sua viagem, o seu carro dentro de um trem e no dia seguinte encontrá-lo à sua espera na cidade de destino. Por exemplo, a viagem Paris Marseille de carro dura em torno de oito horas. São oito horas de monotonia, de auto-estradas onde não se vê nada a não ser postos de gasolina. O que faço? Na véspera da viagem entrego o carro à SNCF, no dia seguinte pego o TGV, faço este mesmo percurso em três horas e quando chego a Marseille, meu carro já está lá me esperando. Para um carro de tamanho médio, o preço deste serviço gira em torno de 250 euros. O que eu iria gastar com gasolina e pedágio seria um pouco menos que este valor. Mas o conforto e a segurança desta viagem de train+auto vale a pena o acréscimo no preço.
Para a maioria dos turistas este último serviço tem pouca utilidade. O mais barato e confortável é pegar o trem e alugar o carro na cidade de destino. Mas aí vai a dica, nunca se sabe, não é?
Clique aqui para acessar a página do serviço.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
52 Comentários
Carol
Ok. Muito obrigada.
conexaoparis
Carol
Para o Eurostar também.
Carol
Olá Lina,
Estas restrições de bagagem e o local para transportá-las também se aplicam ao Eurostar?
Farei a viagem de Paris para Londres em dezembro e o seu post sobre a viagem de trem me chamou atenção.
Obrigada e parabéns pelo blog!
Carol
Gustavo Senges
Cristiana,
Obrigado pelas dicas. Costumo acompanhar o excelente Conexão, mas nunca havia lido nada a respeito dos roubos nos trens.. Nessa próxima, levarei minha corrente de bicicleta com segredo!
Boa viagem para você tb.
Heloisa
Lina,
Muito obrigada.
Você disse que estará na Provence em setembro. É para lá que estarei indo, antes de Paris. Ficarei 10 dias por lá. Quem sabe nos cruzamos?
Beijos.
conexaoparis
Heloisa
Com toda a certeza. Lembre-se que eles pegam as malas onde estiver hospedada. Retire seus bilhetes antes do dia da viagem.
Cristiana
Gustavo
A dica da corrente de bicicleta já foi até dada por outro leitor em outro post. Achei ótima e providencial. Nunca havia pensado que seria necessário uma coisa dessas. Mas, hoje em dia, tudo o que pudermos fazer para nos proteger dessas situações é válido, não? Vai ser a minha primeira vez na Europa e todas as minhas viagens estão programadas de trem. Esperemos que não aconteça conosco. Algumas dicas já foram passadas no post “Informações úteis para quem viaja de trem na França” de 30/06/09. Dá uma olhada.
https://www.conexaoparis.com.br/2009/06/30/informacoes-uteis-para-quem-viaja-de-trem-na-franca/
Um abraço e boa viagem.
Gustavo Senges
Cara Lina,
Dentre todas as informações sobre despachar as malas, a que mais me chamou atenção foi sua menção aos “roubos frequentes”. Como assim? Já viajei algumas vezes de trem e nunca me preocupei com isso. Irei agora em outubro e você nos fez um importante alerta. Está “assim”?!? Pois, pensei em levar uma corrente de bicicleta com segredo! É sério. Se alguém puder postar algo sobre isso, ficarei grato. Obrigado.
Cláudia Oiticica
Lina, vi uma leitora aqui no blog comentando sobre isso e você rapidademente cria um post explicando tudo. Muito bom!!
Acho toda dica válida e como você mesma disse, nunca se sabe… É sempre bom conhecermos todos os serviços oferecidos para assim podermos tirar partido deles. Sempre viajo de carro, poucas vezes de trem, mas em julho, deixei o carro em Marseille e voltei para Paris de TGV e toda vez que pensava em comprar alguma coisa um pouco maior, me lembrava que seria difícil transportá-la no trem e desistia.Se soubesse, poderia ter usado esse serviço da SNCF,muito prático.
Heloisa
Oi, Lina,
Sou a pessoa que lhe perguntou, outro dia, a respeito desse serviço de malas. Já lhe agradeci, na ocasião, por meio de um comentário.
Acontece o seguinte: fiquei preocupada com a possibilidade de não encontrar as passagens no horário em que pretendia, e resolvi comprá-las pela internet. Como você disse, o serviço de malas deve ser pedido junto com a compra das passagens. Só que, na compra pela internet, não há essa opção. Você sabe se é possível pedir o serviço quando da retirada do bilhete, na estação?
Muito obrigada.
Beijo.